Não importa o tamanho e a localização do seu escritório, investir em meios de segurança é fundamental para preservar a estrutura do local, recursos financeiros e documentos confidenciais da empresa. Por isso, se você ainda não tem um bom planejamento nessa área, está na hora de fazer um.
Afinal, as adversidades estão aí e se proteger nunca é demais quando o objetivo é preservar o patrimônio. Mas, o que não pode faltar nesse cenário?
Itens como o Cofre boca de lobo, que protegem dinheiro e documentos, são uma das várias opções. Além de sistemas de monitoramento e outras estratégias.
Se você tem uma empresa e está considerando essas opções, continue lendo pois esse artigo é para você! Saiba quais as melhores formas e itens para reforçar a segurança do seu negócio.
1. Cofre boca de lobo
O roubo de recursos financeiros gera muito transtorno para qualquer empresa e pode causar inúmeros prejuízos.
Além disso, há documentos confidenciais que também precisam de proteção. Por isso, se você é empresário e está buscando formas de reforçar essa proteção, um Cofre boca de lobo pode ser uma opção viável.
Esse equipamento é composto com uma estrutura bem resistente, sendo um cofre convencional com uma fenda na armação.
Vale destacar que existem vários modelos do cofre: com chave, eletrônico ou mecânico.
Além disso a abertura também varia conforme o equipamento, mas, no geral, é comum que o cofre tenha uma fenda na parte superior ou na parte central.
Essa abertura frontal é um dos diferenciais do objeto, já que a partir dela é possível que você guarde dinheiro, documentos e objetos de valor sem abrir o cofre.
Só conseguem acessar o Cofre boca de lobo quem tem autorização para isso.
Por ter vários modelos e tamanhos, você pode ter esse objeto sem chamar a atenção, com as seguintes estratégias:
-
É possível camuflá-lo em itens da decoração;
-
Dá para colocá-lo perto de quadros e disfarçar;
-
Colocá-lo em espaços de difícil acesso.
2. Portas de segurança
Essencial para qualquer escritório, uma porta não é um item limitado a parte decorativa do espaço, mas também pode reforçar questões de segurança.
Por esse motivo, as Portas de segurança – blindadas e resistentes, são equipamentos que não podem faltar na proteção do seu negócio.
Geralmente esses acessórios são feitos por aço galvanizado, um material resistente, com forte isolamento acústico e térmico, características fundamentais quando o assunto é reforçar a segurança.
Se você ainda precisa de motivos para investir em itens como as Portas de segurança, vale destacar que entre as suas principais vantagens estão:
-
A composição em aço, anti arrombamento;
-
São mais resistentes a situações como arma de fogo;
-
São blindadas e mais seguras do que portas tradicionais.
3. Sistema de câmeras de segurança
Você sabe o que é um cftv? A sigla significa circuito fechado de televisão, um item responsável por reforçar o monitoramento e a segurança das empresas em tempo real, 24h por dia.
Em lojas de departamento ou supermercados, é comum encontrar esse sistema, geralmente com placas nomeadas com a frase “sorria, você está sendo filmado”.
Esse recurso, pode ser feito dentro da própria empresa, ou em uma terceirizada, e faz parte do chamado Sistema de câmeras de segurança, que garante a proteção de funcionários, clientes e da rotina das empresas de forma geral.
Independente do porte da empresa, é sempre bom investir em uma central de monitoramento, mas em locais com alta circulação de pessoas como condomínios e aeroportos, essa necessidade de meios de segurança é ainda maior.
Na prática, a instalação de cameras permite:
- Gravação remota das imagens;
- Mais segurança e controle de situações;
- Monitoramento de situações extremas (terrorismo, assaltos, arrastões);
- Integração com outros apoios de segurança de forma imediata.
Se engana quem acha que só o monitoramento importa.
Em empresas como bancos, transportadoras ou joalherias e negócios que trabalham com objetos de alto valor, equipamentos que fazem o chamado Monitoramento Externo são muito necessários.
Na prática, esse sistema define o local prioritário para instalação dos equipamentos de segurança.
Geralmente eles ocorrem em portarias, garagem e tesouraria. Esse tipo de serviço pode ser feito internamente, mas empresas especializadas em segurança privada são mais recomendadas, até porque seguem todos os critérios da legislação que regulamenta a atividade.
Entre as principais vantagens de ter uma camera de segurança, estão:
-
Ela protege e monitora a rotina dos ambientes;
-
Pode coibir roubos ou furtos;
-
Facilita a identificação de atividades suspeitas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esses meios de segurança que podem ajudar na segurança do seu negócio, fica mais fácil fazer um planejamento dos objetos que podem auxiliá-lo nessa empreitada.