Quando se fala em materiais de limpeza, seja ela de casa ou de uma empresa, existe uma lista com diversos produtos que auxiliam nesse processo. Há no mercado muitos produtos de limpeza, cada um de uma marca, cor e diferentes fragrâncias.
Mas, é importante saber quais são os produtos essenciais que facilitam na hora de limpar. Principalmente no caso de grandes empresas, é possível contratar serviços de portaria e limpeza que conta com profissionais capacitados para realizar o processo de limpeza de forma mais ágil e eficaz.
No caso de limpeza de residências, a escolha dos materiais de limpeza deve ser feita sempre pensando na segurança. Por isso, é importante ler os rótulos para saber se determinado produto deve ser usado naquela necessidade.
As pessoas que possuem uma rotina mais corrida, sem muito tempo para se dedicar numa limpeza pesada, devem escolher os produtos multiusos, pois eles trazem facilidade na hora de limpar. Já aqueles que têm mais tempo disponível, podem usar produtos mais específicos, como um removedor.
Abaixo, uma lista dos materiais de limpeza que são indispensáveis em qualquer tipo de limpeza:
- álcool;
- detergente;
- sabão em pó ou em barra;
- desinfetante;
- água sanitária;
- limpa-vidros.
Além disso, alguns itens como esponjas, luvas e baldes auxiliam no processo de limpeza.
Como fazer a remoção de tinta?
Para fazer a pintura de um portão ou algum móvel, uma dica é sempre retirar a tinta antiga antes de aplicar a nova, pois, fazer a aplicação da tinta nova em cima da velha pode acarretar diversos problemas.
Para isso, um dos métodos utilizados para a remoção da tinta é por meio dos removedores de tinta. A tinta nova pode ficar quebradiça, descascar de forma mais fácil ou, até mesmo, dar bolhas.
Além disso, caso ela seja aplicada sobre a tinta velha, há chances dela não ter uma boa cobertura e adesão, deixando a parede ondulada e com a pintura desigual.
Usando um removedor para retirar a tinta antiga, a aplicação da nova tinta possui mais eficácia, fazendo com que ela dure cerca de cinco a oito anos.
O removedor de tinta líquido é o processo mais rápido que tem, mas pode custar caro se a área pintada for muito extensa.
Por esse motivo, ele é recomendado para trabalhos menores, e nos casos de móveis que possuam muitos detalhes e ângulos.
É possível esfregar uma palha de aço ou uma esponja de cobre para remover a tinta de hastes, barras ou suportes dos móveis.
Para as áreas que possuem tinta solta, uma boa opção é uma escova de arame ou espátula, pois assim ela se solta de maneira fácil.
A lixadeira com lixa de granulação média também pode ser usada para remover a tinta, principalmente nas superfícies planas que não possuam muitas camadas de tinta.
Quando não há lixadeira, uma alternativa é envolver um pedaço de madeira com uma lixa e passar sob a superfície.
Uma outra forma é aplicar calor com um removedor elétrico, uma pistola de ar quente ou ainda com uma placa de aquecimento para fazer com que as camadas de tinta sejam amaciadas.
Esse método é bem funcional para retirar tinta de revestimentos, parapeitos e portas. Uma lavadora de alta pressão consegue realizar o trabalho de remoção de tinta velha de itens que ficam expostos ao ar livre. Por meio dela, é possível retirar tintas descascadas ou com bolhas.
O que são facilities?
O significado da palavra facilities, que vem do inglês, é facilidade, e é usada para englobar um serviço que facilita o dia a dia.
As empresas de facilities têm o objetivo de aplicar uma mão de obra especializada em determinados serviços dentro de uma outra empresa.
Sendo assim, elas reúnem diversos serviços e valores que podem fazer com que haja a redução de custos e aprimoramento da qualidade do negócio.
Sendo assim, o facilities pode ser caracterizado com uma forma de terceirização, onde uma única empresa é a responsável por realizar diversos serviços.
Os serviços que abrangem essas empresas podem ser de limpeza, de logística interna e armazenagem, de suporte administrativo, de conservação das áreas externas, serviços de manut, locação, entre outros.
Muitas empresas optam por terceirizar esses tipos de serviços, como por exemplo o de limpeza de estofados, mas é importante contratar uma prestadora de serviços de confiança para que os resultados saiam como o esperado.