incendio avcb

Itens essenciais para a retirada do laudo avcb

Toda edificação deve, obrigatoriamente, proporcionar a segurança às pessoas que ali transitam, habitam ou trabalham através do laudo avcb.

Isso é uma forma de garantir que os riscos de acidentes graves sejam evitados o máximo possível, assegurando a vida e o direito a estruturas protetivas e devidamente certificadas de acordo com as exigências do setor.

Por isso, além de ser uma maneira de prevenir incêndios, o laudo AVCB é muito importante para atestar que um estabelecimento ou condomínio possui condições seguras de uso ou habitação.

Mas do que se trata esse documento? Quais são as suas exigências e qual o preço de avcb? E quais os itens que são verificados durante esse tipo de fiscalização? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no artigo a seguir!

O laudo AVCB

Um documento emitido oficialmente pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros certifica que uma edificação foi vistoriada e garante que ela se encontra em condições perfeitas de segurança contra incêndios, de modo que seu uso tanto para fins empresariais quanto residenciais pode ser conduzido adequadamente.

De acordo com a legislação existente na área, essa vistoria deve estar em plena conformidade com o Projeto de Segurança Contra Incêndio, um processo realizado antes da fiscalização e com o objetivo de auxiliar no fornecimento de informações sobre as condições atuais da edificação e também na implementação de medidas preventivas.

Como emitir?

Para emitir ou renovar o laudo AVCB é necessário, portanto, contar com o Projeto de Segurança Contra Incêndio e encaminhá-lo ao Corpo de Bombeiros, onde ele será avaliado e, assim, equipes devidamente capacitadas e instruídas para cada etapa do processo irão analisar a demanda de vistoria e realizar a visita para que as condições sejam verificada pessoalmente

Equipamentos de segurança

Por isso, alguns elementos são fundamentais, já que seu uso inadequado ou a instalação negligente podem acarretar na proibição de uso do espaço.

Esses elementos são equipamentos de segurança desenvolvidos para proteção das pessoas e dos patrimônios em caso de incêndio e devem estar presentes em todo tipo de edificação. Alguns deles são:

  • Portas corta-fogo;
  • Sinalização de emergência;
  • Sprinklers;
  • Luzes de emergência;
  • Extintores.

Hidrantes: garantia de segurança

Além desses, outros equipamentos podem ser exigidos de acordo com a estrutura oferecida e os riscos existentes no local.

Dessa forma, os famosos hidrantes são peças-chave nesse tipo de composição em busca do maior desempenho em segurança.

Além de uma boa mangueira para hidrante, outros acessórios obrigatórios para esse dispositivo são o esguicho e a chave storz.

Existem várias exigências relacionadas com o uso e manutenção dos hidrantes em uma edificação que se prepara para ser aprovada na vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros.

Além de auxiliar no fornecimento adequado de medidas de proteção em caso de incêndio, esses utensílios geram mais conforto e bem-estar em qualquer ambiente, pois as pessoas se sentirão mais seguras.

Por isso, a recomendação é que se utilize uma mangueira para hidrante 30 metros, limite máximo para todo tipo de edificação.

E não é só! As mangueiras devem ser adequadas ao ambiente e à sua aplicação, sem falar nas boas condições de uso e no teste hidrostático, que deve ser feito todos os anos. Outra exigência é não conectar suas extremidades ao hidrante ou ao esguicho.

O esguicho, por sua vez, deve apresentar diâmetro e engate compatível com a mangueira e o diâmetro de requinte compatível com o sistema escolhido para ser aplicado no projeto em questão.

O abrigo para hidrante também é fundamental, pois garante a integridade do equipamento e permite que ele não seja alterado por influência externas ou impactos diversos. Já pensou descobrir, no meio de um incêndio, que o hidrante não está funcionando ou foi danificado?

Para evitar esse tipo de situação extremamente arriscada, que pode gerar graves consequências às pessoas e ao patrimônio, recomenda-se o uso de abrigos que se ajustam a cada tipo de equipamento. No geral, esse abrigo é pintado de vermelho e possui as placas de sinalização indicando seu modo de uso.

Para que os itens que a compõem estejam bem armazenados, como o sistema hidráulico e o reservatório de água ao qual ela está conectada, seja por suspensão ou por meio do subterrâneo, caixa hidrante dimensões podem variar conforme as necessidades.

Algumas das dimensões disponíveis são:

  • 74x45x17cm;
  • 90x60x17cm;
  • 90x60x30cm;
  • 120x90x17cm.

Vale lembrar que os hidrantes são apenas alguns dos itens que precisam estar devidamente regularizados e instalados em uma edificação para que seja feita a emissão do laudo AVCB.

Além disso, o Laudo avcb preço varia de acordo com a estrutura da edificação, as demandas de proteção existentes no local, o tamanho, etc.

Seja como for, é muito importante estar regulamentado conforme as exigências do Corpo de Bombeiros, proporcionando um local mais seguro e aconchegante.