Todo local em que as pessoas estão dispostas a trabalhar, o ambiente deve oferecer segurança. Nesse cenário, a empresa que realiza a contratação dos empregados, dependendo da situação de risco, deve oferecer equipamentos de proteção individual, conhecidos popularmente como EPI.
Mais ainda, as normas aplicadas por entidades de classe devem ser seguidas, para que todo o período de trabalho, em quaisquer circunstâncias, tudo ocorra de acordo com o planejamento aplicado, sem oferecer perigo no ambiente de trabalho.
Cuidados no ambiente de trabalho
Estes cuidados estão ainda mais regulados, pois há em voga o PPRA em São Paulo, ou seja, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
Criado pelo Ministério do Trabalho, o PPRA oferece ao trabalhador a garantia de que os serviços deverão ocorrer em um ambiente que não cause danos à saúde. Locais que produzem muita poeira, ou então sofre com a alteração de temperatura, como caldeiras, com a alta temperatura, e os frigoríficos, com a baixa temperatura, precisam aplicar o programa.
Assim, nos locais em que a luminosidade costuma ser baixa, como trabalhos em minas de extração mineral, e em locais ermos, como plataformas petrolíferas, a instalação de iluminação de emergencia é obrigatória.
Isso irá oferecer um ambiente devidamente sinalizado, com indicações de saídas de emergência. Nestes casos, planos contingenciais de evacuação também devem fazer parte do programa de prevenção de riscos ambientais.
Mesmo nos grandes centros urbanos, este tipo de instalação é obrigatória, pois há fundações de empreendimentos imobiliários que precisam ter uma iluminação extra, tamanha é a profundidade em que se trabalha. Um destes casos acontece na construção de linhas de metrô subterrâneos.
Seguindo as leis trabalhistas e as normas aplicadas pelos sindicatos, é preciso ter à disposição um laudo avcb sp em toda a área de trabalho, para identificar pontos de perigo e solucionar problemas que possam surgir.
Estes cuidados com todo o ambiente de trabalho refletem na produção de trabalho, além de garantir a saúde do trabalhador.
A colaboração de todos os envolvidos em um ambiente de trabalho, para que os riscos sejam minimizados ao máximo, deve envolver desde os responsáveis pela empresa até os próprios trabalhadores.
O uso de equipamentos de proteção são obrigatórios em determinados setores do trabalho, como construção civil, fábricas e indústrias.
Profissionais da área de segurança do trabalho devem desenvolver um plano de proteção para os trabalhadores, envolvendo todos os setores, solicitando inclusive soluções que possam ajudar no desenvolvimento estratégico de aplicação dentro do ambiente de trabalho.
Tendo em vista oferecer a todos um local seguro, é possível que o laudo de vistoria avcb seja providenciado de maneira definitiva, mesmo após o fim dos trabalhos realizados.
A implantação de todos os programas e normas de segurança devem ser realizados antes mesmo do início dos trabalhos, para que esteja tudo de acordo com as leis trabalhistas aplicadas pelo governo federal.
Para que a aprovação do ambiente de trabalho seja expedida, é preciso estar atento a alguns pontos, apresentados dentro do planejamento como:
- Previsão de riscos e solução adiantada;
- Controle de ambiente, com apontamentos de segurança;
- Monitorar áreas de risco e minimizar a exposição do trabalhador;
- Oferecer planilha de dados de segurança.
Todas as informações sobre o planejamento de contenção de riscos, assim como a prevenção de segurança, devem ser apresentados a todos os trabalhadores, de forma clara e específica.
O texto deve ser claro e conciso, para que todos estejam de acordo e tenham um ambiente seguro e o trabalho possa transcorrer de forma eficiente.
Aplicação de instrumentos de segurança
Para manter um local seguro, é possível oferecer ao trabalhador alguns itens de segurança, que podem ser funcionais e pontuais no momento em que surgir qualquer risco de acidente.
Em determinados ambientes de trabalho, é possível aplicar equipamentos como o alarme de incendio, que podem ser muito úteis na detecção de fumaça e focos de incêndio, precavendo acidentes que podem ser controlados, quando se tem conhecimento antecipado.
Isso também deve estar descriminado dentro do planejamento de segurança, produzido por um profissional da área, em conjunto com os trabalhadores, ou pelo menos com representantes de classe.
Nestes casos, é possível colocar à disposição, em pontos estratégicos, um extintor de incendio em cada local, que atenda de maneira eficiente determinados tipos de fogo.
Como os focos de incêndio podem surgir por meio de atritos, curto circuito em fios elétricos, ou mal funcionamento de equipamentos, o plano de contingenciamento de riscos no trabalho devem cobrir todos os casos.
A aplicação de instrumentos de segurança, seja no equipamento de proteção individual, ou de forma preventiva, com alarmes e luzes de emergência, garantem um ambiente de trabalho seguro e trabalhadores motivados.