É claro que o desenvolvimento satisfatório pode ser relativo para os negócios, porém, existem alguns pontos básicos a serem desejados, como aumentar o reconhecimento da marca e atrair novos negócios. São objetivos que podem ser alcançados através do inbound marketing, um conjunto de técnicas que permitem promover as empresas através dos meios digitais.
Além dos métodos utilizados, podem ser encontrados alguns conceitos, como leads, que correspondem a oportunidades de negócios. Essencialmente, eles são capturados por estratégias em que as pessoas entregam seus contatos em troca de algo. O interesse do usuário é detectado preenchendo um determinado formulário.
Este é um exemplo de alguém que queria um Erp integrado e que, ao visitar o site da empresa, se deparou com um formulário com orientações sobre a montagem de um estande ou a possibilidade de se cadastrar para receber novidades por e-mail.
Os leads são captados principalmente por meio de uma estratégia conhecida como inbound marketing, que será discutida ao longo do texto e destaca os seguintes pilares em relação ao conteúdo gerado para os clientes:
- Atrair;
- Convertido em;
- Volume de negócios;
- Interessante.
Cabe destacar que nem sempre os usuários sabem exatamente o que desejam, o que reforça a necessidade de um conteúdo bem estruturado para os clientes. Assim que um lead é capturado, o potencial comprador recebe dados relevantes, como e-mails enviados por meio de ferramentas de automação, o que é importante para orientá-lo na decisão de compra. Os processos não param após a conclusão de uma transação comercial, pois é provável que você aproveite e atraia novos negócios.
A atração do consumidor
Como vimos, o inbound marketing tem um grande potencial para atrair clientes em potencial, pois combina com o marketing de atração. Em geral, nessa estratégia, para uma empresa que vende exaustor, por exemplo, é estabelecido um canal de comunicação distinto com os usuários, a fim de fornecer soluções para as quais eles possam trabalhar. Vale ressaltar que com a identificação do interesse público, é mais comum que a prática se torne imutável, ou seja, o público passa a contar com comunicação de maior valor.
Uma das principais consequências é que o branded content pode ser pesquisado por mais pessoas e captar cada vez mais potenciais clientes. Afinal, nessa abordagem, o cliente é atraído pela mensagem da marca. No entanto, é de salientar que não só em quantidade, mas também em qualidade, pois o conteúdo produzido é muito segmentado.
Para garantir uma boa segmentação de conteúdo, tráfego qualificado, entre outros aspectos satisfatórios para o sucesso do inbound marketing em geral, é preciso garantir que os canais certos sejam descobertos, como blogs e sites. Os blogs são canais interessantes para a produção de conteúdo, principalmente porque podem assumir diferentes formas.
Por exemplo, alguém está procurando por abraçadeira plástica preço em metal e encontra um conteúdo bem estruturado de gravação a laser de uma determinada marca. Neste momento, os clientes sentem-se mais atraídos pela marca. O mesmo se aplica ao abordar o site, porém, está ainda mais relacionado à venda de um produto ou serviço, pois por meio dele, o cliente pode conhecer a empresa.
A mídia social também pode desempenhar um papel importante na segmentação, pois é o meio ideal para interagir com o público, criar imagens e compartilhar conteúdo. Naturalmente, é preciso respeitar o perfil do público-alvo para ter sucesso no canal escolhido.
A importância de nutrir prospects
A nutrição de leads é fundamental para construir e manter relacionamentos com pessoas interessadas em seus negócios, estejam elas prontas para comprar elevador comercial ou não. Com a nutrição, a credibilidade da marca pode ser aprimorada por meio do conteúdo certo e, o mais importante, segmentando o público certo.
O ideal é reunir informações relevantes para que o conteúdo seja criado de forma personalizada e atenda verdadeiramente às características do potencial cliente. Todo esse processo está ligado ao fato de que um consumidor em potencial devidamente nutrido tem maior probabilidade de converter.
Com as informações abordadas, fica evidente a importância da informação para o marketing digital, principalmente quando se foca no inbound marketing, área com grande potencial para atrair potenciais clientes. No entanto, independentemente da estratégia utilizada, é fundamental que a empresa tenha apoio profissional para desenvolver um plano de ação preciso.
Este texto foi desenvolvido originalmente pela equipe do blog Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.