Marketing digital

Inbound Marketing: como pode ser o diferencial do seu site

Hoje, com a infame influência dos canais digitais nos hábitos de consumo das pessoas, cada vez mais são exploradas estratégias direcionadas a esse meio para que as empresas possam alcançar um desenvolvimento saudável e uma visão de mercado. Nesse caso, o inbound marketing está incluído no rol de métodos de marketing digital e tem como objetivo atrair potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes.

Para entender melhor esse tema, é importante mencionar que, no marketing digital, os leads que demonstram interesse em um produto ou serviço são chamados de leads. Portanto, a abordagem de inbound é gerar leads, e para que isso aconteça é necessário muito tráfego consistente em plataformas como blogs e sites. É nesta fase que o conteúdo faz toda a diferença, pois consegue captar o interesse do público-alvo.

Benefícios pendentes

Um dos maiores benefícios do inbound marketing é sua capacidade de atingir um grande público, seja uma empresas fabricantes de painéis elétricos precificadas ou até mesmo empresa de montagem mecânica. Porém, apesar de seu grande apelo, vale ressaltar que a quantidade não é o único fator importante, pois o alcance de audiência também é de maior qualidade devido ao direcionamento mais preciso do público ‘input’.

Também porque há uma grande chance de que seja criada uma relação de confiança com a representação ideal do consumidor das marcas. Isso porque o público pode estar mais aberto a interagir, absorver conteúdos e conselhos por meio de conteúdos cuidadosamente elaborados nesse sentido.

Ciclos de vendas mais curtos também podem ser superados com essa ação, pois o conteúdo personalizado pode levar leads ao longo da jornada de compra de forma mais ágil, ou seja, decisão de fechamento, tradução mais rápida.

Descubra os principais passos para usar o Inbound Marketing

Não só no caso do Inbound, mas em qualquer estratégia estabelecida para a empresa, é necessário desenvolver um blueprint que considere diversos fatores para atender efetivamente as necessidades da empresa. Sem dúvida, cada modelo de negócio terá determinados requisitos, mas em geral, os principais passos para a implementação do inbound marketing são:

  • Determinar o alvo;
  • Definir público-alvo;
  • Descubra o melhor canal de ação;
  • Atrair.

A definição de metas é algo que pode ser feito a curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, um novo entrante no mercado, operando com aluguel de gerador industrial, pode levar cerca de um ano para atingir um determinado número de leads qualificados.

 

Este é um passo importante para orientar o resto do plano. Identificar as pessoas que precisam do produto ou serviço e direcioná-las estrategicamente é uma das principais formas de obter resultados satisfeitos com os leads gerados, pois de fato terão condições suficientes para aumentar as chances de conversão.

É claro que, para uma estratégia eficaz, você precisa alcançar seu público nos lugares certos, o que inclui descobrir onde você pode alcançar mais. Por exemplo, as empresa de montagem mecânica industrial podem recorrer a fóruns, páginas e outras redes nesta área. Afinal, muitas pessoas seguem as páginas hoje e essa é uma oportunidade de observar as plataformas e o alcance do concurso.

A atração é um dos pontos-chave, e sem esse fator o resultado da estratégia será prejudicado, pois gerar tráfego de qualidade tem grande impacto no sucesso do processo.

Para isso, é fundamental que o conteúdo desenvolvido seja inteligente e capaz de solucionar problemas do usuário, como responder a curiosidades gerais ou dúvidas específicas sobre aquele conteúdo. Aproveitar o contraste neste momento pode fazer sentido, pois fornece aos clientes conteúdo mais envolvente e dinâmico, como infográficos e vídeos.

Em geral, é preciso ter cuidado e um bom planejamento é um dos pilares da implementação de uma boa estratégia, afinal, a falta de controle sobre a frequência e qualidade das publicações, o conteúdo do marketing O e-mail e outras práticas podem afetar seriamente tráfego e o número de leads gerados, ou seja, a estratégia de uma empresa como um todo.