Há muitos anos o marketing é um meio de sucesso muito explorado em diversas áreas, e com a popularidade da Internet, as possibilidades se tornam ainda mais completas, inclusive para as Indústrias. Por meio do marketing industrial, as empresas do segmento podem utilizar diferentes canais para estabelecer as estratégias mais viáveis, como buscadores, sites e redes sociais.
Claro que as técnicas devem ser aplicadas de acordo com os métodos determinados como mais favoráveis à promoção dos produtos ou serviços da marca. Por exemplo, quando se trata de uma empresa de usinagem de peças que são muito comuns para a produção de peças na indústria, principalmente produtos siderúrgicos, os consumidores podem ser atraídos de diversas formas, por exemplo, por meio de campanhas sobre diferenciação de serviços, capacidade de produção de peças complexas e informações contente.
Deve-se reconhecer que só com uma boa compreensão do cliente é que é possível adaptar cada vez mais aos serviços e produtos oferecidos, o que pode levar a um enorme diferencial no mercado. Por isso, no marketing digital é comum mapear dados relevantes para cada área, mas tudo vai depender dos objetivos da empresa. Afinal, existem alternativas que visam atingir diferentes públicos, exigindo mais eficiência nas ações realizadas.
Diferença de Conteúdo entre B2B e B2C
Uma das opções apresentadas acima diz respeito à produção de conteúdo como estratégia de marketing e não só neste caso mas também para outras estratégias de marketing. os objetivos da empresa são decisivos. Geralmente, os setores da indústria operam com B2B (Business to Business), ou seja, transações business-to-business, como empresas de manutenção hidráulica ou profissionais de serviços para a preparação e adequação de máquinas e equipamentos.
B2C (Business to Consumer) corresponde a transações comerciais destinadas a consumidores finais ou pessoas físicas. Devido a essas diferenças, é muito comum que sejam adotadas estratégias cuidadosamente elaboradas para atingir cada tipo de público-alvo. Dessa forma, idealmente, a abordagem e até a linguagem são diferentes.
A maioria dos métodos adotados no B2C foca no melhor engajamento com o público e conversão em vendas. No caso do B2B, trata-se de clientes que atuam no mesmo setor ou possuem certa semelhança com um nicho, ou seja, campanhas que podem ter como objetivo destacar os aspectos positivos de um produto ou serviço, serviços e gerar leads, enfim, de potenciais consumidores, como nas assinaturas de newsletters.
Os canais de comunicação, como redes sociais, lojas virtuais e blogs, podem ser semelhantes, no entanto, deve-se notar que a utilização de cada canal pode variar, obedecendo às mesmas recomendações da abordagem descrita acima. No B2C, o marketing de relacionamento é amplamente explorado, principalmente com conteúdo explicativo e direto, enquanto no B2B são canais mais segmentados especialmente para nutrição de leads e vendas de médio e longo prazo.
Principais benefícios do marketing digital para as indústrias
Para compreender plenamente as vantagens do marketing digital no setor industrial, importa referir que, apesar da questão do desenvolvimento estratégico ser um dos pontos chave, outros registos são relevantes neste área , tais como :
Resultados de medição ;
Desenvolver as melhores formas de comunicação;
Identificar ofertas mais atrativas;
Análise de oportunidades de crescimento na indústria.
Devido aos fatores apresentados, os aspectos estudados pelos profissionais são diversos, inclusive por exemplo para uma empresa que trabalha com suporte técnico informática.
Desta forma, entre as principais vantagens que podem ser obtidas estão mais oportunidades para as empresas, visando o público-alvo, mais recursos analíticos e interoperabilidade oferecidos pelas mais diversas plataformas digitais, reagir e comentar em e-mails, chats e partilhas.
Considerando o cenário geral, a criação de um negócio lucrativo está atrelada às estratégias desenvolvidas. No entanto, é fundamental uma formulação criteriosa das medidas de desempenho, principalmente para atingir o público certo e obter resultados realmente satisfatórios. Assim, antes, durante e após o estabelecimento de estratégias, é fundamental realizar ações como análise e monitoramento.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guias de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.