pexels-curtis-adams-3935348 (1)

Entenda a importância de priorizar o conforto térmico no projeto da casa

O Brasil é um país gigante e com um clima que pode variar muito de uma região para a outra. A parte norte do país se destaca por ter temperaturas quentes durante praticamente todo o ano, isso influencia no projeto de conforto térmico da casa. 

Em contrapartida, a região sul tem estações bem definidas e invernos rigorosos, inclusive com episódios de neve e temperaturas negativas.

Esses fatores demonstram a relevância do conforto térmico na manutenção da qualidade de vida das pessoas. Esse momento pode ser buscado por meio do uso de ventilador de teto, ar-condicionado, lareira, entre outras soluções. 

Conforto térmico no contexto doméstico

A climatização de um ambiente pode ser feita por meio de projetos completos que incluem soluções de aquecimento como pisos térmicos e climatização de todos os cômodos.

Por outro lado, quando se fala em conforto térmico não devemos pensar apenas em grandes projetos de climatização. Isso porque, pequenas mudanças no espaço já podem ser suficientes para o aquecimento ou resfriamento de uma área. 

Vários fatores influenciam o conforto térmico de uma casa ou apartamento: o tipo de piso utilizado, a posição solar, o tipo de cortina ou persiana colocadas nas janelas e até as cores das paredes e nos móveis — de uma forma geral, as cores escuras retêm mais calor.

Sistemas de climatização

Os sistemas de climatização incluem desde o aparelho de ar-condicionado, os ventiladores, aquecedores até as lareiras.

Quando se escolhe um sistema de aquecimento ou de arrefecimento, é necessário levar em consideração fatores, como: 

  • Orçamento disponível; 
  • Localização geográfica do imóvel; 
  • Posição solar; 
  • Divisórias; 
  • Quantidade de ambientes a serem climatizados. 

Neste contexto, os sistemas mais indicados incluem, de uma maneira mais detalhada para serem aprofundados são: 

Ar-condicionado

Os equipamentos de ar-condicionado tem a função de climatizar um ambiente, podendo ser utilizados tanto no aquecimento quanto no arrefecimento do local onde estão instalados.

Além das duas funções básicas, eles também podem ter funções extra como a filtragem do ar, ventilação e desumidificação.

É um sistema amplamente utilizado tanto em casas que precisam ser resfriadas quanto em residências que precisam de aquecimento.

A utilização de ar-condicionado é indicada para diferentes perfis de pessoas, já que o usuário pode regular a temperatura facilmente, independentemente da estação do ano. 

Com várias configurações, ele é versátil e atende muito bem a uma variada gama de necessidades.

Recuperador de calor

Os recuperadores de calor e as salamandras são soluções que usam a queima de combustível para aquecer um ambiente. Na queima, podem ser usados pellets, briquetes e lenhas, por exemplo.

A energia produzida com a queima é transmitida para um fluido, que pode ser ar ou água e que distribui o calor para os vários cômodos da casa.

Apesar do alto custo para instalação, os recuperadores e salamandras são interessantes sob o ponto de vista de manutenção e custo a longo prazo, além dos benefícios ambientais. 

Utilizando combustíveis econômicos e provenientes de energia renovável, eles são ótimas alternativas para quem quer aquecer ambientes durante invernos rigorosos.

Além desses, o aquecimento central e o piso radiante são outros dois bons exemplos de sistemas de aquecimento indicados para residências. 

É importante saber que não existe um sistema perfeito e que há diversos fatores que precisam ser considerados no projeto de climatização da sua casa.

Antes de escolher, avalie o tipo de habitação, o estilo de vida, as suas condições de saúde, o orçamento disponível e os gostos pessoais de toda a família. De forma geral, o sistema mais popular é o ar-condicionado, já que ele reúne versatilidade e praticidade, porém, a escolha vai depender das preferências individuais do morador.

Persianas e cortinas como mecanismo de proteção térmica

Quando se fala em conforto térmico no projeto de uma casa, não devemos nos ater apenas aos sistemas de climatização.

A escolha das persianas e cortinas, a cor das paredes e até os tecidos do sofá e das poltronas e o material dos tapetes influenciam na questão térmica.

Por isso, é bacana considerar quais são os seus objetivos e buscar referências de tecidos, cores e materiais que auxiliem no aquecimento ou arrefecimento do ambiente.

Não adianta ter uma casa funcional e esteticamente bonita se ela não for confortável. Em termos de conforto, a questão térmica é um ponto-chave para tornar o espaço habitável e agradável. 

Por isso, leve em consideração as boas práticas e invista neste cuidado na hora de montar o seu projeto. 

Tags: No tags