Segurança

Garantindo a segurança em seu ambiente de trabalho

A garantia de segurança ocupacional (ou segurança em ambiente de trabalho) é muito mais do que uma obrigação legal e uma forma de fornecer aos colaboradores de sua empresa o conforto e a preservação da integridade física aos quais têm direito: é uma obrigação com a vida e a saúde humana.

Isso porque, estamos falando do bem-estar daqueles que, todos os dias, garantem o bom funcionamento da empresa e a expansão do negócio.

Nesse caso, pensar em sua saúde e garantir espaços e recursos para que eles se sintam acolhidos e bem recebidos durante a jornada de produção, por exemplo, é uma forma de agradecer pelo trabalho empreendido e, claro, atender às normas trabalhistas vigentes atualmente em todos os segmentos de atuação.

Mas quais são os serviços importantes nesse sentido? E quais são os profissionais que podem auxiliar na promoção de soluções de segurança dentro do ambiente ocupacional?

Além disso, como ter a certeza de que a sua empresa está seguindo todas as leis vigentes? Confira as respostas para essas e outras perguntas no artigo que você acompanha a seguir.

Segurança ocupacional: o que é?

Muitas pessoas já ouviram falar no termo segurança do trabalho, que é amplamente utilizado, mas nem sempre se sabe o que ele quer dizer.

Na verdade, como o próprio nome sugere, estamos falando de um conjunto de medidas e recursos que otimizam a proteção dos colaboradores durante o período em que estão exercendo suas funções dentro do empreendimento, conferindo a garantia de segurança e da preservação de sua saúde.

Dessa forma, a gestão de saúde ocupacional correta e especializada é uma das obrigações às quais todo empreendedor deve estar atento, evitando problemas judiciais que podem não só colocar em risco a imagem da empresa como gerar transtornos desnecessários para ambos os lados.

Sendo assim, existem alguns procedimentos que devem ser devidamente seguidos, tais como a realização de exames tanto no momento de admissão quanto na hora de desligar o colaborador.

O primeiro tipo de exame mencionado são os chamados exames admissionais, que revelam se o candidato selecionado para determinada função possui todas as condições físicas e psicológicas de ocupá-la.

O exame admissional é feito por médicos especialistas em segurança do trabalho e reúne uma série de avaliação que vão determinar um histórico geral da saúde do colaborador em questão, de modo que ele será liberado para a ocupação ou não,

Já no momento do seu desligamento, o funcionário deve passar pelo chamado exame demissional, que observa se a sua ocupação na empresa comprometeu de alguma forma a sua saúde.

Esse é um dos procedimentos mais importantes na segurança em ambiente de trabalho, pois existem muitos casos em que são abertos processo judiciais trabalhistas para a obtenção de direitos do colaborador, de modo que é necessário estar com todos esses dados em mãos, que são fornecidos por um profissional perito especializado.

Como garantir a obediência à legislação?

Muitos empreendedores têm dúvidas de como seguir todas as normas trabalhistas e manter a segurança em ambiente de trabalho porque não as conhecem profundamente.

Nesse caso, há uma solução muito prática e eficiente: a contratação de uma consultoria em saúde e segurança do trabalho. Por meio desse serviço, é possível obter todas as informações necessárias para uma atuação conforme a legislação trabalhista.

As equipes de consultoria são formadas por profissionais devidamente capacitados, que se dedicaram a aprender e praticar os conhecimentos relacionados com as demandas das leis trabalhistas nos mais diversos segmentos do mercado.

Dessa forma, é possível contar com um tecnico em segurança do trabalho, que irá fornecer todo o suporte necessário para a aplicação correta dos recursos existentes e a promoção de mais segurança e conforto dentro das empresas.

Primeiros socorros: como oferecer?

Todo estabelecimento, como previsto em lei, deve contar com pessoas que possam intervir em caso de emergência até que um médico devidamente capacitado chegue ao local ou mesmo a ambulância que irá levar o funcionário ao hospital caso ele se acidente ou sofra de algum tipo de convalescença durante sua jornada de trabalho.

Assim, os equipamentos de primeiros socorros são fundamentais. Alguns deles são:

  • Termômetro;
  • Tesoura;
  • Pinça;
  • Luvas;
  • Colar cervical;
  • Óculos de proteção.

Eles são fundamentais em momentos emergenciais onde é necessário que haja uma intervenção rápida, evitando que o colaborador tenha seu quadro de saúde piorado.

Seja em caso de quedas ou mesmo de problemas de saúde que não tenham relação com o trabalho executado durante sua manifestação, é indispensável a utilização de um aparelho de pressão, por exemplo, de modo que toda empresa deve contar com esse item.