As mudanças no cenário econômico nacional sempre foram adversas, o que justifica muitas pessoas a se tornarem empreendedoras, abrindo um negócio próprio desde o princípio.
Os segmentos de estabelecimentos comerciais são abrangentes e dependerá do conhecimento e afinidade com um ou outro setor.
Os modelos de negócios de sucesso estão à disposição como exemplos, onde grandes empresas começaram tímidas há muitos anos atrás e, depois de muito esforço e investimento de tempo e capital, alcançaram um patamar respeitável.
As franquias de empreendimentos comerciais podem ajudar os empreendedores que querem uma loja que possui know how e experiência na área em que atua.
Os benefícios apresentados por esse modelo de comércio são variados, podendo destacar:
- Investimento de capital variável;
- Padronização atrai clientes fidelizados;
- Suporte da franquia ao empreendedor;
- Treinamentos para funcionários;
- Fornecedores próprios.
Para que os empreendedores não tenham qualquer tipo de problema com seu negócio, o governo federal editou uma legislação específica para o setor denominada Lei de Franquias 13.966/2019.
Dessa forma, a regulação normaliza os contratos realizados em todo o território nacional e protege tanto as franquias quanto os franqueados.
Ambientação padronizada e confortável
O reconhecimento de uma empresa de sucesso, por exemplo, que realiza serviços de cotação seguro auto, está na presença no mercado, na administração criativa, nas palavras dos funcionários e no atendimento ao cliente.
É possível reconhecer uma marca ao longe quando o nome e o logo estão nas placas de ACM em frente as fachadas de imóveis comerciais dentro de shopping centers e ruas comerciais.
As fachadas recebem estruturas próprias, com cores que são reconhecidas ao longe, quando bem estabelecidas na memória do público-alvo, por meio de publicidade e propagandas direcionadas.
Como as placas são resistentes e podem receber uma tinta apropriada, serve como reforço para a presença no dia a dia das pessoas.
O ambiente interno também recebe uma padronização de franquia a partir da porta de entrada, com adaptações justificáveis, atendendo às dimensões do imóvel.
O conforto encontrado em uma loja franqueada deve ser o mesmo em qualquer outro estabelecimento da rede.
Por isso, a climatização deve estar regulada de maneira adequada, assim como a apresentação dos produtos com uma iluminação apropriada.
A planta elétrica desenvolvida por um profissional capacitado deve atender às normas da franquia, com melhor aproveitamento da luz natural ao longo do dia.
Tecnologia integrada ajuda na administração das franquias
A estrutura física de uma loja franqueada precisa ser amigável para os clientes, para que eles se sintam seguros e confortáveis em qualquer estabelecimento dentro de uma rede. Isso vale para lanchonetes, restaurantes, magazines e outros tipos de negócio comercial.
Para garantir essa padronização, as franquias adotam a automação comercial em seus procedimentos de trabalho, adotando técnicas próprias que funcionam no setor de negócios.
Os treinamentos de funcionários parte desde a importância em manter o ambiente sempre limpo e higienizado até a administração da empresa de uma forma geral.
A formalização de parcerias empresariais é comum, facilitando o acesso a matéria-prima ou novidades que chegam ao mercado dentro da franquia. As modalidades de pagamento também justificam a negociação entre empresas com finalidades distintas.
Dessa forma, a disposição de uma maquininha justa para o pagamento eletrônico das compras é comum em redes franqueadas, pois elas oferecem uma taxa menor para o empreendedor.
Além disso a comunicação é integrada ao setor administrativo e financeiro, facilitando a contabilidade mês a mês.
Disposição interna de móveis segue regras
Dependendo do modelo de negócio, os móveis fazem toda a diferença quando se trata do conforto dos clientes.
Lojas de roupas e calçados, ou magazines que vendem produtos eletrônicos, ou mesmo franquias de serviços e equipamentos relacionados a celulares contam com um balcão comercial MDF com vidro para disposição de produtos e visualização imediata.
Para as franquias que trabalham no setor gastronômico, as receitas e ingredientes é que fazem a diferença e atraem os clientes. As lanchonetes recebem os produtos de um mesmo frigorífico e cuidam da própria panificação.
Os restaurantes de comidas típicas indianas, por exemplo, precisam trabalhar com produtos específicos, como o tandoori tempero essencial no preparo de um frango preparado em um forno cilíndrico comum no Oriente Médio.
Os detalhes regionais podem ajudar algumas franquias a se destacar em territórios inexplorados. Por isso, é necessário uma pesquisa de mercado e entender o que o público-alvo busca e quais as necessidades que precisam de cobertura.
O mundo dos negócios é dinâmico e os interesses dos clientes variam entre o tradicional e a novidade. Por isso, o sistema de franquia pode ser a solução ideal para aqueles que buscam um empreendimento que possa atender a vontade de trabalhar por conta própria.