Quando vamos montar algum tipo de estabelecimento ou prédio, seja ele residencial ou para trabalho, há diversas normas e regras que devem ser seguidas e sempre analisadas por órgãos especializados, como a instalação de extintor de incêndio.
Isso porque alguns tipos de normas de segurança necessitam estar presentes tanto pela sua necessidade mesmo, quanto pela sua obrigatoriedade relacionada aos bombeiros. Sim, há documentos que dependendo dos bombeiros para que seu local funcione.
Um deles é o AVCB, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro, que é uma documentação que fala que o ambiente está apto para entrar em funcionamento pois todas as normas de segurança contra incêndio estão prontas.
E, para que você não precise mais procurar sem eu pesquisador de internet o extintor co2 apaga que tipo de fogo, hoje não falaremos só dele, mas de todos os outros que também fazem parte desse nicho. Então acompanhe este artigo e saiba mais.
Tipos de extintores
Há diversos modelos de extintores e cada um deles possui uma aplicação correta para cada tipo de fogo e também para o causador do incêndio.
Ou seja, não é somente um, até porque se um deles for utilizado erroneamente, é muito provável que piore a situação.
Os tipos principais de extintores são:
- Pó Químico;
- Gás Carbônico (CO2);
- Água;
- Espuma Mecânica.
O extintor de pó químico é usado em incêndios relacionado a classe B, que significa líquidos inflamáveis. Ele abafa o ambiente quebrando a reação em cadeia do fogo e interrompendo seu processo.
O extintor CO2 possui uma indicação para a classe C, que são equipamentos elétricos. Como esse produto não é um condutor elétrico, ele pode ser usado em outros tipos de fogos também, como o de classe A e B.
Ele também age por abafamento e também resfria o local. Lembrando que esse componente é asfixiante, então deve ser usado e logo todos devem sair do ambiente.
Já o extintor de água é utilizado em incêndios de classe A, como madeiras, tecidos, papéis, materiais mais sólidos, entre outros. Ele faz com que o local se resfrie e, dependendo da ocasião, abafe também.
A espuma mecânica é indicada quando incêndios classes A e B ocorrem. Assim como todos os outros, age por um tipo de abafamento e resfriamento que forma um filme aquoso no combustível e dificulta que o fogo se espalhe.
Esses são todos os tipos de extintores de incêndios que são usados em lojas, comércios, prédios e afins. Eles são totalmente úteis e devem estar em locais estratégicos para quando ocorrer algum tipo de fogo, os técnicos saibam onde eles estão.
Além disso, há diversos tipos de classes de incêndios e cada um como podemos ver, é indicado para algum tipo de extintor. Ou seja, cada classe possui sua preferência. A seguir falaremos mais sobre.
Classes de incêndio
O extintor classe A – Incêndios formados por papel, madeira, tecidos e borrachas.
O extintor classe B – Incêndios formados por queima de líquidos inflamáveis, como graxas, gases, combustíveis, entre outros.
O extintor classe C – Incêndios formados por energia elétrica, como quadros de força disjuntores, equipamentos de aplicações, etc.
O extintor classe D – Incêndios formados de uma forma muito diferenciada. Eles ocorrem quando há uma reação em cadeia durante uns tipos de combustão. Supondo, se um combustível queima e outros também, começa a se proliferar. Sua classe é de “metais pirofóricos” e possui em sua família o sódio, urânio, magnésio, titânio e afins.
O extintor classe K – Incêndios formados por acidentes em óleo e em gorduras de cozinha, como em fritadeiras, frigideiras, assadeiras e afins.
Manutenção
E para que seja possível fazer com que esses tipos de produtos façam seu trabalho da melhor forma, é necessário que eles passem por diversos reparos e manutenções necessárias.
A manutenção de extintor de incêndio ajuda na prevenção desse material para que ele possa salvar vidas. E, para que seja possível seu reparo, ele deve ser feito a cada 12 meses, fazendo substituição do selo INMETRO, ajustando o anel de identificação, verificando seu lacre, quadro de instrução e também o termo de garantia.
Além disso, a manutenção de extintor de incêndio fará testes com cada um que estiver no ambiente para entender sobre sua pressurização e todas suas necessidades.
Enfim, esses são os maiores detalhes que um extintor pode ter, principalmente para que esteja sempre em dia em locais como indústrias e comércios.