Independente de você ser dono ou funcionário de uma empresa, é imprescindível estar ciente de que há a necessidade de se existir, ao menos, um profissional responsável por atuar em momentos de emergência para salvamento.
Então para que você conheça caso tenha interesse em fazer ou, caso deseje, oferecer a alguns funcionários de sua empresa, os curso principais cursos são:
- Curso de dea
- Curso de bombeiro civil
- Curso de segurança do trabalho
- Curso básico de segurança de plataforma
Alguns cursos oferecem um aprendizado mais generalizado, outros mais específicos, e em casos como o técnico em especialização de segurança do trabalho, o curso deve ser focado em analisar as condições de trabalho de cada empresa.
Tudo depende da necessidade da sua empresa.
Qual a importância de um curso de segurança?
Primeiro é necessário deixar claro qual a importância dessas pessoas nas empresas. Seja nos funcionários já contratados, ou que serão contratado para realizar essa função, exclusivamente, a existência é indispensável.
Seja grande ou pequeno, todo local está sujeito a acidentes, desde incêndios a um funcionário passando mal.
Por isso, capacitar alguém de sua equipe, ou a contratação de um funcionário dentro das áreas de segurança e prestação de socorro, podem ter grande impacto na história e produtividade de sua empresa.
Para isso conheça os cursos que podem ser feitos, e veja qual se adequa melhor à sua necessidade.
Qual curso escolher?
No caso do profissional de segurança do trabalho, pode ser que ele não esteja sempre lá, mas para a empresa estar aberta, algum dia ele passou por lá.
Esse profissional fiscaliza toda a àrea da empresa para qualificar as condições de trabalho, desde a segurança das escadas, até a ergonomia (postura) dos funcionários em horário de trabalho.
Já o curso de dea, que capacita o uso do Desfibrilador Externo Automático, é um curso bem específico, e por ter poucas horas, pode ser feito por funcionários que exerçam outra função dentro da empresa, para que os funcionários saibam manusear o equipamento, caso seja necessário.
O desfibrilador externo automático, é uma máquina portátil que tem como objetivo identificar a necessidade do paciente de receber ou não o choque, apesar de ser automático, e o processo parecer simples, não é com como nos filmes.
A máquina, pode guiar um leigo durante o processo. Mas a presença de uma pessoa que já conheça a ordem das ações, pode ser fundamental para salvar uma vida.
Além disso, a máquina carrega cargas elétricas altas, por isso não é bom deixar qualquer pessoa manusear, e assim evitar um dano ainda maior à situação.
Outra opção é o curso de bombeiro civil gratuito, oferecido por grandes escolas que dão opções de bolsas a alguns alunos.
Por ser mais abrangente, o curso em questão, tem objetivo de formar profissionais para tal função, que vai muito além do que, simplesmente, “apagar fogo”.
Nesse curso os alunos também passam pelo módulo de primeiros-socorros, que são essenciais em momentos de emergência e salvamento que toda empresa pode ter no seu dia a dia.
Já o curso básico de segurança de plataforma, é ainda mais específico, por ser tratar de um curso preparatório para pessoas que trabalham em sistema off shore, que significa “afastado da costa”.
O curso é uma exigência para todos os profissionais que venham a trabalhar em plataformas de petróleo, ou que tenham a necessidade de permanecer, ao menos 72 horas, embarcadas.
Esse curso capacita a pessoa para sua segurança dentro das plataformas, e também ensina algumas técnicas de primeiros-socorros e segurança pessoal, para casos de emergência em alto mar.
Além deste, um adicional que pode ser feito é HUET curso, sigla que significa Helicopter Underwater Escape Training, ou em português Treinamento de Escape de Aeronave Submersa.
Este curso visa a capacitação de profissionais para salvamento em situações de queda de helicóptero sob a água.
E apesar de não ser obrigatório, é recomendado para as equipes que também precisam trabalhar em plataformas de petróleo.
Agora que você já conhece a importância desses profissionais, e quais são alguns cursos, é possível definir quais dessas atividades são mais recomendadas para atender às necessidades de sua empresa.
E também, após a definição das atividades, pode-se especializar, ou buscar funcionários que tenham interesse em exercer tal função de salvamento em sua empresa.