Cada vez mais diferentes relações são utilizadas entre empresas e clientes por meio de métodos diferentes do marketing tradicional, também conhecido como marketing off-line. Isso é algo que tem a ver com o impacto da Internet na sociedade, com o crescimento significativo do número de usuários nas plataformas digitais, o que implica uma influência nos hábitos de consumo. Nesse contexto, quando se trata de marketing digital, diversas estratégias podem ser empregadas, incluindo combinações de táticas para alcançar os resultados desejados.
Diferentes setores utilizam tais métodos, mas é importante notar que cada indústria e cada modelo de negócio tem suas peculiaridades; por isso, ao fazer um plano de marketing digital, vários fatores precisam ser considerados. Por exemplo, os canais de ação e até mesmo o público de uma fabrica de placas de sinalização de trânsito podem ser completamente diferentes dos de empresas de automação.
Como o SEO técnico pode impulsionar os negócios?
Em termos de ambiente digital, a visibilidade pode ser crucial para as empresas, especialmente devido à generalização dos motores de busca e ao seu impacto nas compras. Por exemplo, usuários que procuram bucha agricola, diante de resultados diversos, as primeiras páginas e principalmente as primeiras posições, têm mais chances de serem selecionados se transmitirem o potencial de uma solução.
Uma das técnicas que podem ser aplicadas às empresas para conquistar posições mais favoráveis chama-se SEO (Search Engine Optimization) e corresponde à otimização de páginas para os motores de busca. Para entender melhor a importância desse tipo de abordagem, é importante discutir a existência de robôs de indexação, que analisam páginas da web e são responsáveis pelo rastreamento. Esses bots estão relacionados aos mecanismos de pesquisa, portanto, a otimização na página é muito benéfica tanto para os rastreadores quanto para os usuários.
Para otimização, os fatores são divididos em dois grupos: SEO On-Page e SEO off-Page. O primeiro grupo corresponde aos elementos que podem ser otimizados nas páginas, como:
- Imagens;
- Links Internos;
- Meta descrição;
- Cabeçalho interno;
- Tamanho do conteúdo.
Esses componentes estão diretamente relacionados à experiência do usuário e por isso, a otimização não é pensada apenas nos buscadores, afinal, o material que agrega valor também tem impacto. Quanto aos fatores de SEO fora da página, são fatores externos, como links recebidos, medidas de segurança e até mesmo tempos de carregamento do site.
O que é E-mail Marketing?
O e-mail marketing é considerado uma estratégia mais convencional no marketing digital e é sempre benéfico contribuir para uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho ou em muitos outros negócios. Isso se deve à sua versatilidade, pois pode ser combinado para se comunicar com potenciais consumidores, consumidores, vendas e branding em geral.
As mensagens enviadas para fins comerciais podem estar em diversos formatos, mas primeiro é necessário estruturar uma lista de discussão e para isso é possível inserir formulários em um blog ou site. Para que o usuário forneça dados como nome e e-mail, é necessário criar uma oferta que possa agregar algumas coisas, por exemplo uma empresa que trabalha com acoplamentos de motores elétricos pode fornecer itens como Download de e-books, descontos ou novidades de produtos .
Em relação aos tipos de e-mails, é interessante avaliar quais são os objetivos da empresa, como influência ou informação. Em outro caso, se uma empresa que vende rótulos para industria tem primeira notícia ou quer divulgar determinada ação, a opção adequada é a informativa, principalmente por ser mais curta e direta. É uma opção atraente para os consumidores.
Para leads, e-mails de nutrição são mais recomendados, pois ajudam a avançar o funil de vendas, referindo-se à jornada de compra. A nutrição pode influenciar o leitor e acelerar o ciclo de vendas; Por conta disso, é necessário criar um conteúdo que oriente uma decisão.
Existem também e-mails educativos que são importantes para o mercado e por isso são muito populares, como por exemplo uma empresa que vende exaustor ou entre outras muitas empresas. O conteúdo educacional é basicamente solução de problemas, ou seja, o conteúdo é ideal para o meio do funil, esta é a fase em que os usuários identificaram suas necessidades. Enviar conteúdo exclusivo e relevante é um grande diferencial.
Possibilidade de Links Patrocinados
A maioria das estratégias são voltadas para obtenção de tráfego orgânico, é importante atentar para o fato de que os métodos pagos também possuem potencial, grande capacidade de atrair e converter audiências. No caso dos links patrocinados, embora os mecanismos de busca sejam centrais. Por exemplo, uma empresa de plástico bolha, também é possível utilizá-los nas redes sociais, principalmente com otimização cada vez mais favorável.
Claro que estas questões devem ser avaliadas para integrar qualquer tipo de estratégia e, neste caso, com particular atenção aos canais de ação, custos e prazos de retorno. No primeiro caso, conforme demonstrado, hoje é possível utilizar links patrocinados em diferentes plataformas, porém, os especialistas responsáveis pela estratégia devem levar em consideração as opções compatíveis com os objetivos e perfil da Empresa .
Em termos de custo, uma grande vantagem dos links patrocinados é que o investimento inicial não precisa ser alto. No entanto, isso impacta diretamente no alcance e na precisão da estratégia, pois valores menores podem demorar mais para observar resultados significativos. Sem dúvida, a questão do custo está diretamente relacionada ao período de retorno e investimento adequado; Por esse motivo, os resultados podem ser significativamente mais rápidos.
Criar uma lista de verificação basicamente ajuda o marketing
Vários métodos que podem ser usados no marketing digital foram apresentados, mas naturalmente, o método de desenvolvimento tem um grande impacto na eficácia. Algumas dicas que podem contribuir para resultados mais eficazes incluem:
- Crie uma lista de verificação;
- Conheça os Funis de Vendas;
- Insira corretamente o CTA (Call to Action);
- Cuidado sempre com o plágio;
- Aplicar botões de compartilhamento social.
A criação de um checklist contribui essencialmente para a organização, tanto para produção quanto para distribuição de conteúdo. No primeiro caso, é importante considerar que a estratégia de produção de conteúdo envolve mais do que escrever um texto e publicá-lo, pois fatores como legibilidade, URL e imagem precisam ser avaliados. No caso de divulgações, é importante estabelecer um checklist de ações e canais, como redes sociais e parcerias com blogs.
Não só o entendimento, mas a implementação do funil de vendas nas estratégias desenvolvidas também deve existir para processos mais precisos. Afinal, uma vez que o funil corresponde ao caminho percorrido até à decisão de compra, é necessário analisar cada passo de forma a determinar os pontos mais favoráveis para as estratégias, nomeadamente para conversões.
Em relação ao uso de um CTA, que corresponde a um call to action, ele deve ser inserido criteriosamente no conteúdo, principalmente para que não se torne cansativo e potencialmente aliene o usuário. Digamos que existe um cliente em potencial que procura produtos como bucha cerâmica, estruturas de alumínio ou acessórios para airless. Um exemplo simples de CTA seria no final do corpo do texto: “Gostou deste tópico? Em seguida, baixe o e-book para se manter atualizado com as últimas notícias da construção.”
Em caso de conteúdo duplicado, deve-se notar que os motores de busca penalizam sites com formulários existentes. na característica de plágio em pré-publicados conteúdo
Além dessas opções, dependendo do tipo de plataforma utilizada, é possível inserir botões de compartilhamento social. A principal vantagem dessa capacidade é que o conteúdo corporativo pode ter um alcance maior, o que reforça a necessidade de produzir conteúdo de qualidade e de real valor para os potenciais clientes.
Ao longo do texto foram apresentadas diversas estratégias de marketing digital, e independente das opções escolhidas, é fundamental que profissionais qualificados sejam responsabilizados por cada uma delas. Afinal, processos incorretos podem gerar enormes prejuízos para a empresa, incluindo consequências negativas para potenciais clientes.