Para quem tem um restaurante, ou então uma pequena industria de alimentos, sabe-se que os equipamentos para cozinha são um dos maiores custos que terá.
Até porque os equipamentos para cozinha industrial contemplam uma gama variada de funções, como
forno de alvenaria, panelas, etc.
Esse artigo tratará sobre alguns equipamentos de cozinha industrial e quais são os métodos de higienização desses equipamentos.
Tipos de equipamentos para cozinha industrial
O ramo alimentício está em constante crescimento, isso porque cada dia mais as pessoas estão procurando por uma culinária autêntica e diversa. Por vezes, o que vem chamar a atenção em um restaurante ou bar, é o ambiente, dessa forma, o ramo alimentício (e aqui focamos na questão do serviço em restaurantes e bares) vem se tornando cada dia mais artesanal e que vende uma experiência completa.
Assim, ter uma cozinha industrial é o ideal, e ela é feita de diversos elementos, desde aqueles que servem para o preparo dos alimentos como o cozimento e resfriamento como aqueles que atuam de forma indireta no preparo, como o
carrinho inox que ajuda a levar os pratos e bandejas para os garçons, armários e outros.
Falaremos dos tipos principais de equipamentos de cozinha industrial como:
– Fornos
Um dos principais elementos que existe em uma cozinha é o forno, e é ideal para aquecer a comida e ainda fazer com que os alimentos sejam servidos sem atrasos. Há uma diversidade de fornos para escolher, desde os mais modernos, até os mais simples.
Os principais tipos de fornos são:
–
Forno turbo: possuem uma ventoinha que força a circulação uniforme do ar quente dentro da câmara de cozimento. Ideal para padarias. Em padarias além de ter um bom forno é preciso
mesa de inox para padaria onde é colocados os frios e manuseia-se massas.
– Forno combinado: esse tipo de forno usa múltiplas combinações de calor e vapor para cozinhar os alimentos.
– Fogão
Os fogões industriais são importantíssimos dentro da cozinha, eles ajudam na execução de uma diversidade de receitas, de comidas fritas, assadas, cozidas. É muito versátil e possui diversos tipos de modelos.
Há dois tipos principais de fogão industrial:
– Alta pressão: são mais potentes e não tem reguladores em sua composição, assim, o gás sai do botijão direto para o fogão. É ideal para o preparo de grandes quantidades de alimento.
– Baixa pressão: há reguladores de chama, é indicado para cozinhar com precisão e para preparo de alimentos que precisa do controle da chama.
– Coifas
As coifas ajudam na limpeza da cozinha pois filtra as fumaças produzidas no ambiente. Além de eliminar a fumaça permite que a cozinha não fique com odores de gordura.
Além desses equipamentos citados, podemos listar como equipamentos de cozinha industrial:
- Chapas;
- Amaciadores de carne;
- Balanças de precisão;
- Lavadora de louças;
- Prateleira de aço.
Manutenção dos itens de cozinha
Como as cozinhas lidam com alimentos, congelados e frescos, há risco de contaminação, principalmente em pia inox e nos armários e é por isso que que a limpeza é fundamental para manter a cozinha segura e tranquila. Além do mais há uma preocupação profunda com a higiene dos profissionais e dos equipamentos.
Há dois tipos principais de higienização, o físico e também o químico. O físico é o tipo de manutenção mais usado, é feito com água e sabão, onde é enxaguado e depois emergido em água fervente por 15 minutos e etc.
Quando não é possível a desinfecção pelo método físico é utilizado o método químico. Essa manutenção acontece por meio de um processo químico, quase sempre o cloro, já que é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Essa recomendação acontece porque o cloro é um bactericida e fungicida e ter baixo índice tóxico quando usado na concentração adequada.
Depois de lavado em água e sabão os equipamentos e utensílios, usa-se uma porção de cloro e depois é deixado secar.
Além da higienização de equipamentos, e utensílios é importante também fazer a higienização de paredes, pisos, ralos, câmaras e qualquer outro canto da cozinha.
A limpeza deve ser um hábito comum dentro da cozinha, para atender a todas as normas que regulamentam a cozinha. Assim, a limpeza e a organização do ambiente deve ser feito sempre no fim das atividades de trabalho, e sempre deve haver inspeção nos equipamentos de cozinha.
Todos esses procedimentos compõe a cozinha industrial e permitiu que o ramo alimentício tivesse um crescimento no Brasil.