Conserto elevador

Equipamentos de segurança predial

Uma das formas de aprovação de documentos, para que uma construção seja liberada para ser habitada, exige dos construtores todos os equipamentos de segurança predial.

Isto pode envolver diversos pontos de fuga, itens como mangueiras de água, hidrantes de fácil acesso e escadas de escape do lado exterior do prédio.

Todos estes itens podem ser verificados por empresas especializadas em segurança, que tenham experiência em combate a incêndios e planejamento em rotas de fuga.

Segurança é prioridade em construções

De um modo geral, para estar de acordo com todos os itens obrigatórios de segurança, algumas empresas oferecem estruturas diferenciadas, que devem ser instaladas, quando possível, ainda no levantamento de uma obra em construção.

Isso facilita a instalação de um sistema hidráulico de combate a incêndio em todos os ambientes possíveis, independentemente do número de andares que o prédio possui.

Atrelado ao fornecimento público, caixas d`água podem completar a disponibilidade em casos de acidentes em que seja necessário apagar qualquer foco de incêndio.

Os materiais utilizados na construção também são preparados para evitar a expansão de qualquer tipo de fogo, como fios elétricos devidamente encapados e uso mínimo de madeira, substituindo por ferro e aço.

Dentro do planejamento de construção, fica facilitado também a contratação de uma empresa de instalação de sprinklers, que podem ser anexados aos tetos e forros de salas comerciais e prédios residenciais.

De modo geral, esse equipamento deve ser instalado em pontos estratégicos, como corredores de acesso a elevadores e escadas e áreas comuns, como salas de reuniões e salões de festa.

Este tipo de instalação economiza tempo e dinheiro, dentro de um orçamento, pois estará planejado desde o início, ainda na planta arquitetônica, evitando quebras de paredes ou adaptação dentro do sistema hidráulico.

Em edifícios que estes tipos de equipamento não estão devidamente instalados, a fiscalização pode exigir a adaptação.

Neste cenário, até mesmo a instalação de elevadores em prédios antigos pode ser realizado para que a construção se torne mais segura.

Com isso, além de oferecer mais conforto para os moradores, em casos de qualquer tipo de necessidade de uma evacuação mais célere, o uso das escadas pode ser complementar ao uso de espaços dedicados aos elevadores.

Os fossos são utilizados como um meio de escape mais eficiente, quando toda a segurança de um prédio é devidamente planejado.

Todas as providências de segurança, quando tomadas de forma prioritária, evitam muitos problemas, que surgem em um cenário de perigo.

Por isso, é preciso contar com moradores e funcionários para que tudo funcione de forma clara, dando a responsabilidade a cada pessoa sobre o papel que deve ser adotado neste casos.

Além disso, é possível tomar outras providências que podem ajudar a manter a ordem de segurança em um condomínio, seja residencial, comercial ou qualquer outra estrutura.

Pode-se destacar alguns pontos que, quando bem utilizados, facilitam a convivência e a compreensão de responsabilidade de cada um. São elas:

  • Verificar a circulação de pessoas em áreas permitidas;
  • Planejar e investir em segurança predial;
  • Atualização do sistema de alarme constante;
  • Verificar vulnerabilidades e ameaças no entorno.

Acionar órgão públicos, como secretaria de assistência social, em casos de prédios abandonados, pode ser uma maneira de evitar tragédias. Organizações não governamentais também costumam cooperar nestes casos, principalmente em casos de prédios invadidos, que não apresentam nenhum item de segurança em dia.

Ajuda do profissional de segurança

Para que todos os itens de segurança funcionem de forma eficiente, é preciso contar com profissionais que saibam os pontos que precisam de maior atenção e quais os equipamentos que devem estar disponíveis em casos de incêndios, ou até mesmo acidentes.

Os centros comerciais e condomínios residenciais devem contar com uma brigada de incendio à disposição, para qualquer eventualidade.

Estes profissionais ajudam em diversos aspectos, oferecendo uma atenção especial para qualquer casualidade que venha a acontecer.

Dentre os documentos necessários para que um espaço seja devidamente usual, é preciso que tenha todos os espaços devidamente adequados e, com isso, a liberação do avcb bombeiros.

O auto de vistoria do corpo de bombeiros verifica todos os acessos e as saídas de segurança predial. Instalações elétricas, hidráulicas e de gás também são verificadas pelos profissionais da área.

Cada detalhe deve ser observado, devendo ser adaptado, quando não está adequado ao sistema de segurança ideal.

Estando fora das normas e regras de segurança, deverá ser realizada uma manutenção corretiva dentro de toda a estrutura, como a substituição de fios elétricos, canos de água em que há infiltração de pisos e paredes e a verificação de instalação de gás.

Com todas as devidas adequações, todo prédio pode ser habitado por muito tempo, sem a preocupação de riscos de acidentes ou incêndios.