EPI e os itens que compõem para segurança obrigatória

Os chamados Equipamentos de Proteção Individual, que são também conhecidos pela sua abreviatura EPI, são fundamentais para o exercício de uma série de operações sem que a saúde e a integridade física dos trabalhadores sejam colocadas em risco pela natureza da atividade em questão.

Desse modo, é importante conhecer o desempenho desses itens e entender como cada um deles fornece mais proteção e segurança de acordo com o tipo de trabalho executado. Além disso, vale a pena entender seu funcionamento e o modo correto de usá-los.

No artigo que você confere em seguida, fique por dentro de três importantes equipamentos de proteção que fazem parte de diversos segmentos, como os da construção civil e os industriais, voltados para que os trabalhadores possam desempenhar sua função com segurança e precisão.

O que são os EPIs?

Em primeiro lugar, vamos conhecer um pouco mais sobre esses dispositivos. Na verdade, os EPIs são chamados de equipamentos individuais porque eles fornecem proteção apenas a uma pessoa, ou seja, aquela que está desempenhando a função de risco em questão.

Essa função de risco pode variar muito, pois são diversas as situações de trabalho em que se faz necessário o uso dos equipamentos de proteção individual.

Já no caso das situações em que é necessário contar com o trabalho coletivo de uma equipe de profissionais, existem também os equipamentos de proteção coletiva.

Sapatos

Muitas pessoas não sabem, mas segmentos da indústria química e outros tipos de empreendimentos que realizam diariamente tarefas voltadas à mistura de elementos químicos ou para a limpeza e a higienização de ambientes diversos precisam oferecer a correta proteção para os pés dos trabalhadores.

Por isso, a Sapato epi é um dos mais importantes. Afinal, a proteção tem que começar de baixo, não é mesmo?

Existem diversos modelos, tamanhos, cores e até formatos de botas utilizadas como proteção em trabalhos que envolvem o contato dos pés com substâncias perigosas ou o risco de quedas, por exemplo.

É possível contar, portanto, com diferentes composições, em sua maioria de borracha, para a proteção eficaz dos colaboradores.

Desde a bota epi feminina até versões que podem variar conforme a sua aplicação, contar com esse item é fundamental em muitos contextos de trabalho.

Cintos

Trabalhos em altura não devem ser fáceis de fazer, não é mesmo? Com o medo da queda, a pressão por um desempenho de alto nível e a situação de risco em si, o colaborador pode se ver desprotegido e não conseguir atuar profissionalmente. Para isso, o uso de Cinto de segurança epi é indispensável.

Além de prevenir quedas e evitar acidentes que podem ser fatais, esse item fornece a sustentação ideal para que o colaborador se sinta seguro e possa desempenhar sua função de forma mais precisa e eficiente.

Vale lembrar que os trabalhos em altura são aqueles executados acima de dois metros do nível inferior, havendo risco de queda.

Portanto, da próxima vez que alguém te perguntar cinto de segurança epi para que serve, você já sabe o que dizer. Existem diferentes modelos e cada um deles é indicado para um determinado tipo de operação. Alguns que merecem ser destacados são:

  • Cinto paraquedista;
  • Cinto para espaço confinado;
  • Cinto para trabalhos em posicionamento;
  • Cintos para alpinismo industrial.

Outro aspecto que pode variar com relação a esse acessório é o ponto de conexão, que pode ser feito em diferentes lugares do corpo e variar de quantidade conforme as exigência do trabalho.

A importancia do cinto de segurança epi é que ele impede a queda do colaborador por meio de uma sustentação segura e confiável, evitando lesões e acidentes.

Coletes

Você certamente já viu trabalhadores utilizando os coletes refletivos, não é mesmo? Nas vias públicas, por exemplo, em especial durante a noite, esse item se faz extremamente indispensável para que a pessoa que o usa possa ser avistada mesmo de longe por meio do desempenho de reflexo da luz que o colete possui.

Desse modo, a sinalização é reforçada e torna-se mais fácil identificar uma pessoa em meio a um contexto de baixa visualização, como em chuvas, neblinas, tráfego intenso, etc.

Existem diferentes tamanhos, cores e materiais dos quais o Colete refletivo epi pode ser confeccionado, mas é importante avaliar a demanda de cada tarefa antes de escolher o modelo ideal.

O mais importante é sempre garantir a proteção dos trabalhadores em todas as situações de trabalho, especialmente as de risco, pois o empregador tem a obrigação legal de garantir sua saúde e sua integridade física durante o período de trabalho.