A apresentação de um estabelecimento comercial diz muito sobre o que vai se encontrar em seu interior. Por isso, uma fachada predial deve conter uma identificação visual marcante, que sirva como uma propaganda externa, e ao mesmo tempo, seja comunicativa, para atrair a atenção do cliente.
Saber utilizar uma marca, com cores contrastantes, que possam identificar o tipo de comércio que está sendo oferecido ao público-alvo, é um passo importante em um projeto mercadológico.
Destaque deve ser obrigatório
Uma empresa deve se destacar por seus atributos, com os serviços prestados, ou com os produtos vendidos.
A qualidade, seja do que for, deve ser pensada sempre em superioridade, de acordo com a necessidade do cliente.
Estar sempre um passo à frente dos concorrentes também deve estar dentro do planejamento estratégico de um empresário.
Para todo e qualquer tipo de estabelecimento de venda de produtos, que está presente nos centros urbanos, a pintura de fachada comercial deve seguir algumas regras, para manter um padrão exigido, contribuindo para que não tenha poluição visual, e ainda assim, atrair amigos e clientes, com cordialidade e bons serviços prestados.
Esta boa prestação de serviços está no atendimento, desde a recepção, passando pela oferta de produtos, até a cobrança final. A percepção de acolhimento e confortabilidade estará marcada, desde a entrada, até a saída, ao final das compras.
Para que o destaque seja obrigatório, sem ser forçado, a fachada ACM amarelo pode ser um atrativo, mesmo que induzido inconscientemente.
Por ser um material nobre, composto de alumínio, com uma camada de polietileno, este tipo de fachada se destaca perante outros materiais, e tem um ótimo custo benefício para os comerciantes.
Este tipo de material é indicado para diferentes estabelecimentos comerciais, pois sua composição permite diferentes combinações, utilizando outros materiais, como madeira e vidro.
Por suas características versáteis, é importante destacar que seu uso é incentivado por empresas de comunicação visual, contribuindo para:
- Diferentes formas e cores na fachada;
- Flexibilidade, leveza e de fácil manutenção;
- Possui alta resistência e durabilidade;
- Limpeza facilitada, por sua superfície.
A poluição nos grandes centros urbanos é grande, e este tipo de fachada é ideal, pois sua limpeza pode ser realizada com água e sabão, mantendo o chamariz do estabelecimento comercial intacto.
Além do amarelo, outras cores podem compor a fachada de alumínio, conforme a marca empresarial, ou os produtos oferecidos em uma loja.
A contribuição para a propaganda comercial também é um atributo eficiente, que deve ser levado em consideração, quando o reforço da marca, junto ao público, é necessário. Para isso, é preciso usar todas as ferramentas de comunicação disponíveis.
Publicidade ajuda nas vendas
Para que a publicidade de um estabelecimento comercial seja eficiente, é preciso estar atento às oportunidades, e utilizar todas as formas que se apresentam.
Além de uma fachada chamativa, de maneira elegante, é preciso que o cliente seja lembrado sempre da empresa que ele está comprando.
Para facilitar a vida do consumidor, e demonstrar interesse na venda dos produtos oferecidos, é importante ter à disposição uma placa de PVC para parede preço dos produtos à mostra, seja em uma lanchonete ou um restaurante, onde este tipo de adereço é bastante comum.
É claro que este tipo de identificação visual vai variar, de estabelecimento para estabelecimento. A disposição de preços em etiquetas, como em lojas de roupas e calçados, por exemplo, serve como um chamariz para o consumidor, além de agilizar o momento da compra.
Outra maneira de utilizar a propaganda, mesmo no período em que o estabelecimento comercial está fechado, é com pintura personalizada nas portas para lojas de shopping.
Em momentos de liquidação, ou promoção nos períodos de mudança de estação climática, as lojas deixam uma porta fechada, para induzir o cliente a entrar em pontos estratégicos, e com isso, a marca fica em exposição, durante um longo período, sem nenhum gasto a mais em propaganda.
Exposição da marca em outras lojas
A implementação de tecnologia no mercado consumidor tem facilitado, de maneira exponencial, o fornecimento de cartões de crédito, com a bandeira de grandes marcas no chamado dinheiro de plástico.
O cartão inteligente já é uma realidade no pagamento de produtos e serviços, e isso permite que as marcas tenham destaque, de maneira positiva, entre empresas concorrentes.
Estes cartões tem aceitação em diferentes estabelecimentos comerciais, e por isso, a marca de uma empresa pode estar presente em uma loja concorrente, sem prejuízo para a economia, como um todo.
O leitor para cartão certificado digital faz a leitura automática, por inserção ou por aproximação, e identifica a bandeira utilizada, e o estabelecimento comercial em que está sendo utilizado, e desta forma, beneficiando ambas empresas.
É a expansão da marca indo além das fachadas, atravessando ruas, avenidas e continentes, reforçando a marca, para aqueles que reconhecem a importância da propaganda.