engenharia civil

Engenharia civil: o que faz, carreira, atuação e salários

Se formar em engenharia civil e optar por trabalhar em escritório, é uma das opções mais buscadas no mercado de trabalho hoje em dia. O engenheiro civil pode trabalhar segmentando vários nichos, veja abaixo o que o engenheiro civil pode fazer após formado:

Os engenheiros civis projetam edifícios, estradas, barragens, pontes, túneis, aeroportos e sistemas de abastecimento de água e esgoto e também emitem laudo de conformidade nr12 que é um documento que garante a segurança de quem opera máquinas na indústria.

Quando responsáveis ​​por um projeto, os engenheiros civis devem considerar custos, riscos ambientais, regulamentações governamentais, capacidade de resistir a desastres naturais e durabilidade da infraestrutura.

 

A engenharia civil pode ser dividida nas seguintes categorias: recursos hídricos, construção, estrutural, ambiental, geotécnica e engenharia de transporte. Muitos engenheiros atuam em funções administrativas ou de supervisão, sendo um exemplo o supervisor de um canteiro de obras. Esses engenheiros também podem trabalhar no ensino, construção e pesquisa.

Os projetos em que os engenheiros civis trabalham são amplos e bastante complexos. Como resultado, eles normalmente se especializam em uma área específica.

Os engenheiros geotécnicos garantem que as estruturas tenham fundações seguras. Seu trabalho lida com a terra e a maneira como as estruturas (como túneis e edifícios) interagem com ela. Eles também projetam muros de contenção, encostas e túneis.

Engenheiros estruturais garantem que grandes projetos, como barragens ou pontes, sejam suficientemente fortes e duráveis.

Os engenheiros de transporte trabalham com os sistemas de transporte diário, como estradas e rodovias. Eles planejam e projetam esses sistemas, bem como projetos maiores, como portos, portos e aeroportos.

A tabela a seguir mostra as indústrias que mais empregam engenheiros civis, bem como a distribuição de engenheiros civis entre essas indústrias:

  • Serviços de arquitetura, engenharia e afins – 48%
  • Governo do Estado – 13%
  • Governo local – 11%
  • Construção de edifícios não residenciais – 5%
  • Governo Federal – 5%

 

Como se tornar um engenheiro civil

Estudantes de programas de engenharia civil estudam sistemas de engenharia e mecânica, estatística, matemática, dinâmica de fluidos e muito mais. Os programas geralmente duram 4 anos e incluem tanto o estudo em sala de aula quanto o trabalho prático no laboratório e no campo.

Cerca de 20% dos engenheiros civis têm mestrado. Engenheiros que querem se tornar gerentes devem fazer pós-graduação. Gerentes de engenharia civil precisam de uma licença, bem como experiência profissional.

As Perspectivas de Emprego Estima-se que as perspectivas de emprego para engenheiros civis cresceram 19% na próxima década. Esta taxa de crescimento é sobre a média.

Nossa infraestrutura está envelhecendo continuamente e estruturas como estradas, barragens, diques e pontes precisam ser reparadas, reconstruídas ou atualizadas. Isso exigirá a experiência de engenheiros civis.

O crescimento populacional também é um fator chave. Acomodar o número crescente de pessoas significará atualizar e reparar nossos sistemas de água e instalações de tratamento de resíduos. Engenheiros civis serão necessários para realizar essas tarefas.

O crescimento das perspectivas de emprego para engenheiros civis será atenuado por desafios orçamentários, tanto em nível estadual quanto de investidores privados. Apesar disso, os reparos e atualizações em nossa infraestrutura são necessários e demandam os serviços de mais engenheiros civis.