indústria

Empresa de tratamento de efluentes e seus detalhes

O tratamento de efluentes é componente fundamental quando falamos de um dos setores mais importantes para a vida contemporânea: o da construção civil.

Desse modo, é importante conhecer os procedimentos operados e como eles contribuem para maior eficiência, higiene e segurança na vida das pessoas.

No artigo que você acompanha a seguir, confira mais informações sobre o tema e acompanhe o significado de alguns termos que, muitas vezes, geram dúvidas e podem estar diretamente relacionados com a promoção do sucesso de um projeto.

O que é?

A água, como sabemos, é um dos nossos bens mais preciosos, mas uma série de atividades industriais e de demais tipos acabam poluindo-a e gerando resíduos que podem ser extremamente danosos à saúde humana. Dessa forma, ela precisa ser devida tratada.

Os processos pelos quais ela pode passar, portanto, podem variar de acordo com a natureza dos resíduos gerados, o que determina também o modo como será feito o procedimento.

Fatores como a carga poluidora, a presença de contaminantes e a quantidade a ser tratada podem influenciar diretamente nesse aspecto.

Sendo assim, é importante, em primeiro lugar, que os profissionais especialistas envolvidos possam definir de forma clara e por meio de uma análise precisa quais as quantidades de carga tóxica e de carga orgânica presente nas amostras colhidas.

Assim, podemos classificar os tratamentos como físicos, químicos ou biológicos de acordo com as operações unitárias que terão que ser empreendidas para que os resíduos sejam separados corretamente e a água possa ser tratada conforme as normas regulamentadoras da área.

Processos físicos

Os processos físicos oferecidos por uma empresa de tratamento de efluentes industriais é responsável pela remoção de sólidos em suspensão ou de flutuantes diversos por meio da separação física, o que inclui procedimentos que podem variar.

É possível, ainda, realizar a remoção de matéria orgânica e inorgânica que se apresenta em suspensão coloidal, eliminando ou reduzindo a presença de microrganismos, o que pode ser obtido por meio de filtrações em areia ou mesmo em membranas, como na microfiltração e na ultrafiltração.

Entre os procedimentos físicos mais comuns podemos destacar:

  • Peneiramento;
  • Flotação;
  • Caixas separadoras de óleo;
  • Sedimentação.

Processos químicos

Já os processos químicos são aqueles que fazem uso de uma série de produtos químicos como agentes de coagulação e floculação, conseguindo remover os poluentes através das reações que acontecem entre as substâncias misturadas.

Desse modo, utiliza também oxidação, redução e desinfecção para tratar adequadamente o efluente industrial. Alguns exemplos são:

  • Clarificação química;
  • Redução do cromo hexavalente;
  • Precipitação de fosfatos;
  • Oxidação de cianetos;
  • Troca iônica.

Processos biológicos

Os procedimentos biológicos, por sua vez, removem a matéria orgânica dissolvida transformando-a em sólidos sedimentáveis e gases, exatamente como, na natureza, se dá o processo de purificação e transformação desses materiais. No entanto, nos centros de tratamento as etapas são agilizadas e controladas.

Alto desempenho

Um exemplo de processo que costuma ser muito empregado ao se tratar de águas e efluentes de fábricas e indústrias dos mais variados segmentos é o de separar os líquidos dos sólidos por meio de nuvens formadas por microbolhas de ar, que têm como principal objetivo arrastar a impureza após suspendê-la, retirando-a.

Esse procedimento tem o nome de flotação tratamento de água e pode acontecer tanto por ar dissolvido quanto por ar disperso, sendo essa segunda opção mais eficaz por possuir bolhas maiores. Se a bolha for pequena e a quantidade de ar for grande, porém, melhor é seu desempenho.

Sendo assim, o chamado flotador funciona a partir da redução de densidade das impurezas, fazendo com que elas flutuem e assim possam ser conduzidas para outro ambiente.

Vistorias

Você já ouviu falar de avcb? Muita gente se questiona a respeito do que significa essa sigla e qual a sua importância para a construção civil como um todo.

Em primeiro lugar, a sigla se refere ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que é uma avaliação feita com base nas normas regulamentadoras com relação à proteção de estruturas contra riscos de incêndio.

Com esse laudo, uma edificação pode ser considerada segura para habitação ou para o desempenho de atividades de trabalho no geral, como prestação de serviços e atendimentos diversos.

Por isso, a Renovação avcb é extremamente importante e não pode ser negligenciada: com a visita técnica dos profissionais do Corpo de Bombeiro, será possível garantir que a estrutura está otimizada ao máximo para evitar as chamas.

O mais importante é sempre contar com uma boa assessoria em questões técnicas do setor e garantir a condução adequada de todos os processos que podem ser incluídos no tratamento de efluentes industriais de modo mais prático e resolutivo, evitando problemas ao meio ambiente e às construtoras.