comunicação visual

4 ideias para empreender na comunicação visual

Pese ao complexo cenário nacional, empreender ainda é um sonho para boa parte dos brasileiros: dados levantados pela Trendsity indicam que seis a cada dez jovens de idade entre 16 e 27 anos sonham em começar o próprio negócio. E a comunicação visual é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Entre a população geral, a taxa é de 58%.

Esta alternativa tem muitos atrativos. Afinal, é possível ser o próprio chefe, ter mais independência, flexibilidade e retorno financeiro.

O resultado é uma qualidade de vida que pode ser muito superior à de quem trabalha como funcionário.

Ainda assim, nem tudo são flores: a vida de empreendedor não é fácil.

Principalmente no início, trabalha-se muito, nem sempre ganha-se muito e há que se assumir o risco de a empreitada fracassar.

O primeiro passo em direção ao sucesso como empreendedor é escolher um setor com o qual há identificação, ou, pelo menos, disposição a conhecer sobre.

Da mesma maneira, é preciso certificar-se de que há demanda para o produto ou serviço que será oferecido.

Confira, a seguir, algumas opções para começar um negócio no setor da comunicação visual:

Fotografia

Ocasiões especiais, tais como aniversários, formaturas e casamentos, merecem um registro profissional.

Por conta disso, boa parte das pessoas investe tanto na cobertura fotográfica de tais eventos, bem como em books comemorativos. Esta é, portanto, uma boa oportunidade de negócio.

Por mais que as chances de sucesso já sejam grandes, é interessante tomar algumas medidas no sentido de aumentá-las.

Uma das saídas para isso é se especializar em determinado estilo ou ocasião, como a fotografia profissional de gravidas.

Afinal, a chegada de um novo membro da família é algo que costuma não apenas ser comemorado, como, também, registrado.

Vale ressaltar que, apesar do que a maior parte das pessoas pensa, cada ensaio é único. É possível investir nos mais diversos estilos, tais como:

  • Ensaio ao ar livre;

  • Ensaio família, quando o casal já tem um filme;

  • Ensaio estilo milk bath (banho de leite, literalmente);

  • Fotografia de parto, sempre que o hospital permitir.

Vale ressaltar que profissionais que optam por trabalhar com o ensaio gestante precisam ter muita sensibilidade.

Afinal, o momento é delicado, e a visão que o fotógrafo tem sobre ele tem muita influência sobre o resultado final do trabalho.

Cenografia

A cenografia é um aspecto fundamental de qualquer evento. Seja ele uma feira corporativa, uma festa de casamento ou uma formatura, a atmosfera criada pelos elementos decorativos é essencial para que ele seja um sucesso.

Portanto, este é outro setor da comunicação visual que costuma oferecer boas oportunidades de negócio.

Há dois cursos principais a seguir neste ramo: pode-se tanto elaborar os projetos quanto fornecer os materiais usados neles, como a fita led, móveis e até mesmo equipamentos de luz e som.

Para ter sucesso neste ramo, é interessante firmar parcerias com empresas especializadas na organização de eventos.

Assim, é possível conquistar uma clientela cativa, o que é sinônimo de uma renda praticamente fixa.

Materiais de marketing e comunicação visual

Em tempos de crise, especialistas apontam o investimento em marketing como algo fundamental. Afinal, a queda no consumo faz com que cada oportunidade de venda e cada cliente em potencial sejam preciosos.

Por mais que o universo online seja um dos veículos preferidos dos empreendedores para divulgar seus negócios.

Os materiais impressos, como folders e panfletos, ainda são fundamentais, principalmente em ações de ponto de venda.

Nelas, um promotor de vendas apresenta o produto aos clientes diretamente no estabelecimento, que é, justamente, o local onde eles estão mais propensos a gastar.

Novamente, é interessante firmar parcerias para obter uma clientela cativa.

É possível, por exemplo, trabalhar em conjunto com agências de comum, assegurando um desconto a quem for atendido pelo estabelecimento parceiro.

Da mesma maneira, pode-se trabalhar junto com uma agencia de promotores de supermercado, que, por sua vez, costuma oferecer mão-de-obra para tais ações.

Gráfica

Contudo, estes não são os únicos itens que podem ser produzidos por uma empresa de comunicação visual. Ela também pode trabalhar com materiais gráficos em geral, como adesivos, etiquetas e embalagens.

Nesses casos, será preciso contar com um time de mão-de-obra qualificada, como designers e colaboradores que saibam manipular os equipamentos.

Do mesmo modo, é fundamental manter os custos sob controle, com o objetivo de manter a saúde financeira do negócio.

Tudo, desde o custo do maquinário, até a fita adesiva larga preço, deve ser mantido sob controle.