Educação

Educação infantil: administração, atividades e organização

Ensinar é um processo que é muito prazeroso e que não é sozinho. Todo processo de ensino consequentemente gera uma aprendizagem, como para quem ensina, como para quem aprende, sendo portanto um movimento contínuo que chamamos de ensino-aprendizagem.

Neste sentido, as escola de recreação infantil e de educação infantil tem um papel fundamental, que é o de educar as crianças intelectualmente e socialmente, para que assim, as regras da sociedade como um todo sejam aprendidas.

Assim, um importante filósofo antigo dizia que é preciso ensinar as crianças, para que em um futuro, não seja preciso punir os adultos.

E as escolas de ensino infantil tem esse objetivo, ensinar de forma humanizada quem é o outro, além de garantir o bom desenvolvimento de habilidades e técnicas por meio de atividades de coordenação motora e artes, no geral.

No entanto, administrar e organizar esses espaços da educação infantil pode ser complexo, e neste artigo entenderemos pontos importantes quanto a estes assuntos.

A administração da escola infantil

A administração escolar é algo muito importante para garantir que o ambiente sejam seguro e que garanta que tanto os professores como os alunos tenham as ferramentas necessárias para um bom desenvolvimento das metodologias de ensino, e consequentemente um ensino de qualidade.

Uma boa administração da escola tem como como objetivo central agregar todos os objetivos da comunidade escolar e desenvolver ações para que essa seja alcançada.

Portanto, ações de cunho costumeiro como uso de uniforme escolar infantil, desenvolvimento de ações de avaliação, métricas para os professores e muitos outros aspectos.

Por fim, temos que marcar aqui que uma boa administração da escola infantil tem o objetivo de criar um amplo espaço democrático que garanta a participação de todos os profissionais da educação na gestão do projeto pedagógico e também ter uma gestão compartilhada, para que todos os objetivos sejam alcançados como:

  • Qualidade na infraestrutura;
  • Professores engajados;
  • Pais satisfeitos;
  • Alunos felizes.

No tópico abaixo falaremos sobre a organização do espaço nas escolas de ensino infantil, que agregam berçário de bebê e de crianças de outras idades.

Organização do espaço da escola infantil

Organizar uma escola infantil tem que ter muita atenção, pois, existe diversos elementos que podem ser diferenciados.

No entanto,, sempre haverá os espaços de recepção dos alunos, como as salas e espaços de brincadeiras, espaço para receber os pais e outros visitantes e claro os espaços de uso exclusivo dos adultos.

As crianças só podem circular nas áreas administrativas na companhia de algum adulto para evitar problemas e acidentes. Alguns elementos que devem ter dentro de uma organização administrativa na escola infantil ou de recreação infantil são:

Recepção

Na recepção que é para receber as pessoas. Invista em poltronas e cadeiras confortáveis com espaço disponível para as crianças. É preciso ter banheiro aparente para que haja o uso pelos visitantes.

Secretaria

A secretaria onde fica grande parte dos arquivos, chaves e materiais que os professores utilizam, e são importantes na rotina administrativa da escola.

A sala de direção e coordenação é onde grande parte dos gestores trabalha, com o planejamento das atividades e das reuniões com professores.

Consultório

O consultório é para problemas relacionados a saúde das crianças que acontecem dentro da escola, como acidentes no parquinho e pequenos machucados. Há uma estrutura com macas, mesas e cadeiras.

Sala dos professores

A sala dos professores onde é o espaço de encontro, descanso e reflexão tanto dos professores como de outros profissionais como cozinheiros e outros profissionais da comunidade escolar.

Berçário

Já a estrutura de um berçario 2 idade além dos aspectos administrativos podem ter a seguinte organização: salas de repouso para que os bebês possam dormir em berços com qualidade.

Fraldário para a higiene dos bebês e lactário para que ocorra o preparado da alimentação dos bebês. Portanto, uma escola infantil, principalmente, berçário tem toda essa estrutura.

As atividades em uma escola de educação infantil

Após o berçário, as crianças quando chegam aos 4 anos entram na chamada pré-escola, e é aqui que ocorre as atividades que permitem que as crianças identifiquem situações, fortalecem sua coordenação motora e começa o processo de alfabetização.

Assim, muitas atividades são feitas para que o ensino e aprendizagem funcionem de forma adequada e correta, como brincadeiras que imitam profissões dos adultos, tarefas orais e escritas, e exploração sensorial dos ambientes.

Portanto, uma escola de educação infantil tem muitas dimensões e o cuidado e atenção com todas elas garantem uma aprendizagem adequada, correta e eficiente.