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E-mail marketing ainda vale a pena?

Muitas pessoas têm dúvidas se o E-mail Marketing ainda vale a pena e se realmente funciona. Este artigo esclarece essas e outras dúvidas!

Sabemos que o mercado online está em constante evolução e atualmente existem diversas outras ferramentas modernas que ajudam na conversão. 

 

Com tanta novidade no mundo dos negócios online, será que o e-mail marketing ainda funciona?

 

Hoje vamos desmistificar esse assunto e passamos dicas de como ter mais resultados em seus negócios.

O que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de fazer publicidade através do correio eletrónico, utilizando assim o e-mail como forma de fazer marketing direto. 

 

Também é possível afirmar que e-mail marketing é toda e qualquer comunicação feita pelas empresas para com os seus clientes através dos e-mails delas.

 

Com essa forma de fazer marketing, os custos são baixíssimos comparados ao marketing tradicional e há possibilidade de fazer análises baseadas nos relatórios das campanhas.

 

Também é possível segmentar, automatizar e fazer a entrega dos conteúdos certos para as pessoas certas.

Email marketing ainda vale a pena

Diversas pessoas entram no marketing digital e deixam de explorar ferramentas poderosas que podem alavancar as vendas, simplesmente por achar que algo não funciona mais.

 

Apesar de ser uma técnica considerada antiga, o e-mail marketing é uma ferramenta bastante usada nas estratégias de marketing digital. 

 

Isso tem ajudado muitos empreendedores tanto para a comunicação com os clientes, assim como na apresentação de novos produtos.

 

Mesmo que alguns pensem que o e-mail marketing não funcione mais, muitos têm se beneficiado disso. 

 

Através da criação de listas de e-mail, você poderá ficar mais próximo de seu público, mantendo-o bem informado sobre seus produtos e serviços, além de ter a possibilidade de realizar vendas.

 

Vamos refletir um pouquinho…

 

As redes sociais, com toda interatividade e tecnologias, funcionam bem e tem ajudado bastante, porém muitas delas poderão deixar de existir.

 

Lembra do orkut, google+ e MSN? Elas todas não existem mais! Porém o e-mail será difícil chegar ao fim. 

 

Todos nós precisamos de pelo menos um e-mail ativo, para as mais variadas atividades do dia, percebeu? Olhe a sua volta e veja quantas pessoas que você conhece tem um e-mail ativo. Quase todas não é? Pois é…

 

Com isso, percebemos que investir em e-mail marketing é algo sólido que poderá trazer resultados por muitos e muitos anos, sem precisar temer de ter todo trabalho jogado fora de uma hora pra outra.

Como ter resultados com e-mail marketing?

 

A taxa de abertura de e-mail é o fator principal para que sua estratégia de e-mail marketing tenha resultados. 

 

Então, para ter resultados, capriche na copy e na qualidade de seus conteúdos. De nada adianta alcançar as pessoas certas se os conteúdos não forem bons. 

 

Confira algumas dicas importantes!

 

 

  • Crie conteúdos segmentados 

 

 

É bom estar em contato com seu público, quase diariamente. Também é importante chamar cada pessoa pelo nome, para que elas se sintam únicas.

 

Isso porque, com o e-mail marketing é possível segmentar suas mensagens de acordo com o gosto das pessoas, e a cada e-mail enviado é possível chamá-las pelo nome.

 

Assim, o empreendedor sempre pode estar mais perto do seu público alvo. Em épocas especiais como páscoa, natal, ano novo e até na black friday são períodos em que o e-mail marketing faz toda a diferença.

 

 

  • Automatize o envio de E-mails

 

 

As plataformas de e-mail marketing permitem que qualquer pessoa crie e gerencie campanhas para envio de e-mails de  forma automatizada, fácil e prática.

 

Além disso, algumas possuem um limite gratuito de captura de contatos, a exemplo da Egoi.

Com o Autoboot, você poderá enviar uma sequência programada de e-mails, escolhendo os dias e horários estratégicos.

 

 

  • Diversifique seu canal de comunicação

 

 

É possível utilizar diversos tipos de e-mail marketing, cada um pode ser usado em estratégias diferentes e para alcançar o resultado desejado. 

 

Algumas das possibilidades são:

Email de boas-vindas;

Newsletter semanal;

Feedback e pesquisa de satisfação;

E-mail para aniversariante;

E-mail de recompensa;

E e-mail sazonal.

 

  • Invista em e-mails de texto 

 

Evite e-mails em estilo de propaganda ou com excesso de imagens e vídeos. Isso pode de cara afastar as pessoas de acompanharem seus próximos e-mail.

Portanto, passe profissionalismo e qualidade de escrita dos textos.

Considerações finais

 

Com o E-mail Marketing, empresas de qualquer área e segmentos distintos, mesmo investindo pouco, podem explorar diversas estratégias para ver qual a mais eficiente.

 

Também é importante salientar que, ao capturar leads, você terá uma base de clientes ansiosos para receber novidades.

 

Vale lembrar que, para captar leads sem gastar dinheiro, é importante começar com um mini site ou blog e usar ferramentas Gratuitas de seo, no intuito de ranquear o projeto.

 

 Assim as pessoas encontrarão seu conteúdo e em seguida poderão deixar o e-mail delas.

Também é importante que a página de captura seja bem elaborada e com um visual limpo e responsivo. 

 

Restou alguma dúvida sobre o conteúdo? Deixe-nos uma mensagem abaixo!