pexels-thirdman-5327584

Dores na coluna? Saiba quando procurar um médico

É difícil encontrar alguém que já não tenha sofrido de dores na coluna. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 80% da população mundial já apresentou este sintoma.

O estilo de vida sedentário ligado a trabalhos desempenhados no computador, além de histórico familiar e predisposição genética, são alguns fatores que explicam por que esse problema é tão comum.

Muita gente fica em dúvida sobre qual é o momento que é preciso procurar um médico especialista para verificar as causas da dor na coluna. Confira todos os detalhes sobre isso a seguir!

Principais tipos de dores na coluna

Dores na coluna podem ser divididas em diferentes tipos. Um deles são as de origem muscular, muitas vezes causadas pelo levantamento de cargas pesadas e movimentos bruscos anormais. Também podem ser causados por:

  • Cansaço;
  • Estresse;
  • Postura errada ao sentar;
  • Entre outros. 

Essas dores surgem a partir de fenômenos como estiramento de músculos. Também há dores na coluna de origem respiratória, que ocorrem em função da mobilização de músculos do abdômen e das costas. 

Já as dores ciáticas são provocadas pela compressão do nervo ciático, localizado no final da coluna. Esse tipo de dor (marcada por formigamento, dificuldade de andar ou sentar) começa na lombar e se espalha para as pernas.

Um último tipo de dor na coluna é provocada por artrose na coluna, caracterizada por alteração degenerativa nessa área. 

Esse problema provoca sintomas como tensão nas costas, dor e desconforto ao sentar ou permanecer de pé durante horas. O mais comum é que a dor se irradie para as nádegas, coxas e/ou pernas.

Quando buscar ajuda médica

É recomendado procurar ajuda médica especializada quando a dor se torna recorrente e intensa, prejudicando a qualidade de vida do paciente. Outro sinal de alerta é quando ela começa a se irradiar para outras partes do corpo (como pernas, braços e nádegas). 

Dormência e formigamento também são sinais que merecem atenção especial. Além de fraqueza nas pernas, perda de peso inesperada e histórico de problemas na coluna na família. Por fim, se você sentir fraqueza ao caminhar, fique atento.

Especialidades médicas

Existem diferentes especialidades médicas que podem ser solicitadas para avaliar dores na coluna. Médicos ortopedistas são focados em problemas do sistema músculo-esquelético e também podem realizar cirurgias desde que tenham realizado esta especialidade. 

Fraturas, torções, luxações e tumores ósseos são alguns exemplos de problemas comumente tratados por esses profissionais.

Outra especialidade possível são os médicos reumatologistas, que tratam de doenças inflamatórias nos músculos, articulações, tendões e ossos. 

Por fim, neurocirurgiões cuidam do cérebro e do sistema nervoso central. Esse tipo de profissional é indicado especialmente quando há a possibilidade de realização de cirurgia.

Importância de medicina especializada 

Por ser a base de sustentação do corpo humano, a coluna dá sinais quando está sobrecarregada. Por mais que dores na coluna sejam recorrentes em boa parte da população mundial, sentir dor não deve ser normalizado. 

Ao sentir sintomas recorrentes, busque ajuda médica especializada para avaliar os sintomas e investigar as causas. Isso é fundamental para evitar que o problema se torne crônico. 

Vale lembrar que somente um médico especializado pode avaliar os sintomas, o histórico familiar, solicitar exames e orientar quais tratamentos devem ser adotados. Busque profissionais qualificados e com experiência para ter o melhor acompanhamento.

Tags: No tags