Algo que a maioria das pessoas gostaria é ter o seu próprio negócio. Não depender de ninguém, ser seu próprio chefe e estar no controle da situação é algo que as pessoas estão buscando.
No entanto, independentemente do tipo de negócio, do produto ou serviço oferecido, é importante e obrigatório que algumas normas sejam seguidas, principalmente com relação à segurança. Afinal, todos desejam um local de serviço seguro e otimizado.
Por esse motivo, este artigo traz algumas informações sobre itens e procedimentos de segurança que precisam estar presentes no setor comercial.
Quais os procedimentos de segurança para o comércio?
Quando se fala em segurança do comércio, a primeira preocupação que vem à mente é proteger o patrimônio contra roubos.
De fato isso é muito importante e necessário, mesmo porque isso visa proteger o comércio de prejuízos – inclusive – financeiros.
No entanto, a segurança não é somente isso, a proteção contra incêndios e a regularização do estabelecimento pelo corpo de bombeiros também são muito importantes.
Assim, o clcb corpo de bombeiros sp é um exemplo disso. Na prática, o clcb trata-se de um documento emitido pelo corpo de bombeiros atestando que o local está em plenas condições contra incêndios e dentro do que é previsto na legislação.
No entanto, vale destacar que esse documento possui um período de validade e precisa ser renovado a cada 3 anos – ou conforme indicado pelo corpo de bombeiros de acordo com a atividade exercida no local.
Para conseguir esse documento, alguns procedimentos adotados são:
- Vistoria do local;
- Preenchimento do Formulário de Avaliação de Risco;
- Fazer melhorias caso seja necessário;
- Emissão de atestados;
- Emissão de laudos;
- Treinamento de brigada de combate a incêndios.
Equipamentos, sistemas e combate ao incêndio
Além de precisar desse documento, outras atitudes são importantes, como fazer a instalação de sistema de combate a incêndio em um negócio.
Esta instalação visa garantir a segurança do estabelecimento e precisa atuar de forma eficiente, em caso de necessidade.
Para fazer a instalação desses equipamentos, é importante contar com tecnologia avançada e experiência por parte de quem irá instalar.
Além disso, é necessário identificar as necessidades de cada estabelecimento e quais são os equipamentos necessários para essas necessidades, bem como realizar a adequação de projetos e fazer o aproveitamento de todos os recursos disponíveis.
A iluminação de emergencia é um exemplo de equipamento de proteção contra incêndio.
Isso porque essa iluminação proporciona uma iluminação adequada nos estabelecimentos, pois, muitas vezes, quando ocorre um incêndio de grande proporção, a energia pode ser cortada.
De modo geral, esse sistema ajuda na evacuação da área, além de auxiliar nas situações de resgate.
Para que o sistema de iluminação de emergência funcione como o esperado, é importante distribuí-lo em saídas, escadas de emergência, rotas de fuga, além de possível obstáculos.
Todos os ambientes do estabelecimento precisam dessa iluminação para que a circulação em caso de emergência seja facilitada, além de precisar estar disposto em cima de objetos de combate, como no caso do extintor de incendio.
Este equipamento de combate a incêndio é muito popular e obrigatoriamente deve estar presente e acessível em todos os estabelecimentos comerciais.
Existem vários tipos de extintor e cada um vida combater o fogo provocado por diversas naturezas. Os tipos de extintores são:
- Água;
- Gás Carbônico;
- Pó químico B/C;
- Pó químico A/B/C;
- Espuma mecânica.
Para saber o tipo de extintor ideal, é necessário saber o que pode provocar o incêndio em cada comércio. Esta orientação pode ser passada no ato da compra.
Além desses itens importantes de combate ao incêndio presentes no mercado, um aliado na prevenção e combate a esse tipo de acidente é o alarme de incendio. Muito popular, ele avisará sobre a ocorrência de incêndio, garantindo ainda mais segurança.
A segurança dos funcionários vai mais além e um meio de garantir isso é por meio do exame clínico admissional.
Este exame visa inspecionar e garantir as condições físicas e às vezes até psicológica do novo colaborador, visando mais qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho.
A segurança não pode esperar, pois de fato não é possível prever quando um acidente ou um incêndio pode acontecer.
Mesmo em estabelecimentos com excelente estrutura, fatalidades como um incêndio, que coloca muitas vidas em risco podem acontecer.
O melhor a se fazer é não facilitar e tomar todas as providência para a proteção do lugar do seu negócio e das pessoas. Desta maneira, combater um incêndio fica muito mais fácil.