Network Flow - UAT - Dicas para organizar seus compromissos e ser mais produtivo

Dicas para organizar seus compromissos e ser mais produtivo

Você se sente sobrecarregado com a quantidade de tarefas que precisa fazer? Ou, quem sabe, até está com a agenda mais livre, mas tem aquela tarefa que, toda vez que decide fazer, não consegue ser produtivo e focar e acaba deixando para depois?

Muitas pessoas enfrentam esses problemas no dia a dia e já estão cansadas de procrastinar suas atividades ou de não conseguir manter uma boa produtividade na rotina. Mas a boa notícia é que tem como resolver essa questão!

A chave para isso é ter mais organização na sua rotina e saber o que é prioridade e precisa ser feito. 

Mas antes de sair comprando um planner mensal ou começar a usar uma ferramenta de organização, é importante que você conheça algumas dicas que vão te ajudar a ser mais produtivo no seu dia a dia.

Defina metas para seu mês, semana ou dia

O primeiro item que você deve fazer para conseguir se organizar e ser mais produtivo é definir as principais metas. Esse passo é muito importante porque ele vai dar um propósito maior para as suas tarefas, ajudando você a não deixá-las para depois.

Quando trabalhamos com objetivos, passamos a ter mais clareza sobre como aquela tarefa vai nos ajudar a alcançar nossas metas, fazendo com que seja mais fácil focar e concluí-las.

Por isso, quando você for organizar o seu mês, semana ou dia, aproveite para definir as principais metas que deseja alcançar no período, para, assim, organizar suas tarefas de maneira eficiente e realizar todas de forma produtiva.

Conheça seus horários mais produtivos

Cada pessoa possui dois tipos de horários. O primeiro, é aquele no qual você consegue realizar todas as suas tarefas de forma rápida e com qualidade. Já o segundo, é quando você não consegue focar e se considera sortudo quando consegue finalizar uma atividade.

Geralmente, quando uma pessoa está com problemas em se manter produtivo é porque elas querem realizar muitas atividades no horário em que não têm foco nenhum.

Para evitar isso, separe uma semana e comece a observar como você lida com suas tarefas em cada período do dia, para assim descobrir seus horários mais produtivos e separá-los para as atividades que mais demandam a sua atenção.

Separe seus horários por blocos de tempos

Outra prática que pode ajudar você, principalmente se já sabe os seus horários mais produtivos, é separá-los por blocos de tempo. 

Um bloco de tempo é quando separamos algumas horas do dia para nos dedicarmos a um conjunto de atividades relacionadas a um projeto ou área específica da vida.

Você pode, por exemplo, criar um bloco de tempo para as atividades relacionadas à sua rotina matinal, onde você tem tarefas como:

  • Acordar;
  • Fazer skincare;
  • Tomar café;
  • Ler as notícias do dia;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Entre outras.

Ao agrupar suas atividades dessa forma, você tem uma visualização de como está investindo seu tempo, conseguindo focar melhor nas suas tarefas e aproveitar o tempo que definiu para cada bloco.

Anote todas as atividades no dia anterior

Você já sabe que o principal motivo da sua procrastinação pode ser a falta de organização do seu dia. Quando começamos um novo dia sem saber para onde nossa atenção será focada, fica mais difícil manter uma boa produtividade.

Para driblar isso, você pode aplicar um hábito muito simples na sua rotina: planejar suas atividades no dia anterior. Ao fazer isso, você consegue iniciar o seu dia mais focado, pois saberá quais demandas precisam ser realizadas.

Você pode adicionar esse hábito todas as noites, separando um tempo para anotar na sua agenda as atividades mais importantes a serem realizadas no próximo dia.

Faça uma coisa de cada vez

Ser multitarefa não é sinônimo de ser produtivo. Devemos sempre considerar que o cérebro humano não tem a capacidade de focar em várias coisas ao mesmo tempo. 

Sendo assim, toda vez que você tentar ser multitarefa, você estará perdendo mais energia e, provavelmente, vai acabar procrastinando no final.

Para ter uma rotina produtiva, é importante conhecer e sempre considerar as nossas limitações para saber até onde conseguimos cumprir com um compromisso ou tarefa. 

Por isso, ao organizar seu dia, semana ou mês, tente estipular um período de tempo para realizar cada atividade de forma separada e, assim, conseguir focar melhor em cada uma delas.

Saiba o que distrai você

É bem provável que na maioria das vezes em que você procrastinou uma atividade, foi porque tinha algo distraindo a sua atenção. 

Pode ser porque chegou uma nova mensagem de um amigo, ou uma notificação de uma publicação nova na sua rede social favorita ou porque você resolveu pegar um café e ficou conversando com seus colegas.

Seja o que for que distraia você de realizar as suas atividades, é importante que você perceba o que te atrapalha e tente, ao máximo, se manter distante quando precisar focar em uma tarefa específica. 

Para isso, você pode estipular que só vai responder o amigo, navegar nas redes ou pegar aquele café depois de finalizar a sua tarefa. Isso ajuda a dar uma motivação extra para concluí-la!

Texto: Gustavo Marques

Tags: No tags