Conciliar o trabalho e os estudos faz parte da rotina de muitos brasileiros em algum momento da vida. Geralmente, não se trata de um período tão simples, pois demanda organização, entrega, pressão, prazos e tantas outras obrigações.
Nesse meio tempo, é normal termos de abdicar:
- Reuniões familiares;
- Festas com amigos;
- Momentos de lazer;
- Entre outros.
Por esse motivo, ter disciplina é fundamental. Manter-se centrado pode ser um grande desafio, inclusive para aulas online, para as quais o ambiente nem sempre é tão favorável.
Entretanto, há uma série de hábitos que podem ser incluídos em seu dia a dia, tornando tudo mais leve, desde o planejamento até a sua alimentação. Veja a seguir algumas dicas para conciliar trabalho e estudos.
Planejamento e metas
Ter um calendário é essencial tanto para os estudos quanto para frequentar as aulas e o trabalho, tendo em mente todas as tarefas.
Se você trabalha de forma manual, agendas, planners ou cadernos em que possa anotar os deveres é fundamental. Dessa forma, não deixará de lado compromissos ou prazos de entrega. Em época de TCC, esse controle é ainda mais necessário.
Para quem prefere usar a tecnologia, combinar os calendários pessoal, escolar e de trabalho pode alinhar a comunicação e permitir que você tenha acesso às suas obrigações em todos os seus dispositivos.
Atividades físicas
Atividades físicas podem até aparentar te deixar mais cansado, mas você sabe quantos neurotransmissores que te dão prazer, alegria e motivação podem ser produzidos?
Praticar exercícios vai deixar seu corpo e sua mente mais despertos, acostumados com a correria. Endorfina, serotonina e dopamina podem ser produzidas durante atividades físicas, estimulando e reequilibrando sua energia e humor.
Calma! Você não precisa se matricular na academia amanhã. Você pode inserir esse hábito na semana fazendo diversos tipos de atividades, como yoga, corrida, natação, dança, caminhada ou até musculação.
Alimentação
Existem alimentos que podem ser ótimos aliados para o cotidiano de quem trabalha e estuda, sobretudo os que dão energia, como açaí ou café, os que regulam o sono, que é o caso dos laticínios e espinafres, ou aqueles que ajudam na memória, como peixes e abacate.
Cuidado com as crises de ansiedade que a pressão ou falta de planejamento podem causar. Essas podem te deixar com vontade de comer a primeira coisa que aparecer pela frente.
Açúcares e alimentos gordurosos, devido à sensação de prazer, podem fazer com que você queira consumi-los em excesso, e isso poderá te trazer problemas, como sobrepeso e indisposição.
Sono
Dormir bem é essencial. Tente ser fiel ao horário de dormir e ao horário de acordar e tente manter, no mínimo, a quantidade de 6 horas por noite.
Espinafres, peru, banana e frutos secos são ótimos aliados para melhorar o sono. Além disso, meditação ou yoga, bem como deixar o celular de lado, vão ajudar a desligar a cabeça e dormir em paz.
Momentos de lazer
Fazer o que gosta é a chave para se manter em equilíbrio. Se você dedicar todos os seus dias a apenas trabalhar e estudar, acaba perdendo momentos de alegria que dão sentido à vida, podendo ter crises de melancolia ou até um quadro depressivo.
Além disso, manter o contato com os amigos e a família ajudam a fortalecer sua rede de apoio, te lembrando de que não está sozinho para lidar com as obrigações da vida.
Tire um tempo para ir a festas, cinemas, teatros, jogar conversa fora com os amigos ou aquilo que mais gosta de fazer para se sentir vivo. Afinal, a vida é uma só e precisamos saber equilibrar todos os campos para que desfrutemos bem desse tempo.