Hoje em dia, criar site se tornou algo essencial para empresas que desejam ter presença online, mesmo para lojas físicas que não possuem comércio eletrônico.
Estudos mostram que clientes B2C procuram por empresas físicas na internet, enquanto clientes B2B pesquisam por empresas primeiro de maneira online.
Ou seja, isso só mostra como é realmente importante que todas as empresas dediquem-se para ter um site, mas não basta apenas criar um site, é sim um que seja de qualidade.
Porém, como é possível fazer isso? Será que dá muito trabalho?
A realidade é que criar um site não é especialmente difícil com as muitas ferramentas de criação de sites disponíveis.
Hoje em dia, você pode facilmente criar um site, mesmo que não tenha conhecimento em programação e web design.
Claro, procurar por um profissional é sempre uma excelente opção, afinal, ele saberá exatamente o que estará fazendo, o que deixará seu site muito profissional.
No entanto, seja qual for o software que você escolher, se manter alguns princípios de design em mente, poderá criar o seu site.
Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos sobre como criar um site para sua empresa!
Como criar um site para empresa
Bem, para a sua empresa ser encontrada na internet, é importante que ela tenha um site. Então, para te ajudar, aqui estão algumas dicas de como criar um site para a sua empresa.
1. Torne seu site responsivo a dispositivos móveis
As pessoas estão cada vez mais utilizando os dispositivos móveis para fazer pesquisas na internet e a tendência é que esse hábito se torne muito maior.
Inclusive, consumidores usam seus smartphones mesmo quando estão em lojas de varejo para comparar preços e ver análises de produtos.
Além disso, grande parte das pessoas irão para um concorrente se tiverem uma experiência ruim com um site para celular.
Se você planeja administrar um site de comércio eletrônico de sucesso, ou qualquer site, é absolutamente necessário atender aos usuários de dispositivos móveis.
2. Facilite encontrar o site
Você precisa ter um nome de domínio que descreva o seu negócio ou seja o nome da sua empresa.
Você pode até ter vários domínios que apontam para o site. O importante é pensar em endereços de domínio que sejam fáceis de serem lembrados pelo seu público-alvo e que não sejam difíceis de serem digitados.
3. Coloque suas informações de contato em uma boa localização no site
Se seu negócio depende de que as pessoas possam entrar em contato com você ou ligar para sua equipe de vendas, coloque essas informações onde elas possam encontrá-las facilmente.
Suas informações de contato devem estar visíveis, de preferência no topo da página inicial, para que os visitantes não precisem pesquisar um número de telefone ou endereço se quiserem entrar em contato com a empresa.
Se você usa as mídias sociais para se conectar com os clientes, certifique-se de colocar links no cabeçalho ou rodapé, onde são facilmente encontradas.
4. Facilite a navegação
Limite o menu de navegação de nível superior a cinco guias claramente rotuladas com páginas relacionadas organizadas sob elas.
Você também deve ter uma maneira clara de voltar à página inicial, independentemente de onde seus leitores chegarem.
Muitas vezes, uma pesquisa pode levar o leitor a uma página diferente da página inicial.
5. Certifique-se de colocar as informações corretas
Nem é preciso dizer que informações imprecisas afastarão os consumidores, seja um número errado, informações desatualizadas sobre o produto ou simples erros gramaticais.
Você não deve apenas revisar cada página antes de ir ao ar, mas deve verificar periodicamente cada página, especialmente depois de fazer atualizações em qualquer outro lugar.
6. Mantenha uma boa velocidade de carregamento
Se o seu site não tiver uma boa velocidade de carregamento de página, os seus visitantes desistiram dele e irão para o site do seu concorrente.
Portanto, certifique-se de que seu site funcione sem problemas, mantendo o software atualizado, otimizando vídeos e imagens para downloads mais rápidos e usando um host de site que possa lidar com suas demandas de largura de banda.
7. Mantenha seu design simples
Limite o uso de fontes, cores e gifs animados, que podem distrair e desviar os olhos do foco do site.
Parágrafos curtos e marcadores também tornam as informações mais digitalizáveis e com probabilidade de serem lidas.
Também tome cuidado com as cores utilizadas. Além de serem relacionadas a sua empresa e ao seu nicho de atuação, também é importante que elas não sejam desconfortáveis aos visitantes do site.
Conclusão
Ter um site é fundamental para que a sua empresa seja encontrada na internet e você consiga obter visitantes, que se tornaram leads para que depois se tornem clientes.
Porém, é importante deixar claro que um site funciona como a sua vitrine virtual – ou cartao de visitas online.
Portanto, não hesite em criar não apenas um site, mas sim um site que realmente represente a sua empresa e seja atrativo para os seus atuais e potenciais clientes.
Esperamos que as dicas neste artigo te ajudem a criar um site para a sua empresa. No entanto, se tiver dúvidas sobre como fazer isso, procure pela ajuda de um profissional!
Dessa maneira, poderá tirar todas as suas dúvidas e, juntos, poderão tomar as melhores decisões para a criação do seu site.