Celebrado no dia 28 de maio, o Dia Internacional do Hambúrguer é uma data que não pode passar despercebida pelos apaixonados por um suculento burger. Entenda as origens de uma das comidas mais amadas e consumidas no mundo inteiro e veja como fazer um burger gourmet em casa!
Apesar de ser um dos símbolos do “fast food”, o hambúrguer a cada dia ganha mais destaque com opções diferenciadas, criativas e sofisticadas, principalmente nas mãos da gastronomia brasileira.
Um burger gourmet, por exemplo, possui a carne mais suculenta e macia, sempre acompanhada de ingredientes de altíssima qualidade que compõem um lanche digno de nota.
Por isso, nada mais justo do que celebrar esta deliciosa iguaria com o Dia Internacional do Hambúrguer.
Qual é o Dia Internacional do Hambúrguer?
O Dia Mundial do Hambúrguer é celebrado todos os anos no dia 28 de Maio. A história por trás do primeiro hambúrguer é cheia de mitos e incertezas, mas sabemos que os Estados Unidos foi apenas responsável por popularizar a comida e a transformar em um sanduíche com a adição dos pães.
No entanto, uma das teorias mais aceitas é a de que o “primeiro hambúrguer” tenha surgido na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Era um simples bolinho de carne moída temperada e frita.
Mesmo assim, para entender a verdadeira origem do hambúrguer, é preciso voltar ainda mais um pouquinho no tempo antes de chegarmos à cidade alemã.
De acordo com o documentário do National Geographic EAT: The Story of Food: The History of the Hamburger, o que conhecemos como hambúrguer hoje na verdade teve origem graças ao temido Genghis Khan, imperador Mongol que foi um dos maiores conquistadores da história, dominando a Ásia, o Oriente Médio e a Europa Oriental.
O seu exército era enorme para a época, sendo que uma das maiores dificuldades era alimentar todos esses soldados. Portanto, uma das formas encontradas foi transportar e amaciar as carnes que caçavam entre a sela e o lombo de seus cavalos de guerra.
Então, a carne virava uma espécie de pasta salgada (devido ao suor dos animais) e era transformada em bolas achatadas, parecidas com hambúrgueres. Ou seja, eram alimentos fáceis e práticos para comer entre uma batalha e outra.
Com o passar do tempo, os mongóis levaram esta técnica para os russos, que transformaram a ideia no famoso bife tártaro. Os nômades da Ásia Ocidental, por sua vez, desenvolveram uma técnica de temperar a carne e conservá-la por mais tempo.
Mais tarde, viajantes alemães levaram a ideia para a cidade de Hamburgo, onde açougues desenvolveram técnicas para moer a carne. Com a carne moída e temperada, criavam bifes saborosos, de baixo custo e que rapidamente se tornaram populares por toda a cidade.
Seguindo a linha do tempo, imigrantes alemães se mudaram para os Estados Unidos e deram início à criação dos hambúrgueres como conhecemos hoje em dia.
Aliás, assim como na época de Genghis Khan, a grande popularidade do hambúrguer nos EUA se deve a sua praticidade também. A explosão industrial no início do século XIX tomou conta dos Estados Unidos, pois eram necessários alimentos que fossem práticos, rápidos e baratos para a grande massa de trabalhadores.
Embora os EUA não tenham sido os criadores do hambúrguer de fato, foi a partir deles que o alimento conquistou os quatro cantos e hoje podemos celebrar o Dia Internacional do Hambúrguer.
Já no Brasil, o hambúrguer chegou quando o americano Robert Falkenburg abriu o primeiro Bob’s em 1952, no bairro de Copacabana. Ao lado do milk-shake e do sundae no cardápio, as novidades caíram no gosto dos cariocas em questão de tempo.
Aproveite a ocasião e prepare o seu lanche para comemorar o Dia Mundial do Hambúrguer!
Como fazer hambúrguer em casa?
Quer aproveitar o Dia Internacional do Hambúrguer em casa? Então veja como preparar um delicioso cheeseburger com carne de picanha!
[alt tag: dia do hambúrguer – 28 de maio]
Ingredientes
- 1 carne de hambúrguer de picanha (180 g);
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- 1 colher de chá de óleo;
- 1 fatia de queijo cheddar;
- 1 pão brioche;
Modo de preparo
Tempere um lado do hambúrguer com sal e pimenta a gosto antes de levar à chapa ou frigideira.
A carne deve estar em temperatura ambiente para acertar o ponto e evitar que o hambúrguer fique gelado no meio.
Os hambúrgueres já têm gordura, então utilize apenas uma colher de chá de óleo para subir a temperatura da frigideira, mas a mantenha “quase seca” ao colocar a carne.
Ponha o hambúrguer na frigideira com o lado temperado para baixo e aproveite para temperar por cima desta vez. A seguir, prense o burguer de leve para evitar que ele inche.
Deixe a carne na chapa ou frigideira por cerca de 2 minutos e meio de cada lado, no máximo 3.
Caso o fogo não seja tão forte, talvez seja necessário deixar o hambúrguer por mais tempo, pelo menos até formar uma crosta de um dos lados.
A partir de então, quando a crostinha estiver formada, recomenda-se terminar de cozinhar o hambúrguer com o queijo cheddar em cima para derreter de forma natural.
Ao mesmo tempo, você pode selar os seus pães com manteiga em outra frigideira (ou na mesma chapa).
Para um hambúrguer ao ponto, deixe-o descansar por aproximadamente 2 minutos e você terá uma suculência mais homogênea e irresistível.
Finalize o seu burger gourmet colocando a carne no pão e, caso prefira, incremente com outros ingredientes a gosto!
Onde comprar hambúrguer online?
Se você quer comprar hambúrguer online para preparar em casa, conheça as deliciosas opções disponíveis no Empório 481.
Você encontra sabores de hambúrguer com blends de brisket, costela e picanha para fazer com praticidade!
- Hambúrguer de Picanha – 2 unidades de 180 g cada;
- Hambúrguer de Brisket – 2 unidades de 180 g cada;
- Hambúrguer de Costela – 4 unidades de 90 g cada.
Peça online para receber seus burgers gourmet por delivery com entrega no mesmo dia na Grande São Paulo ou sob agendamento, de acordo com sua preferência.
Se desejar, você também pode comprar os kits de carnes para fazer hambúrguer que também acompanham pão brioche, queijo cheddar e bacon artesanal.
Kits de carnes para fazer hambúrguer
Kit Hambúrguer de Picanha
- Kit pão e carne – 481 Burger De Picanha – 4 hambúrgueres de 180g cada e 4 pães de brioche.
- Kit pão, carne e queijo cheddar – 481 Burger de Picanha – 4 hambúrgueres de 180g cada, 4 pães de brioche e 150g de queijo cheddar inglês.
- Kit pão, carne, queijo e bacon – 481 Burger de Picanha – 4 hambúrgueres de 180g cada, 4 pães de brioche, 150g de queijo cheddar inglês e 200g de bacon artesanal.
Kits Burger Smash de Costela
- Kit pão e carne – 481 Burger Smash de Costela – 8 hambúrgueres de 90g cada e 4 pães de brioche.
- Kit pão, carne e queijo – 481 Burger Smash de Costela – 8 hambúrgueres de 90g cada, 4 pães de brioche e 150g de queijo cheddar inglês.
- Kit pão, carne, queijo e bacon – 481 Burger Smash de Costela – 8 burgers de 90g cada, 4 pães de brioche, 150g de queijo cheddar inglês e 200g de bacon artesanal.
Kits Hambúrguer de Brisket
- Kit pão e carne – 481 Burger de Brisket – 4 hambúrgueres de 180g cada e 4 pães de brioche.
- Kit pão, carne e queijo cheddar – 481 Burger de Brisket – 4 hambúrgueres de 180g cada, 4 pães de brioche e 150g de queijo cheddar inglês.
- Kit pão, carne, queijo e bacon – 481 Burger de Brisket – 4 hambúrgueres de 180g cada, 4 pães de brioche, 150g de queijo cheddar inglês e 200g de bacon artesanal.
Conheça já as carnes para fazer hambúrguer em casa e reproduza a verdadeira experiência digna das melhores hamburguerias gourmet!