Viajar em família, geralmente, é uma experiência muito boa e para que você não deixe nada para trás, separamos algumas dicas que vão deixar suas férias ainda melhores.
1. Crie uma lista de férias em família:
Qual é mais provável que você esqueça de levar as malas, a boneca favorita da sua filha, a medicação para alergias do seu filho, o novo livro que você esperava ler à beira da piscina ou o passaporte de todos?
Se você quiser que a resposta seja ‘nenhuma das opções acima’, crie uma lista de viagem com bastante antecedência e imprima-a.
O tempo que você levará para escrevê-la será menor que o tempo que você passará se preocupando se esqueceu algo essencial.
Você pode atualizar a lista antes de cada viagem em família, para não precisar criar uma nova.
2. Tenha uma noite de empacotamento familiar:
Inicie o vínculo familiar cedo, tendo uma noite de empacotamento familiar, onde todos contribuam de acordo com sua capacidade.
Coloque um pouco de música, faça uma apresentação de slides das férias anteriores no laptop em segundo plano e discuta quais atividades ou locais que todos estão mais ansiosos para experimentar, enquanto você enche as malas.
3. Saia de casa cedo:
Muitos casais discutem sobre quando sair de casa, que começa nas férias em família com tensão e irritabilidade, em vez de excitação e antecipação.
Em vez de começar suas férias em família estressada e preocupada se você perderá seu voo, trem, ônibus ou barco, simplesmente planeje atividades para passar o tempo no aeroporto e saia de casa mais cedo.
É melhor ter tempo livre em um centro de transporte do que passar o primeiro dia de férias em família tentando “descer” da tensão de tentar chegar ao seu destino a tempo.
4. Defina expectativas realistas para seus filhos:
É provável que as crianças fiquem super empolgadas em ir a um parque temático e super chateadas quando percebem que são necessárias horas de viagem para chegar lá.
É igualmente improvável que se concentrem no fato de que eles passaram muito mais tempo na fila do que nos passeios reais.
A melhor maneira de impedi-los de ter um colapso é alertá-los para as inevitáveis filas e esperar pela frente, e resolver problemas com eles de que maneira eles podem se manter ocupados e distraídos quando os encontrarem.
5. Não agende demais:
Sim, pode haver muito o que ver ou fazer, mas as crianças mais novas podem facilmente ficar sobrecarregadas ao passar de uma atividade para a seguinte.
Assim como as crianças mais velhas precisam de seu tempo livre para enviar queixas aos amigos e postar comentários sarcásticos nas mídias sociais.
Portanto, planeje não mais do que uma ou duas atividades por dia e divida o resto do tempo entre o tempo sozinho para adolescentes ou o tempo de brincar para crianças mais novas e o tempo de relacionamento com a família no qual você mostra todas as fotos e vídeos que tirou e discuta as partes favoritas do dia de todos.
6. Prepare as crianças para diferentes comidas e costumes:
Nem sempre é possível que as crianças mais jovens tenham o tipo de comida que conhecem e gostam, portanto, discuta alternativas com elas com antecedência, para que estejam preparadas para tentar algo diferente.
Ensinar as crianças a dizer ‘por favor’ e ‘obrigado’ no idioma local fará com que se sintam mais confortáveis em um país estrangeiro e mais abertos a experimentar a culinária local.
7. Não se esqueça das suas próprias necessidades:
Também são suas férias em família, portanto, agende um horário para si mesmo.
Informe as crianças mais novas quando elas deverão brincar sozinhas para que você possa tirar uma soneca, ler ou fazer uma massagem e perguntar antecipadamente sobre os serviços de babá oferecidos no local para que você possa sair à noite.
8. Informe as crianças sobre os planos do dia seguinte a cada noite:
Crianças se saem muito melhor quando estão preparadas para as coisas, portanto, revise o itinerário do dia seguinte antes de ir para a cama e esteja pronto para fazer ajustes com base nas experiências atuais.
Se o dia foi cansativo, considere começar amanhã mais tarde e abandonar uma atividade para não ter pressa.
Se os adolescentes se sentirem entediados com o turismo, ofereça a eles uma piscina ou uma opção de compras no dia seguinte.
9. Tenha um plano de backup:
Espero que não chova, ninguém fique doente e tudo funcione exatamente como planejado.
No entanto, ter um plano de backup para essas eventualidades não só será útil se as coisas realmente derem errado.
Como também minimizará o estresse quando o mais novo desenvolver um resfriado e tosse, e seu chefe precisará que você esteja em uma teleconferência de seis horas no meio do dia.
10. Use o humor para lidar com contratempos:
Seu voo foi cancelado e você deve passar a noite no aeroporto. Você pode ficar chateado e infeliz ou tentar tirar o melhor proveito disso.
Uma maneira de dar uma animada nas coisas é jogar: Poderia ser muito pior.
Esse jogo consiste em todo mundo tem que criar maneiras totalmente irrealistas e engraçadas pelas quais as coisas podem ficar ainda piores, por exemplo: Unicórnios zumbis do espaço invadem aeroporto.
Ou jogue jogos engraçados de ‘frase completa’ como “Adoro dormir nos andares do aeroporto porque __” e “O som de estranhos roncando ao meu lado é melhor do que a maioria das músicas de __ ”.
Encontrar o humor em circunstâncias frustrantes é uma ótima maneira de modelar mecanismos de enfrentamento positivos e adaptáveis para seus filhos e minimizar o impacto de contratempos no restante das férias em família.
Texto por: WNWeb