As embalagens são recipientes que servem para agrupar e armazenar diversos itens. Além de conservar e proteger o que contém dentro delas, as embalagens de papelão também preservam as características do produto por um tempo maior, mantendo a sua qualidade.
Elas também auxiliam no momento do transporte, facilitando esse processo. É na embalagem que constam as informações da composição do produto, as formas de uso e como ele pode ser manipulado, além da data de validade.
As embalagens podem ser de diversos formatos, modelos e feitas de materiais diferentes como plástico, papelão, entre outros. Se pararmos para olhar ao nosso redor, veremos que estão sempre presentes no nosso dia a dia.
Um outro item de papelão que também compõe objetos do dia a dia é a bobina papelão ondulado.
Conforme as necessidades de cada época, as embalagens eram desenvolvidas para supri-las. Antigamente, na época dos descobrimentos, o barril de madeira era considerado uma forma de embalagem por armazenar itens que eram indispensáveis para os marinheiros.
Com o passar dos anos, as embalagens foram ganhando outros formatos e confeccionadas por outros materiais, sendo muito encontradas em supermercados, por exemplo.
Se você tem uma empresa de papelão, ou gostaria de saber quais cuidados necessários para produzir algo nesse ramo, confira o artigo abaixo.
O que é a segurança no trabalho
A segurança do trabalho pode ser classificada como a ciência que, por meio de metodologias e técnicas apropriadas, faz o estudo de causas que podem acarretar em acidentes de trabalho, com o objetivo de prevenir que eles ocorram.
Dessa forma, diversas medidas técnicas, médicas, administrativas, além de medidas comportamentais e instruções são empregadas visando minimizar a chance de ocorrência desses problemas e acidentes, que podem, inclusive, ser fatais.
Algumas medidas são tomadas pelas empresas, de acordo com o segmento em que atuam, para garantir a segurança dos funcionários nas tarefas cotidianas.
Algumas das medidas que podem ser tomadas são:
- Identificar e tratar riscos ambientais;
- Eliminar ou controlar condições inseguras;
- Usar equipamentos de proteção coletiva;
- Usar equipamentos de proteção individual;
- Instaurar medidas de conscientização;
- Orientar sobre os comportamentos seguros;
- Fiscalizar.
Essas medidas contribuem para evitar acidentes, traumas, doenças, etc.
Um acidente de trabalho é definido como aquele que acontece durante o período de trabalho, causando lesão corporal que pode ser fatal ou, então, acometer a capacidade de desempenho do trabalho.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PPRA, é um documento que possui exigência legal e serve como forma de mapear riscos. A elaboração de ppra tem validade de um ano, mas deve ser arquivado por vinte anos e visa garantir medidas que preservem o meio-ambiente além de estabelecer diretrizes para evitar a contaminação da área.
Inventário de máquinas e equipamentos nr12
Ainda falando sobre segurança, as empresas precisam fazer um documento que consta a listagem de máquinas e equipamentos que são utilizados em seus processos de fabricação, identificado como inventário de máquinas e equipamentos a listagem é estabelecida pela nr12.
Nesse inventário, devem ser detalhadas todas as características e especificidades de cada máquina, como modelo, cor, capacidade, peso, etc.
Além disso, a planta da empresa deve ser encaminhada em anexo, indicando em que local cada equipamento é instalado.
Esse controle é uma forma de segurança e também beneficia a empresa de outras formas, como melhorando o controle de todos os equipamentos e auxiliando ao otimizar definição dos fluxos de materiais, diminuindo os riscos perdas.
Como melhorar o ambiente de trabalho
Além da segurança, alguns fatores que podem ser internos ou seja, se referindo aos funcionários, ou externos, aqueles que podem influenciar na produtividade, devem ser levados em consideração.
O ambiente de trabalho adequado é um fator externo, mas que pode ter detalhes que interferem diretamente no desempenho dos funcionários.
As máquinas de café para empresas, por exemplo, são aquisições que fazem com que os funcionários se sintam mais dispostos e estimulados.
No decorrer dos anos, as empresas passaram a ter mais preocupação em relação ao ambiente que proporcionam para os seus colaboradores, pois funcionários que se sentem seguros, acolhidos e confortáveis conseguem produzir em maior quantidade, sendo um ponto positivo para a empresa.
O que faz com que muitas delas possuam uma cafeteira italiana na cozinha, que fica à disposição dos funcionários.
Outros itens como ar condicionado, equipamentos de trabalho adequados, iluminação adequada, entre outros, também podem influenciar diretamente na produtividade.
A maioria das pessoas trabalha grande parte do dia, ficando mais tempo no local de trabalho do que em suas próprias casas.
Por esse motivo, elas buscam ambientes de trabalho que as façam se sentir satisfeitas. Dessa maneira, os donos das empresas devem procurar oferecer um ambiente de trabalho que seja agradável tanto no aspecto físico quanto no quesito emocional de seus colaboradores.