Ao contrário do que muitos podem imaginar, trabalhar com criação de sites não é um bicho de sete cabeças. Com a evolução do mercado digital, o desenvolvimento de loja virtual se tornou uma ótima alternativa para novos empreendedores lançarem o seu negócio e começarem a vender os seus produtos.
Mas, se você não sabe como fazer isso, não se preocupe! O WordPress é uma ferramenta muito intuitiva. Dessa forma, mesmo que você não tenha conhecimentos técnicos específicos, você vai conseguir criar o seu site sem maiores dores de cabeça.
Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para criar o seu site. Sem mais delongas, vamos conferir?
Como é a criação de site WordPress? Veja o passo a passo!
Para a criação de um site em WordPress, é necessário entender a necessidade, e a finalidade, para que então, inicie-se o desenvolvimento.
Defina a estrutura do seu site
Antes de passarmos para a parte técnica, você deve imaginar a estrutura do seu site. Afinal, o que você precisa: de um blog? De um site institucional? Um e-commerce?
Todas essas questões são muito importantes para começar a estruturar a sua página. Isso porque cada uma delas conta com um formato diferente, precisando de funcionalidades específicas para servir ao cliente.
Em contrapartida, você deve também já definir o seu público-alvo nesta etapa. No futuro, isso vai ser importante para pensar na identidade visual da página e os recursos adicionados para garantir a usabilidade do site.
Com uma ideia em mente, já fica mais fácil passar para as próximas etapas.
Defina o seu nome de domínio
Além disso, é muito importante escolher um nome de domínio que reflete o seu negócio. Ele deve ser simples, fácil de lembrar e, é claro, único.
O domínio representa a sua marca. Portanto, é o primeiro contato do cliente com o seu site. Então, não deixe de pensar bem no nome que vai acompanhar sua empresa pelos próximos anos.
Escolha um bom serviço de hospedagem de sites
A criação de site WordPress também envolve os serviços de hospedagem de sites. Nesse caso, é importante avaliar alguns critérios específicos, como por exemplo:
- Quantidade de recursos que você precisa;
- Tempo operacional;
- Suporte ao consumidor;
- Usabilidade e;
- Custo x benefício.
A combinação de todos esses fatores é o que vai determinar a melhor opção para sua empresa.
Instale o WordPress
Logo em seguida, você deve também instalar o WordPress em seu plano de hospedagem.
A boa notícia é que essa tarefa é muito fácil de ser realizada. Em menos de 5 minutos, você já consegue integrar o WordPress ao seu ambiente de hospedagem, começando a criar o site sem mais problemas.
É também nesta etapa que você vai definir os e-mails de administradores de conteúdo e editores, escolher o título do site, a URL e as informações descritivas na página.
Todos os campos do WordPress são personalizáveis e intuitivos, ajudando você a dar os primeiros passos em direção à criação da página.
Escolha o tema para a criação de site WordPress
Outra grande vantagem do WordPress é a disponibilização de centenas de templates gratuitos. Ou seja, mesmo que você ainda não tenha um site desenvolvido, é possível escolher entre as versões personalizadas para colocar o site no ar.
Em contrapartida, se você preferir criar o site do zero, também é fácil aplicar o código no WordPress. Nesse caso, lembre-se de desenvolver uma página que siga a sua identidade visual e tenha o seu logo para ajudar os clientes a lembrarem da página.
Adicione os plug-ins mais importantes
Em seguida, é hora de escolher os plug-ins que vão ajudar a personalizar o seu site. A plataforma conta com mais de 40 mil recursos adicionais, incluindo campos de SEO, botões de redes sociais, widgets de segurança e muito mais.
Dentre os principais plug-ins para investir na criação de site WordPress, destacam-se:
- WooCommerce ‒ essa é uma ótima opção para quem quer desenvolver uma loja virtual, já que permite a inclusão de recursos próprios para as vendas online;
- Yoast SEO ‒ o Yoast SEO ajuda você a otimizar o conteúdo da sua página para os mecanismos de busca, conseguindo posições melhores na busca do Google;
- W3 Total Cache ‒ melhore a velocidade de carregamento da página e;
- Keyy Two Factor Authentication ‒ protege a página de visitantes não desejados.
Com esses plug-ins, você já terá uma experiência muito mais personalizada no WordPress.
Conclusão: como é a criação de site WordPress?
Como você pode ver, são poucos os passos para você ter um site profissional e funcional para o seu negócio. Tratando-se de uma ferramenta muito intuitiva e versátil, o WordPress é a melhor solução para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, sites institucionais e muito mais.
Então, não perca mais tempo e comece a criar a sua página agora mesmo!
Se você ainda tiver dúvidas sobre a criação de sites, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.