As empresas possuem muitos serviços e processos, que vão desde os serviços departamento pessoal, passando pelo marketing e o setor administrativo, até um que é considerado um dos mais importantes para a produção e funcionamento dos fluxos: a operação. Cada setor trabalha para que a empresa se consolide e se destaque no mercado.
Neste artigo abordaremos algumas metodologias que são usadas para otimizar e aumentar a produtividade de um empreendimento, como o mapeamento de processos e o investimento em pessoal. Também falaremos sobre a contabilidade para industria, que se diferencia em pontos importantes da contabilidade comercial.
Assim, conhecendo isto, é possível compreender como uma empresa pode se consolidar e ter um maior desempenho.
A contabilidade industrial e seus processos
A contabilidade é um setor fundamental para qualquer tipo de negócio. Para isso, os profissionais neste ramo devem ser muito qualificados. Como todo serviço profissional, existem pontos que são muito nichados, principalmente por conta das demandas.
Assim como a estante de aço sob medida é usada em empresas determinadas, as contabilidades possuem setores específicos para a realização do serviço, como é o caso da contabilidade industrial.
A contabilidade industrial também é conhecida como contabilidade de custos e contabilidade analítica, permitindo que os processos industriais sejam analisados, ajudando na identificação dos custos de produção e que contribuindo para o produto final de uma organização.
Muitos são os custos que analisados pela contabilidade industrial, como:
- Matéria-prima;
- Bens subsidiários;
- Serviços, como assistencia tecnica xerox;
- Produção;
- Marketing;
- Comercialização;
- Transportes.
Deste modo, os empresários e gestores industriais permitem que a instituição conheça todos os custos envolvidos para a produção dos itens, para que o cálculo do valor de revenda e a margem de lucro seja eficiente.
Existem alguns benefícios da contabilidade industrial, já que ela ajuda na produção de informações para os muitos níveis de gerenciamento de uma empresa. Confira nos tópicos a seguir alguns benefícios de contar com esse serviço:
1. Planejamento e controle de operações
Um planejamento adequado dos negócios permite que a indústria ou o empreendimento consiga se definir e consolidar.
É por meio desses dados que é possível solicitar a alteracao contrato social e uma melhor estimativa de custos.
Assim, com os dados da contabilidade, é possível planejar o controle das operações e os planejamentos gerenciais.
2. Tomada de decisões estratégias
Com informações qualificadas, é possível tomar decisões mais acertadas.
Quando há uma documentação dos custos, as análises de propostas e estratégias são muito mais apuradas e as decisões ficam muito mais seguras e simples de serem tomadas.
3. Redução de custos
Um dos objetivos da contabilidade industrial é a redução de custos, para que – aos poucos – as margens de lucro sejam aumentadas.
Quando os custos ficam apontados de forma adequada, é possível produzir mais com menos investimento.
4. Diferencial competitivo
Por fim, a contabilidade industrial permite que a indústria se destaque no mercado, principalmente porque os custos detalhados garantem vantagem competitiva com relação a concorrência, que não tem uma contabilidade eficiente e segura.
Dicas de aumento da produtividade nas empresas
Além da contabilidade industrial, que permite ferramentas como xerox assistencia, operações e produções sejam contabilizados de forma adequada e eficiente.
Para isso, existem alguns pontos que podem ser levados em consideração para o aumento da produtividade no cotidiano das empresas.
1. Mapeie todos os processos
Para que os processos sejam melhorados, é necessário entendê-los e mapeá-los. Para isso, é necessário conhecer todos os setores, traçando os caminhos necessários entre o início e o encerramento do trabalho.
Cada ponto e atividade dos setores são mapeados e descritos, identificando como o fluxo de trabalho funciona e entendendo o que é preciso colocar e o que é preciso retirar para um funcionamento eficaz e otimizado.
2. Reduza os processos
Com o desenho dos processos em mãos, é preciso analisar e pensar em como reduzir o trajeto dos processos.
Assim, é preciso verificar o caminho da atividade, garantindo que os processos sejam mais curtos.
O ponto de início de uma determinada atividade pode ser encurtado, bem como o ponto de saída. Deste modo, é necessário estabelecer padrões de qualidade para que tudo ocorra bem e com muita segurança.
3. Eliminação dos gargalos
Por fim, é preciso eliminar os gargalos que impedem que os processos sejam continuados. Além da eliminação dos gargalos, é preciso investir em pessoal e treinamento para que os processos sejam mais qualificados.
Portanto, contabilidade industrial e mapeamento de processos são fundamentais para que um negócio funcione de forma adequada e que se consolide no mercado.