Hoje em dia, a demanda de compra de produtos pela internet só tem aumentado e a maior preocupação dos clientes é na entrega do produto intacto, sendo assim, as empresas de transportes necessitam de sistemas robustos e eficientes para atender a demanda desejada.
Transportar itens, seja o que for, demanda uma logística muito forte além da necessidade de cuidado extremo com a prevenção de problemas e imprevistos.
Esses sistemas vão desde formas de identificação até métodos de entrega mais adequado para cada setor/área ou produto.
Iremos entender durante este artigo quais são os principais métodos e sistemas utilizados para transformar o setor de entregas no mais eficiente possível.
Transporte fracionado: Como funciona e benefícios
O transporte fracionado é um modelo de entregas que foca em diminuir os gastos das empresas de transportes por meio do aproveitamento do caminhão com diversos tipos de cargas.
Basicamente, serve para cargas que não ocupariam todo um caminhão e, sendo assim, são inseridas de forma fracionada em caminhões diversos que ficam cheios, o que permite que a transportadora envie corretamente os seus produtos e não tenha gasto excessivo com um caminhão dedicado para uma carga pequena.
Esse sistema é muito viável para atender pequenos fornecedores, que teriam um prejuízo extremamente alto para fazer pequenos transportes.
Esse modelo de frete fracionado permite que essas empresas de transportes menores possam realizar encomendas de acordo com a sua necessidade, evitando gastos desnecessários com produtos que ficariam parados ou que não seriam distribuídos.
Além disso, as transportadoras que optam por esse modelo geralmente entregam ao seu cliente embalagens mais específicas e com mais proteção, para garantir que mesmo sendo transportada com outros produtos diversos ele chegue sem danos ao local de destino.
Agilizando a identificação de produtos
Até mesmo no modelo tradicional de frete, mas também no fracionado, é preciso otimizar o tempo de identificação de cada produto.
Isso porque, seria muito trabalhoso ter que ficar vendo cada nota ou verificando o interior de cada caixa para entender de onde veio e para qual local vai cada encomenda.
Sendo assim, para agilizar todo esse processo as etiquetas RFID são o modelo mais avançado e atual para responder a esse necessidade de forma efetiva.
Mas, como eles funcionam? A partir do uso de vários cartões, sendo o cartão rfid 125khz o mais comum, inseridos nos produtos é possível identificar com algum leitor óptico todos os dados daquele produto, podendo identificar várias informações, como:
-
Origem do produto;
-
Destino;
-
Peso;
-
Categoria.
Informações que aceleram de forma muito efetiva todo o processo logístico para encaminhamento daquele produto.
Além disso, é possível optar por uma simples etiqueta que contenha um código QR ou até mesmo um código de barras que encaminhe para um sistema que contenha as informações.
Outro produto muito utilizado nesse ramo é o cartão de proximidade 125 khz, que tem como principal função controlar o acesso de certas pessoas a recintos que guardem os produtos.
Como o nome sugere, esse é um cartão que não necessita do contato direto com a base de identificação, normalmente é utilizada em crachás e funciona por transferência eletromagnética de frequências.
Leitor de certificado digital
Atualmente, o certificado digital é uma ferramenta muito utilizada por médias e pequenas empresas (também é utilizada por empresas de grande porte, porém com menor frequência), mas principalmente por MEI (Micro Empreendedor Individual).
Esse certificado é um software instalado em um computador que apresenta diversos dados, entre eles:
-
O período em que o certificado é válido;
-
A autoridade certificadora responsável pela emissão do certificado digital;
-
O número de série do certificado digital;
-
A assinatura digital da autoridade certificadora.
Informações que podem se identificar virtualmente por um leitor para cartão certificado digital. Esse tipo de certificado traz muito mais segurança nas transações feitas por pequenos negociantes, facilitando assim o acesso ao mercado que, atualmente, tem grande competitividade.
Essa competitividade é sadia para gerar para o cliente final uma entrega com mais qualidade e agilidade, ainda mais com relação a empresas de transporte em sp que, por ser uma metrópole extremamente densa, conta com a maior parte das entregas de mercadorias de todo o país, no âmbito residencial e também comercial – ampliando mais ainda o segmento.
Como vimos durante o artigo, por conta dessa competitividade os sistemas tem se tornado mais robustos, principalmente no uso da tecnologia para trazer agilidade na entrega além da preservação do produto, desde pequenas caixas até entregas para indústrias.