A música é uma área da arte das mais interessantes e importantes que se tem hoje em dia, pois é difícil ver uma pessoa que nunca passou horas e horas ouvindo e aproveitando suas músicas favoritas, despertando os mais variados tipos de sentimentos, de acordo com a melodia da música.
Além da sensibilidade e da emoção que as músicas nos proporcionam, o ramo musical também é um mercado comercial bastante importante.
Dentro desse ramo, temos uma segmentação bastante interessante, todas envolvidas com a música, mas atuando de forma diferentes. Confira alguns exemplos:
- Grupos musicais;
- Bandas;
- Estúdios de gravação;
- Escolas de música;
- Universidades musicais;
- Lojas de instrumentos.
O último item da nossa lista, as lojas de instrumentos, será o nosso norte nesse artigo, pois falaremos de alguns aspectos importantes para que as pessoas que querem abrir uma nova loja ou mesmo as que já possuem, estejam de acordo com as demandas desse ramo tão grande e vasto.
Falaremos de itens específicos, formas de trabalho, atributos dos estabelecimentos e muito mais.
Composição dos ambientes musicais
Para começar, precisamos falar da composição do ambiente, é fundamental que uma loja de instrumentos musicais seja bem organizada e estilizada, atraindo a atenção dos clientes que caminham pelas ruas.
Os instrumentos musicais mais bonitos, como a guitar flying v, devem ser expostos de maneira ordenada, permitindo uma visualização atraente da clientela e gerando o interesse para que essas pessoas venham conhecer a loja e adquirir os produtos que são vendidos.
Portanto, citamos apenas um dos instrumentos que consideramos bastante interessante, mas existem outros inúmeros.
A exposição de instrumentos, como a guitarra flying v dean, se torna atrativa pois são instrumentos elegantes e bastante visados, visto que as guitarras são bastante vendidas.
No entanto, em outros casos, dependendo do foco do estabelecimento, expor outros instrumentos, como violinos, teclados, baterias, violões, entre outros, também pode ser uma ideia interessante e que funciona.
Contratação
Além da beleza e da qualidade dos produtos, a eficiência dos profissionais de venda, de organização de estoque, de caixas, entre outros, também precisa ser a melhor possível.
Por isso, é essencial que as pessoas que serão contratadas sejam escolhidas de acordo com alguns critérios importantes. É preciso também que elas passem por todas as etapas de contratação, estipuladas pelo próprio estabelecimento.
Entre essas etapas de contratação, a realização de exames admissionais e demissionais são fundamentais, tanto para as lojas em si, como para os profissionais que serão contratados ou demitidos, até porque são exames que ficam registrados.
Esses exames são importantes para determinar se os profissionais não consumiram insumos ilícitos em um certo período de tempo, o que poderia prejudicar o trabalho diário desses profissionais em seu ambiente de emprego.
No caso dos exames médicos demissionais, por exemplo, são exames que registram o uso desses ilícitos enquanto estavam empregados, servindo de apoio para futuras empresas que queiram contratar esses profissionais.
Entrega de produtos
Para finalizar, falaremos de um último aspecto determinante para o sucesso dessas lojas, que é a modernização dos estabelecimentos. Em todas as áreas comerciais, os estabelecimentos precisam estar atualizados com as demandas da sociedade.
Uma das principais demandas, é a opção de entrega dos produtos, e é fundamental que os novos estabelecimentos e os que já estão estabelecidos no mercado, tenham esse serviço.
Cada vez mais as pessoas optam por comprar produtos, sejam alimentos, roupas, acessórios ou propriamente instrumentos musicais, das suas casas, sem precisar se locomover.
Justamente, por isso, é essencial que as lojas que queiram se destacar, desenvolvam um sistema de entrega, possibilitando que as pessoas comprem os itens de dentro de sua própria casa.
Para que esse serviço seja eficiente, a contratação de motoboy entregador também é determinante, levando em conta o tamanho dos produtos que serão levados, é preciso, muitas vezes, que outros veículos sejam utilizados, mas para entregas cotidianas, de alguns instrumentos ou acessórios disponibilizados pelas lojas, as motos, dirigidas pelos motoboys, são os veículos mais indicados.
A contratação desses profissionais pode ser feita diretamente com eles, por meio de fechamento de contratos pessoais.
No entanto, em alguns casos, essa contratação pode ser feita por meio do contato com uma empresa de motoboy, que realiza uma intermediação entre esse profissional e as lojas, eliminando uma burocracia desnecessária e ultrapassada, e garantindo um serviço de motoboy profissional, regulamentado e dentro das normas estipuladas para esse tipo de trabalho.