As lojas de peças precisam de equipamentos de segurança assim como qualquer outro estabelecimento e isso vale tanto para assegurar peças como para a segurança dos funcionários.
A venda de peças para máquinas pesadas é um nicho bem específico do ramo comercial e o armazenamento dos produtos se dá comumente em grandes galpões.
Diferentemente de lojas de peças de rua que o cliente tem acesso direto, a venda é feita normalmente online ou por telefone, o que pode fazer parecer que o investimento em segurança tenha o luxo de ser menor porque não lidam com o grande público, mas o caso pode ser justamente o contrário.
As peças pesadas que fazem parte da estrutura de um grande maquinário são delicadas e cuidadosamente estocadas em caixas de papelão, material altamente inflamável.
Em caso de incêndio, é importante ter a mão extintores a fim de impedir que o fogo se espalhe e a situação se torne perigosa para os funcionários, além de evitar maiores perdas de produtos.
É um dos equipamentos indispensáveis de segurança e suas instruções de uso são simples o suficiente para que seja usado em um momento emergencial de maneira efetiva.
Confira os modelos de extintores de incêndio
O extintor de incêndio preço de investimento que pode ser de baixo a médio, dependendo do tamanho da empresa e é obrigatório, não sendo possível exercer as atividades da empresa de maneira legal se o prédio não estiver devidamente equipado com extintores.
Os extintores disponíveis no mercado têm diferentes tipos de ingredientes e suas aplicações são oito:
- Extintor com carga d’água;
- Extintor de espuma mecânica;
- Extintor de dióxido de carbono;
- Extintor de pó químico BC;
- Extintor de pó químico ABC;
- Extintor de halogenados;
- Extintor classe D;
- Extintor classe K.
É tarefa do bombeiro verificar as necessidades e riscos da empresa e indicar o melhor extintor a ser armazenado, lembrando que esse produto deve ser adquirido de uma fonte confiável, o que será atestado com o selo de qualidade INMETRO e uma verificação periódica da data de validade é obrigatória e responsabilidade da empresa.
Treinamento para incêndios e outros métodos
Outra dica interessante é que a empresa ofereça o treinamento para a brigada de incêndio que possibilita um civil aprender a conduta adequada em caso de incêndios e outras emergências que não são específicas da profissão.
Já que esse tipo de acidente é algo imprevisível, o conhecimento dos funcionários sobre o procedimento a ser seguido nessas situações minimiza os danos e garante maior segurança.
Além do treinamento de pessoal é estritamente necessário o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que garante que o local é aprovado pelos bombeiros como sendo seguro estruturalmente, apropriado para o trabalho.
Além disso, fornece as saídas de emergência e os equipamentos de segurança adequados, como os hidrantes, essenciais para o trabalho dos brigadistas treinados e dos bombeiros profissionais de conter e apagar o fogo.
O hidrante é um dispositivo hidráulico conectado à um registro que contém uma mangueira e esguicho, com comprimento grande o suficiente para movimentação. Deve ser instalado em pontos estratégicos e possui quatro variações de modelos:
- Hidrante para incêndio de coluna;
- Hidrante industrial;
- Hidrante de parede;
- Hidrante de recalque.
O hidrante industrial é obrigatório para lugares que possuem o equivalente ou mais do que 750m², o que é o caso da grande maioria das fábricas.
Os hidrantes de parede e de recalque também são adequados para edifícios e outros lugares fechados, sendo apenas o hidrante de coluna exclusivo do ambiente externo e mais encontrado nas ruas das cidades grandes.
O bombeiro que não aprova as condições do prédio obriga aos responsáveis reformar e regularizar o edifício de acordo com as exigências de segurança.
Reformas e ampliações também precisam de aprovação. O investimento nessas alterações não pode ser realmente quantificado visto que são medidas de segurança e prevenção da perda de dezenas ou até centenas de vidas, sem contar todos os produtos e patrimônio industrial.
Portanto, investir e garantir a segurança dos trabalhadores de lojas de peças não é apenas uma série de gastos, mas também uma forma de demonstrar ao cliente a preocupação com seu contentamento e a responsabilidade em garantir que as peças tenham qualidade e são provenientes de um ambiente confiável.
Retomando as dicas: extintores de incêndio, programas de treinamento e o auto de vistoria do corpo de bombeiros são três procedimentos relativamente simples, que aumentam a segurança da empresa e previnem situações perigosas de acontecer e prejudicar o negócio.