Conheça a metodologia PDSA e saiba como aplicá-la em sua startup

Conheça a metodologia PDSA e saiba como aplicá-la em sua startup.

“Startup” é o nome de empresas pequenas ou iniciantes que pesquisam e testam atividades inovadoras, como a metodologia PDSA no mercado. Portanto, uma startup tem um objetivo principal, que é se destacar com novas ideias.

Nesse sentido, a metodologia PDSA acaba sendo uma ferramenta muito importante, pois geralmente as startups ainda não possuem experiência suficiente para saber se suas estratégias estão funcionando ou não. E é exatamente sobre esse assunto que o texto trata, e vamos pegar por exemplo uma startup que vende sistemas de ventilação natural.

O que é PDSA

PDSA é uma metodologia que consiste em quatro etapas principais:

  • O P de “plan” (planejamento);
  • O D de “do” (execução);
  • O S de “study” (estudo);
  • O A de “act” (ação).

O PDSA é, portanto, uma ferramenta de aprendizagem que faz parte da gestão da qualidade da empresa e pretende ser um ciclo de melhoria contínua dos projetos e processos da empresa. Assim, o PDSA pode ser aplicado, por exemplo, em linhas de produção de tela artística ondulada para alcançar melhorias cada vez maiores neste processo.

A importância do PDSA vem do fato de que ele não tenta implementar uma abordagem simples de tentativa e erro para o comissionamento, que pode ser bastante ineficiente e caro, mas sim uma abordagem de tentativa e aprendizado.

Portanto, o PDSA se baseia em fazer previsões examinando processos para garantir que não haja necessidade de passar por problemas para verificar as ineficiências do processo. Isso porque detectar, por exemplo, a fabricação de ambulância particular preço em um ponto pode prejudicar todo o processo, interrompendo o funcionamento da linha e causando prejuízos.

Assim, o PDSA é baseado principalmente em práticas de pesquisa e análise. Isso permite que o aprendizado seja integrado ao planejamento do negócio, levando em consideração a aplicação do que foi aprendido posteriormente. É exatamente por isso que o PDSA é essencial para startups, pois essa metodologia é essencial para estudar processos mais complexos, como para startups que ainda estão em fase de teste de ideias.

Fases do PDSA

Conforme mencionado anteriormente, o ciclo PDSA opera em quatro aspectos importantes: planejamento, implementação, investigação e ação. É um ciclo porque nunca termina.

Planejamento

O objetivo da fase de planejamento é definir os objetivos de um determinado processo. Isso só é possível formulando perguntas e prevendo o que vai acontecer. Basicamente, essas perguntas são baseadas em “quem”, “o quê”, “onde” e “quando”. Com isso, é possível controlar todos os fatores que surgem durante o processo, por exemplo, na elaboração de um projeto de manutenção de compressores.

Execução

Depois do planejamento, é hora de botar a mão na massa. Tudo o que está previsto no projeto está sendo implementado neste momento. Durante o processo, todos os problemas e eventos inesperados devem, portanto, ser documentados. Isso acontece, por exemplo, em caso de pane na linha de produção de medidor de vazão ultrassônico, em que o responsável documenta o ocorrido. Além disso, a análise dos dados atualmente recebidos será iniciada.

Estudo

A fase de pesquisa, como o nome sugere, é o estudo das informações e fatos observados durante a execução do projeto. Assim, a informação previamente analisada é complementada com outra informação e comparada com as previsões feitas. Depois disso, tudo o que foi aprendido é resumido. Nesta fase, é possível averiguar as razões pelas quais as previsões que deveriam ter acontecido, por exemplo, no fabrico de mancais para rolamentos, não se concretizaram.

Ação

Finalmente, há ação. Então, levando em conta tudo o que foi analisado e aprendido, o que a empresa pode melhorar? Quais são as metas para o próximo mandato? Tudo isso possibilita a melhoria contínua dos processos. Assim, se, por exemplo, a empresa de calibração de equipamentos de medição der errado, medidas apropriadas serão tomadas para evitar que isso aconteça no futuro.

Portanto, o ciclo PDSA parece ser uma ferramenta muito importante para startups. Isso permite que as empresas altamente expostas ao risco e ao desconhecido ganhem maior consciência de suas operações e desempenho. Assim, o ciclo PDSA pode ser aplicado a qualquer tipo de startup, desde uma nova aplicação até uma empresas de logística sp.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.

Tags: No tags