Conheça a indústria de extintores e seus detalhes

Cuidar da segurança de um local é de extrema importância, pensando nisso existem vários tipos de extintores e equipamentos para garantir a segurança para todo tipo de local.

Na indústria de extintores existe regulamentos que descrevem a forma com que essa segurança deve ser feita de forma adequada, garantindo maior estabilidade de um local, desde portas de segurança até o posicionamento correto de extintores e outros produtos. Este artigo irá apresentar alguns detalhes e curiosidades referente a esse assunto.

Como é fabricado um extintor?

Antes de entendermos mais a sua aplicação e tipos, vamos entender o seu processo de fabricação. Vamos falar do maquinário necessário para uma fabrica de extintores, que é composto basicamente de:

  • Compressores de ar;

  • Aferidores para testes hidrostáticos;

  • Compressores de recarga;

  • Cabines de pintura;

  • Balanças eletrônicas;

  • Transferidores de pó a vácuo;

  • Bancadas multiteste.

E alguns outros equipamentos, mas basicamente a estrutura base para a fabricação é essa. Comumente a empresa só cuidará da inserção do produto extintor dentro do material pré-fabricado que comporta o produto que normalmente é um cilindro vermelho. Basicamente, é possível ter 3 tipos de extintores: os de água; os de Co² e os de pó químico.

Após escolher o material será preciso passar por uma bateria de testes para garantir a qualidade do material, logo após começa o processo de inserção, onde se usar os compressores para inserir o material e o restante do maquinário é responsável pelo teste, soldagem e inserção da válvula de acionamento.

Recarga de extintores

Após a utilização por completo de um extintor ou o vencimento do prazo de validade é necessário realizar a recarga do equipamento.

É possível contar com empresas de recarga de extintores sp para realizar esse procedimento com confiabilidade. É preciso procurar uma empresa que tenha regulação correta e que realize os testes após a recarga.

Tipos de extintores e classificações de incêndio

Por conta de uma evolução industrial muito alta e que explora uma gama grande de equipamentos e métodos, o fogo pode ser causado por vários motivos e se espalhar de certas formas.

Sendo assim, a industria de extintores criou equipamentos específicos para cada usabilidade, vamos entender isso um pouco melhor.

Água

É o modelo mais indicado para materiais como madeiras e papéis. Age por resfriamento no foco do fogo.

Co²

É mais indicado para equipamentos elétricos e materiais inflamáveis. Age por abafamento e resfriamento no foco no fogo.

Pó químico

É indicado para incêndios causados por reações químicas. É um tipo específico de ação contra o fogo. Após entendermos um pouco sobre os principais tipos de extintores, vamos identificar as duas principais classificações de incêndios.

Classificações de incêndio

Dentre os tipos de classificação, o fogo classe A consiste naquele que se originou de materiais sólidos que apresentam características inflamáveis, como madeiras, plásticos e tecidos. O extintor mais recomendado para esse tipo é o de água.

O classe D é o fogo que se originou de combustíveis, como titânio e potássio. O extintor classe D tem sua função mais voltada para a indústria, isso porque é o principal meio de combater a proliferação do fogo proveniente dos principais materiais usados em várias indústrias.

Os materiais que esse tipo de extintor combate já possuem uma natureza inflamável, um problema que causa rápida proliferação do fogo, sendo assim, o seu combate antes de aumentar é extremamente importante. A capacidade de um extintor classe D normalmente é de 9Kg.

Para combater esse tipo de incêndio não se pode usar nenhum dos outros tipos de extintores, isso porque o material de produção padrão desses extintores podem acabar agravando a situação do fogo e tendo um efeito inverso, por conta disso é importante ter atenção na hora de adquirir extintores. Saiba que é possível encontrar o extintor classe D preço acessível e de acordo com o mercado.

O fogo é um instrumento importante em várias residências e, principalmente, no meio industrial, manuseá-lo de forma correta pode ser difícil e imprevistos acontecem.

Extintores são instrumentos de alta relevância em locais que se mexe com manipulação de fogo pois é o item primário na segurança, e é extremamente mais fácil combater a proliferação no início da chama do que controlar depois de já ter tomado conta de algum ambiente ou local.

Os extintores são de tamanha importância que consistem em objetos obrigatórios dentro de veículos para garantir sempre um padrão de segurança adequado.