A exposição de produtos é de fundamental importância para qualquer loja, estande ou banca, pois ela tem a função de chamar a atenção tanto de quem está passando na rua, na porta do negócio, assim como de quem já está no interior do ambiente. Para melhorar a exposição, é necessário encontrar os expositores ideais.
Existe no mercado diversos tipos de materiais que servem de expositor de brincos de argola, de roupas e de diversos outros itens. A escolha do material para compor o expositor dos produtos deve ser pensada conforme o segmento a ser trabalhado.
Pensando em lojas de roupas, por exemplo, é muito importante o uso de manequins e as araras com cabideiros. Existem manequins de corpo inteiro ou que evidenciam apenas uma parte do corpo, servindo para destacar determinado item. Isso acontece no caso de expositor de bijuterias.
Se uma loja fizer a venda de saias curtas, ao invés de um manequim grande, o expositor pode conter apenas da cintura à metade da coxa. No caso de blusas, o uso do tronco é suficiente.
A maioria dos manequins são feitos de plástico, mas o lojista pode escolher entre outros diversos tipos de materiais como madeira, acrílico, como um expositor de sapatos em acrilico, por exemplo, metal, etc.
Nos casos em que o espaço não cabem os manequins, os biombos são uma alternativa, pois como eles são compactos, dá para fixá-los. Por serem compactos, eles podem ser afixados sem reduzir a metragem do local.
Além disso, eles cumprem praticamente o mesmo papel dos manequins, que é o de expor as peças para que se possa observá-las sem ter a necessidade de segurá-las. Porém, quando comparados aos manequins, os biombons não conseguem simular um corpo. Dessa forma, os produtos como peças de roupas, se destacam mais nos manequins.
Quais são os modelos mais comuns de expositores ideais
Como já dito anteriormente, cada tipo de mercadoria se encaixa melhor em um tipo de expositor específico, sejam elas louças, lustres, roupas, esmaltes, cosméticos, roupas, sapatos ou qualquer outro item.
As lojas de roupas, também podem ter um estande composto por araras metálicas, seja elas em formato de prateleiras aramadas ou as araras tradicionais em que os cabides podem ser pendurados.
As araras ajudam na organização dos itens, além de poderem ser encaixadas na estrutura de montagem do espaço. As peças avulsas podem ser colocadas em cestos, bancadas ou outros recipientes.
Já para as lojas de acessórios, como bijuterias e joias as peças em veludo são mais usadas, pois além de valorizarem mais os itens, eles não escorregam.
Não adianta apenas ter os expositores, pois é preciso pensar na forma de organização da loja, ou seja, que a maneira de chamar atenção seja adequada. Uma dica é organizar as peças por categoria, para que os compradores as busquem de forma intuitiva e não precisem ficar procurando aleatoriamente.
Além disso, uma outra dica é deixar os produtos sempre expostos no campo de visão do cliente e destacá-los quando eles estiverem em promoção.
Para que servem os expositores refrigerados
O balcão expositor refrigerado serve para manter produtos gelados e também para deixá-los expostos aos clientes, de modo que eles consigam visualizá-los. Esse tipo de expositor é muito utilizado em locais como:
- Supermercados;
- Açougues;
- lanchonetes;
- restaurantes.
Além de possibilitarem que os produtos sejam facilmente vistos, o balcão expositor refrigerado pequeno ou grande mantém aquela determinada quantidade de produtos em total conservação.
Neles, podem ser expostos produtos como bebidas, frios, laticínios, carnes e outros produtos que precisam ser mantidos em temperatura mais baixas.
Existem dois modelos principais de expositores ideais, sendo o vertical e o horizontal. O vertical se parece muito com uma geladeira. A porta de vidro faz com que o cliente veja o produto mesmo com ele fechado, o que evita que a porta fique sendo aberta, o que pode prejudicar, inclusive, a conservação dos produtos.
Os horizontais se assemelham aos freezers, mas a principal diferença é que eles não atingem temperaturas abaixo de zero graus celsius, assim como os freezers. Existem modelos de três portas ou até cinco portas, dependendo da quantidade de produtos que precisam ser expostos e também da disposição de espaço no ambiente.
O balcão expositor refrigerado usado é uma alternativa para quem vai abrir um negócio pequeno e ainda não pode fazer a aquisição de um equipamento novo. Se ele estiver em boas condições, é uma excelente opção.