Em tempos de crise, as empresas costumam voltar sua atenção a um indicador que, na realidade, deveria ser sua prioridade durante todas as fases de sua trajetória: a produtividade. Isso, na prática, significa fazer mais gastando menos, principalmente no caso de recursos financeiros. A boa notícia é que há uma técnica que pode ser adotada por estabelecimentos de todos os portes e segmentos e que tem muito potencial para atingir esse objetivo: o outsourcing.
Aprenda mais a respeito desse serviço e sobre como ele se aplica ao cotidiano das empresas a seguir.
O que é outsourcing?
Esse termo, proveniente da língua inglesa, é outra palavra usada para se referir a um tipo de serviço muito conhecido no Brasil: a terceirização.
Ela, por sua vez, nada mais é do que contratar uma empresa externa à sua para a prestação das chamadas atividades-meio (tarefas que, apesar de serem importantes para o negócio, não são relacionadas à sua atividade-fim).
Que tipos de outsourcing podem ser contratados?
Devido à popularização da terceirização, há cada vez mais atividades que podem ser contratadas dessa forma.
Para se ter uma ideia, elas podem atender desde as mais intelectuais, como a consultoria, até as operacionais, como limpeza, manutenção e segurança.
No entanto, é preciso analisar a questão a fundo. Isso porque, nem sempre a contratação de uma empresa para assumir determinada tarefa é a melhor alternativa para o estabelecimento.
Quer aprender mais sobre isso? Então confira, a seguir, alguns dos serviços que costumam ser terceirizados por empresas brasileiras.
-
Consultora de RH
A contratação de uma equipe qualificada é algo fundamental para o sucesso de todo e qualquer negócio.
Por conta disso, recomenda-se que os processos seletivos sejam realizados por profissionais devidamente qualificados para tal, que tenham experiência e formação na área de recursos humanos.
O problema é que, no caso de empresas menores, a demanda de contratações é menor, o que, por sua vez, faz com que a contratação de um profissional interno para cuidar disso não se justifique.
Nessas situações, a contratação de uma empresa de consultoria de rh pode ser uma boa alternativa. Desse modo, ela pode ser acionada – e remunerada – apenas quando houver a necessidade de se expandir o time, ou mesmo de realizar alguma substituição.
O mesmo se aplica a estabelecimentos que atuam em nichos muito específicos.
Pode ser difícil encontrar pessoas que tenham todas as habilidades necessárias para fazer parte da equipe. Assim, pode valer a pena contratar uma empresa que seja focada em contratações nesse ramo, já que elas normalmente têm mais facilidade para localizar profissionais.
-
Outsourcing de impressão
Atualmente, as empresas trabalham cada vez mais com documentos digitais. Isso, por sua vez, faz com que elas não tenham mais tanta necessidade de fazer impressões, o que pode fazer com que elas dispensem a compra de equipamentos anteriormente vistos como fundamentais, como uma multifuncional.
Felizmente, seu estabelecimento já pode tomar essa atitude com mais tranquilidade: basta investir na terceirização da impressão.
Como o seu próprio nome diz, nesses casos, outro estabelecimento se responsabiliza pelas impressões quando elas forem necessárias. Isso pode ser útil no caso de materiais como:
-
Processos judiciais;
-
Circulares;
-
Materiais gráficos, como cartões de visitas;
-
Documentos corporativos em geral.
Para contar com todas as facilidades proporcionadas por esse serviço, basta investir em um contrato com uma empresas de outsourcing de impressão de confiança. Assim, não será mais preciso contar com uma estrutura interna para tal tarefa.
-
Manutenção de equipamentos
Praticamente todas as empresas, dos mais variados ramos, dependem de certos equipamentos para a realização de suas atividades. Desde um simples computador até robustas máquinas industriais, eles sempre são usados de modo a tornar a rotina de trabalho mais produtiva.
Apesar disso, é preciso ter em mente que tais aparatos não são indestrutíveis e, assim, são vulneráveis a defeitos.
Quando isso acontece, não há alternativa além de buscar um profissional especializado para averiguar qual é o problema e qual é a melhor solução para ele.
A boa notícia é que não é preciso contar com uma equipe interna para tal: é possível investir em um contrato com uma empresa terceirizada para assumir essa função sem maiores problemas.
Na prática, isso significa que, quando os serviços dela forem necessários, ela enviará um profissional para a sede da empresa para resolver a situação.
Vale ressaltar que, caso o seu estabelecimento já conte com serviços como o aluguel de impressoras sp, não há a necessidade de se contratar um profissional para a manutenção: ela normalmente fica a cargo de quem fornece o equipamento.