As medidas tomadas devido a pandemia, quebraram muitas empresas, principalmente quem vivia de turismo ou do setor do entretenimento em geral, como bares, restaurantes, cinemas, casas de shows em geral e vender se tornou difícil.
Mas por outro lado muita gente descobriu que há vida além do modem e conseguiu unir de uma vez por todas o seu negócio físico com um negócio digital.
Muitas empresas do dia para a noite precisaram aprender a vender pela internet, precisaram criar canais de venda, sistemas de atendimento, entregas, etc e tudo isso via home office.
E quem trabalha com marketing digital colheu os frutos dessa busca pela presença digital. Nunca se desenvolveu tantas lojas ou campanhas de otimização de sites como nesses 2 anos de pandemia.
E com as recentes notícias de variantes chegando, esse cenário não vai acabar tão cedo.
Veja alguns modelos de negócios que mudaram a perspectiva de muitas empresas durante o período de Covid-19
APOSTAR EM UM E-COMMERCE
A loja virtual é um modelo de negócio que utiliza a internet para comercializar produtos e aproximar clientes. A grande vantagem é que o empreendedor não precisa ter uma loja física para realizar as vendas, o que faz com que o custo do processo fique muito mais baixo.
Por exemplo, digamos que uma empresa que venda equipamentos para ciclistas em Ribeirão Preto precise aumentar suas vendas. Ele tem uma loja física e essa loja depende exclusivamente da visitação de pessoas para gerar possíveis vendas.
Se essa empresa criar um e-commerce, vai expandir essa possibilidade para todo o Brasil, não é mesmo?
Isso porque a pesquisa pela palavra chave mochila de hidratação térmica tem uma média de 14 mil buscas na WEB, só nessa palavra.
Esse público é infinitamente maior que a visitação de uma loja física. A única diferença é que a pessoa vai comprar online e o vendedor vai enviar o produto pelos correios ou transportadora.
OFEREÇA DELIVERY
O serviço de entrega, transporte e distribuição de mercadorias foi muito útil quando parte da população ficou em casa durante a quarentena. Os empresários que conseguiam entregar os produtos sem que o cliente precisasse se deslocar até o estabelecimento saíram ganhando.
Essa foi a forma que muitos bares, restaurantes e lojas encontraram para manter as vendas durante o período crítico de lockdown. Se você ainda não tem, que tal implementar isso em seu negócio?
ATENDIMENTO DIFERENCIADO
O público que compra via internet é muito mais exigente que o público que compra em lojas físicas. Isso porque ele tem aquela ilusão de que existe alguém fulltime do outro lado da plataforma pronto para lhe atender.
Sabemos que isso não existe, já que as vendas ocorrem 24h por dia e os chatbots e outras demandas de atendimento geralmente são robotizadas.
Mas é justamente com um bom atendimento que se transforma o vínculo entre a empresa e o cliente. Você precisa oferecer um diferencial. Muitas empresas disponibilizam o whatsapp mas deixam a ferramenta com respostas automatizadas.
Se quiser ampliar suas vendas, esteja mais presente respondendo seu cliente sempre que possível. Isso com certeza fará com que você se destaque no seu mercado de atuação. Por falar nisso, vem nosso próximo item.
TENHA UMA PRESENÇA DIGITAL INTELIGENTE
O isolamento social mudou hábitos e com boa parte do público conectado, é possível chamar mais atenção com uma estratégia de marketing digital bem definida. E não estamos falando apenas do básico, como o tráfego do site ou das redes sociais mais conhecidas como Face, insta, twitter, etc.
Ter uma presença inteligente é criar um funil de vendas onde você tenha uma alimentação constante de leads que se interessa pelo seu produto, independente dele já ser alguém que vai comprar ou que ainda nem tem a certeza que precisa do seu produto.
Uma empresa pode captar leads através das buscas. Todo dia o mundo procura por algo no Google. Seja de forma paga (links patrocinados) ou orgânica (SEO), provavelmente com uma simples pesquisa você encontra quem oferece o produto ou serviço que você procura.
Ao mesmo tempo, essa empresa pode ter uma gestão de social media ativa e com ela captar leads através das publicações nas redes sociais. É um público totalmente diferente do público de pesquisa, mas não menos relevante, concorda?
Por isso, contratar uma Agência de Marketing Digital é tão importante. Eles que vão planejar qual a melhor forma de otimizar seu negócio, fazendo uma análise do seu produto, nicho de mercado e persona.
Com essas informações em mãos, ele vai saber onde você deve aparecer mais e com isso, vai direcionando sua estratégia para manter sempre o funil de vendas com captação de leads constante.
Isso com certeza vai fazer com que tenha vendas recorrentes e constantes, porque sempre vai estar entrando clientes interessados em seus produtos ou serviços nos seus canais de venda.