Quando falamos de segurança no trabalho, pensamos em medidas cabíveis a serem adotadas para o conhecimento e o respeito, por parte das empresas, em relação aos programas de segurança e saúde do trabalhador, como a instalação de extintores.
O bem estar dos colaboradores deve ser uma preocupação das empresas – principalmente com relação à sua saúde e segurança, principalmente com redes de proteção.
O ato de trabalhar é um dos fatores que têm maior relação com as condições de vida, de saúde e qualidade de vida do homem.
No que se refere à saúde, pode-se dizer que esta é indissociável do trabalho. Dessa forma, saúde, segurança e qualidade de vida são requisitos essenciais à manutenção da atividade laboral.
Segurança empresarial é um assunto cada vez mais abordado. É um fator de suma importância e que merece toda a atenção do gestor
De acordo com a NR-5, a CIPA tem como objetivo identificar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, e solicitar medidas das empresas, para reduzir ou eliminar os riscos existentes, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que possam prevenir acidentes e, ainda, orientar os colaboradores quanto à prevenção de acidentes.
O extintor de incêndio é um dos equipamentos mais importantes e essenciais em uma moradia ou em um local de trabalho.
A indústria de extintores atua no setor de segurança e oferece integração, instalação, monitoramento, sistemas de segurança patrimonial, e transportes de valores – no segmento de combate a incêndio.
A segurança dos colaboradores é uma condição básica, sem a qual não poderíamos agir. A integridade do patrimônio da empresa, e também de seus clientes e colaboradores, deve ser prioridade!
Mas nem sempre prestamos atenção a detalhes importantes.
Por exemplo, muitos se lembram de adquirir produtos de segurança contra incêndio, mas poucos observam em qual fábrica de extintores ele foi fabricado.
A fabrica de extintores também precisa seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para fornecer extintores que funcionem corretamente e de modo eficaz.
É necessário que a fábrica de extintores rotule todos os extintores, para garantir o uso mais adequado, já que cada um possui dentro de seu cilindro uma substância diferente, e o extintor só será eficaz se utilizado corretamente.
Além do rótulo, sempre verifique a data de vencimento que a fábrica de extintores estipulou, extintores vencidos podem perder a eficiência e isso pode gerar transtornos no momento do uso.
O extintor classe D, destinado para combustíveis e metais pirofóricos. Além disso, possui agente à base de cloreto de sódio.
O incêndio é extinto devido ao isolamento entre o metal e a atmosfera e o resfriamento. O agente é colocadono metal em combustão, por meio de um longo aplicador, que propagaum fluxo coordenadoe lento.
O aplicador é de fácil utilização e mantém o operador a uma distância determinada e segura, do calor irradiado e da inalação dos gases queimados.
O extintor classe D preço é reconhecido pelas normas internacionais, como NFPA e UL.
Existem alguns tipos de extintores de incêndio, mas todos devem passar por recarga, testes e inspeções. Manutenção de extintores são essenciais para prevenção e precaução de acidentes.
Diversos acidentes acontecem devido à não recarga de extintores de incêndio, é necessário elevar a atenção quando o assunto engloba segurança. Uma recarga de extintores de incêndio significa substituir ou repor a carga nominal de agente e/ou expelente.
Conheça dicas importantes sobre extintores
Existem algumas dicas que são devidamente prevista pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO):
- É muito importante comprar extintores de empresas idôneas. Todo extintor deve ter o selo do INMETRO;
- Certifique-se que o extintor está dentro da validade e que não foi adulterado;
- Se o extintor estiver amassado, com sinais de ferrugem ou violação do gargalo, recuse-o. Extintor falsificado ou danificado não fornece segurança;
- O manômetro indica a pressurização e deve estar no verde. Não compre extintor se o ponteiro estiver na faixa vermelha.
Esses são somente alguns procedimentos que deverão ser tomados durante a sua manutenção. A recarga de extintores de incêndio desse tipo precisa ser realizada a cada seis meses.
O serviço de recarga de extintores de incêndio é bastante requisitado por empresas e edificações. A recarga de extintores SP é feita com vistoria completa, avaliando todos os componentes do extintor de incêndio.
A parte mais importante da recarga de extintores de incêndio é seguir o prazo descrito no lacre do equipamento, junto com o prazo de garantia.
A recarga de extintores de incêndio sp avalia todo o equipamento, identificando problemas, anormalidades, prazos, selos, etiqueta, lacre, corrosão, danos, pressão, nível, peso, acabamento, entre outros componentes, para que o produto seja certificado e liberado para uso.
Empresas que promovem a saúde dos trabalhadores são mais produtivas, tendem a ter uma ótima visibilidade, estrutura, reconhecimento e sucesso – são fatores que deixam o mercado empresarial mais favorecido.