Serviços de jardinagem e paisagismo são essenciais para revitalizar e harmonizar espaços de convivência das pessoas.
Podem ser realizados em centros comerciais, órgãos públicos, jardins de prédios, residências, indústrias, universidades e escolas.
Dicas para abrir uma empresa de paisagismo
As empresas de paisagismo e jardinagem podem atuar na criação ou em serviços de manutenção. É muito comum que fazendas, chácaras, igrejas e praças comunitárias peçam por esse tipo de serviço.
Os investimentos fixos ficarão por conta da compra de imóvel, equipamentos, e compra de veículos para realização das atividades.
Os investimentos operacionais são projetos de implantação e planejamento da capacidade de produção, que inclui estrutura, mão de obra qualificada e máquinas.
Também entram nesse mérito as licenças e formalização da empresa com órgãos competentes.
Além disso, outros custos adicionais são aqueles considerados fixos: compromissos mensais, como salários, aluguel, imposto, entre outros.
Para abrir uma empresa de paisagismo é preciso fazer uma pesquisa de mercado para avaliar qual região necessita desses serviços e quais são os potenciais consumidores.
Muitas empresas de paisagismo e jardinagem preferem fixar suas matrizes perto de chácaras, sítios e margens de estradas, tornando possível encontrar, no próprio espaço de trabalho, matérias-primas para seus projetos, como árvores, adubos e plantas. Isso também torna agradável a visitação de clientes.
Contudo, é preciso uma boa divulgação para que a empresa não fique isolada.
Serviços que podem ser prestados por empresas de paisagismo
Um dos serviços que a empresa pode oferecer é a irrigação por gotejamento. Essa tecnologia envolve a necessidade de conservar e proteger o ambiente, permitindo que o agricultor distribua a água uniformemente.
Ou seja, esse tipo de serviço permite menor uso de água, fertilizantes e produtos químicos, aumentando os rendimentos e obtendo produtos de melhor qualidade.
Esse sistema distribui a água de maneira lenta e direta através de canos e mangueiras flexíveis com emissores incorporados. Tais emissores aplicam a água com uniformidade.
O objetivo está em manter as condições de umidade do solo perfeitas e levar nutrientes às plantas de forma contínua. Isso se obtém através de ciclos leves de irrigação, porém constantes.
Confira as vantagens desse sistema:
- Maior qualidade e rendimento: a programação permite que a água e o fertilizante cheguem exatamente onde são necessários;
- Conservação da água: as perdas de água por evaporação, lixiviação e escorrimento são reduzidas ou eliminadas, conservando água e reduzindo a contaminação do lençol freático;
- Flexibilidade de trabalho: não impede a execução de outros trabalhos simultâneos, como a pulverização ou colheita;
- Insumos de baixo custo: a aplicação de agroquímicos e fertilizantes é feita na medida certa, economizando insumos, reduzindo o custo da produção de 25% a 50%;
- Conservação de energia: a baixa pressão desse sistema requer pouco bombeamento;
- Menos doenças: doenças transmitidas por fungos são reduzidas, pois a folhagem não se molha e a umidade do solo é controlada;
- Menos invasoras: o crescimento de ervas daninhas diminui, pois apenas as plantas são irrigadas;
- Eficiência em solos difíceis: esse sistema de irrigação de jardim é ideal para solos pesados, pois a água pode ser aplicada em fluxo baixo para ser absorvida, solos arenosos também podem ser cultivados dessa forma.
Sendo assim, esse sistema é uma tecnologia comprovada de rápida expansão, compatível com objetivos de conservação de água e proteção ambiental.
Existem outros serviços que podem ser oferecidos pelas empresas de paisagismo e jardinagem, como, por exemplo, Playground. São ótimos para uma prestação de serviço extra para os clientes, combinando lazer e segurança para as crianças.
Entretanto, para abrir uma empresa de forma correta, é preciso seguir alguns passos que estão dentro da lei, isso permite que a empresa tenha um bom reconhecimento e credibilidade.
Passos para abrir uma empresa de paisagismo
Primeiro, é preciso dar baixa de empresa individual. É um processo gratuito e precisa do título eleitoral, CPF e código de acesso no portal do empreendedor.
Além disso, contar com o CNPJ permite que a empresa faça compras, emissão de nota fiscal e contratar outros serviços.
O CNPJ serve como identificação do negócio e permite que que a Receita Federal acompanhe o pagamento de tributos e obrigações.
Com isso, é possível fazer declarações, enviar documentos fiscais e garantir uma contabilidade. O cnpj empresa é preciso para conseguir financiamentos empresariais e ter participação em programas de incentivo ao desenvolvimento econômico, no geral.