pexels-askar-abayev-6193566

Como se alimentar bem em viagens?

Para muitas pessoas, efetuar viagens é um dos grandes prazeres que existem. Afinal, uma vez com “o pé na estrada”, temos a chance não somente de descansar, mas também, de conhecer diferentes culturas, explorar novos lugares e, quem sabe, até fazer novas amizades. 

No entanto, durante esse período de curtição, há aqueles que sentem a necessidade de se alimentar melhor. 

Isso porque, quando vamos para um local desconhecido, temos o costume de experimentar uma série de refeições que não se encontram em nosso cardápio habitual; ou então, acabamos caindo na tentação de nos alimentar massivamente com os polêmicos fast foods. 

E aí, entra a questão, como seguir uma dieta balanceada em uma região diferente? Para isso, você pode apostar nos: 

Além de outras dicas que te contamos com exclusividade neste conteúdo especial. Caso já esteja de malas prontas e queira investir em sua saúde, mesmo durante as férias, continue acompanhando esta leitura que preparamos especialmente sobre o assunto. Temos certeza de que você irá adorar. Vamos lá!

Capriche no café da manhã nas viagens

É provável que você já tenha ouvido falar por aí: a primeira refeição é a mais importante do dia. 

Em se tratando de uma viagem, essa máxima é ainda mais valiosa, já que o seu organismo deve se manter firme e forte para conseguir aproveitar todos os passeios e demais atividades programadas em sua agenda. 

Sabendo disso, a primeira dica é caprichar no café da manhã, investindo em alimentos que possuem alta concentração de fibras, como acontece com os cereais e as frutas. 

Você ainda pode recorrer às proteínas e pequenas porções de carboidratos, como pães integrais, que são excelentes para abastecer o corpo com energia e disposição. 

Cuidado com os excessos 

Ao longo das férias, não são raras as vezes em que exageramos em uma ou outra refeição. No entanto, procure não tornar essa prática um hábito. 

Para evitar a má digestão ou até complicações mais incômodas, o ideal é sempre manter o equilíbrio, fugindo de vez dos excessos. Comeu muito durante o almoço? Então, procure realizar uma refeição bem mais leve no jantar e vice-versa. 

Desse modo, além de não sentir o sentimento de “culpa” após esses momentos, você conseguirá eliminar a sensação de enjoo ou de “estômago estufado”. Vale considerar!

Beba bastante água nas viagens

Sim, você pode até pensar que essa dica já está um tanto “batida”, mas é sempre bom reafirmar. No decorrer de uma viagem, o nosso corpo tende a gastar muito mais energia e, consequentemente, precisa estar sempre hidratado para não sofrer com a desidratação. 

Logo, procure ingerir, ao menos, 2 litros de água diariamente. Se preferir, ainda há a possibilidade de substituir o líquido por outras opções igualmente saudáveis, como os sucos naturais, a água de coco, os chás e por aí em diante. 

Prepare pequenos lanches

Por último, e não menos importante, uma recomendação de ouro: prepare lanchinhos saudáveis para experimentar ao longo da sua viagem. 

Desse modo, é possível evitar cair na tentação de passar muitos períodos degustando snacks repletos de gordura e açúcar. Em vez disso, leve uma lancheira à tira colo, recheada de barrinhas de cereais, frutas secas, biscoitos integrais, castanhas e sanduíches naturais. Não tem erro!

Viu só? Com essas dicas, você já tem todas as informações necessárias para conseguir se alimentar bem durante uma viagem. Agora, basta colocá-las em prática e aproveitar ao máximo os seus dias de folga. 

Tags: No tags