Em tempos de crise, um dos grandes medos que um corretor de imóveis tem é a inadimplência na imobiliária. Esse é um problema mais importante que uma empresa que lida com pagamentos recorrentes deve se preocupar em resolver. Mas como reduzir a inadimplência na imobiliária? Acompanhe 3 dicas e veja como evitar isso.
Para quem quer reduzir a inadimplência mesmo em tempos de crise, o primeiro passo é ter reconhecimento de que é preciso haver um Sistema para Administração de Locação de Imóveis presente em sua empresa. Nesse artigo, veja como isso pode ser uma dica infalível, e aprenda outras também.
Como reduzir a inadimplência na imobiliária?
Reduzir a inadimplência na imobiliária, ou seja, ter certeza que o inquilino pague o valor que está determinado por seu contrato pode ser um serviço difícil durante os tempos em que vivemos. Porém, existem dicas simples para reduzir a possibilidade dessa situação vir a acontecer.
Isso pode ajudar que haja menos problemas em sua empresa. Em prática, a imobiliária não precisa arcar com o preço não pago pelo inquilino, isso não se dá como uma regra, porém, mesmo assim, a falta do dinheiro do cliente pode trazer a imobiliária a se ver com problemas financeiros.
Basta algumas inadimplências dentro de uma imobiliária para que haja um grande problema no futuro. Para evitar que isso aconteça, é importante manter algumas dessas dicas que esse artigo irá lhe oferecer em mente.
Mantenha um acompanhamento rigoroso dos pagamentos
Como dito antes, ter um Sistema para Administração de Locação de Imóveis pode mudar todo o serviço de uma empresa. Com um sistema como esse, a administração dos pagamentos de seus clientes se torna muito mais fácil, além de mais segura. Por meio de um sistema com esse é possível ter total certeza que tudo está feito da maneira correta. Monte uma rotina de cobranças dentro do sistema para uma experiência mais fácil.
Outra dica para manter um acompanhamento rigoroso seria criar uma régua de cobranças simples, é possível programar notificações com elas por meio de SMS ou email, isso pode manter a relação entre cliente e empresa mais próxima. Humanizar seu negócio pode ser a chave para o sucesso e bons resultados.
Para fazer notificações eficientes que possam chegar através do email ou SMS de seus clientes, programe sua régua de forma que hajam diversas notificações, antes, depois e no dia do pagamento. Um exemplo seria como o a seguir:
- 10 dias antes da data de vencimento do pagamento combinado.
- 3 dias antes da data de vencimento do pagamento combinado.
- 1 dia antes da data de vencimento do pagamento combinado.
- No dia de seu vencimento aproveite e tente programar para que seja em ambos SMS e email, mostrando urgência.
- 5 dias após o vencimento do pagamento.
- 10 dias após a data de vencimento do pagamento. Novamente, use ambos SMS e email para demonstrar urgência.
Essas notificações podem fazer com que seus clientes não se esqueçam da data, além de manter uma boa rotina de cobrança que toda imobiliária deve ter.
Facilite o pagamento de seus clientes
A realidade é que muitos clientes tem o dinheiro em seu bolso para gastar com o preço determinado em seu contrato, porém o que os falta é tempo em sua agenda. Nos dias de hoje, o quão mais prático o pagamento será feito, melhor para um cliente e para você.
Existe uma certeza que imobiliárias que permitem pagamentos por meios online ou de aplicativos de celular, usando de bancos digitais ou o famoso PIX, tem muito mais sucesso nos dias de hoje.
Medir resultados
Tenha certeza de seus resultados e se os preços cobrados continuam sendo corretos. Enquanto é bom ganhar uma boa parcela em seus produtos, uma dica de como reduzir a inadimplência na imobiliária seria checar se seus preços estão justos dentro do mercado e com seus clientes atuais.
Preços mais em conta podem trazer mais clientes e também manter os que você já tem para continuar trazendo bons resultados em sua empresa.
Conclusão
Ter uma imobiliária de sucesso e evitar que a inadimplência ocorra não é algo fácil. Mas lembre-se sempre que a negociação amigável e soluções que ajudem ambos clientes e empresa são sempre mais recomendadas que partir para a cobrança formal.
Agora que sabe como reduzir a inadimplência na imobiliária, com certeza sua empresa vai fazer mais sucesso e trazer melhores resultados.