Prevenção e cuidados nunca foram tão importantes como hoje, principalmente no mundo empresarial. Prezar pelo funcionário e seu bem-estar também é dever das corporações, evitando assim qualquer tipo de acidentes que afete a saúde de todos.
Atualmente, no mercado, existem variedades de produtos que ajudam zelar e manter a segurança nos mais diversos setores da empresa.
Um deles é o detector de fumaça, um equipamento simples. Com fácil instalação, esse item possui uma ótima relação de custo-benefício, protegendo o patrimônio e pode salvar vidas.
Como o próprio nome sugere, o aparelho detecta a presença de fumaça em um determinado ambiente, que pode ser derivada de focos de incêndio.
Esse dispositivo aciona o sistema de alarme que avisa as pessoas presente no local sobre o incidente, permitindo que elas saiam sem algum tipo de ferimento.
A função da porta corta fogo é impedir que as chamas se propaguem em outros ambientes, principalmente em rotas de fugas, garantindo um escape seguro para os frequentadores locais.
Essa porta suporta um determinado período quando exposta ao calor, o que consiste em média 90 minutos.
Então, durante esse tempo, é necessário a ação imediata dos bombeiros para minimizar as chamas.
Em prédios a sua atuação é fundamental, pois caso o segundo andar comece a incendiar, por exemplo, a porta evitará que o fogo atinja a escada e pessoas que estejam evacuando o local, sem serem surpreendidas com as chamas.
Entenda a importância do laudo AVCB
O Laudo AVCB significa o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Esse documento é emitido pelo órgão que, por sua vez, atesta se o ambiente foi vistoriado e se está de acordo com as regras e normas estabelecidas.
O local deve estar em conformidade quanto à segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndio).
Caso o local não se enquadre com as normas, o corpo de bombeiros não emite, mas, dá um prazo para que as correções sejam feitas.
Faz parte dos processos para emissão do documento a sinalização local com placas de fotoluminescentes, que emitem brilho em ambientes totalmente sem luz, indicando rotas de fugas e a posição dos extintores de incêndio.
Um exemplo em especial: se há corte de energia elétrica, essa placa possibilita a leitura e avisos, direcionando as pessoas sem causar qualquer tipo de acidente durante a evacuação.
O importante é que se conheça os ambientes onde serão instalados os equipamentos de proteção contra o fogo.
Essas placas garantem a segurança, além de alertarem visitantes e funcionários no ambiente de trabalho, informando eventuais perigos.
Importância do extintor de incêndio
O extintor deve estar localizado na parte interna ou externa da área de risco. Para a instalação, geralmente vem acompanhado de um suporte que permite a fixação em paredes.
É indicado que esses equipamentos de segurança não sejam instalados em paredes que acompanham escadarias, evitando assim acidentes. Além disso, é imprescindível que estejam posicionados longe do chão, impedindo outras eventualidades.
Para os extintores portáteis, caso sejam fixados na parede, antes devem ser aprovados conforme exigência, seguindo as recomendações da lei.
O extintor de incêndio é um equipamento indicado para controlar o princípio de focos de incêndio. Hoje o mercado possui várias marcas e modelos, mas, vale ressaltar que para cada caso, há uma especificação prevista na legislação.
Só deve ser manuseado por pessoas especializadas e, assim, evitar acidentes, como a quebra do lacre.
Em caso de incêndio, sempre acione o Corpo de bombeiros, pois além de treinados para esse tipo de situação, darão suporte na retirada de pessoas no local. Hoje qualquer pessoa pode acessar e pedir resgate através do número 193.
Assim que recebem o chamado de emergência, começa a luta contra o tempo, porque quanto mais rápido chegarem ao local, maior é a chance de mais vidas serem salvas.
Contudo, segurança e cuidados devem ser tomados sempre.
A manutenção preventiva deve ser feita mensalmente, e os equipamentos de segurança, semanalmente, para verificar se não há qualquer problema ou violação do lacre dos extintores.
Prevenir e treinar é a melhor solução em situações de incêndio, assim, caso ocorram acidentes, as pessoas saberão como agir sem provocar qualquer incidente na evacuação da área, evitando baixas.