design thinking

Como organizar e decorar um escritório

Montar e decorar um escritório e/ou estabelecimento nunca foi uma tarefa simples. Ademais, nos dias de hoje há milhares de estilos e móveis que servem como mobília para tais escritórios, complicando ainda mais na montagem destes.

Sendo assim, a escolha de moveis para escritório deve ser muito bem pensada e, principalmente, adequada ao tipo de empresa que será alvo desse mobiliário. Por isso, segue algumas dicas de como montar um bom ambiente de trabalho.

Dicas para organizar um ambiente de trabalho

Primeiramente, deve-se entender qual tipo de escritório está sendo mobiliado, pois, a depender do caso, cores e móveis diferentes devem ser priorizados.

Lembrando que, no geral, o designer de interiores seguirá o desejo de quem o contratou, mas as dicas aqui dadas servem para um panorama geral.

O Mobiliário para escritório básico, por exemplo, pode ser escolhido pelo tipo de trabalho que será ali realizado.

Num local em que haja muitas pessoas trabalhando, como em um telemarketing, é sempre preferível, por questão de economia de espaço e salas, móveis menores e mais simples, conectados lado a lado, sem ocupar assim uma área muito grande por funcionário.

Ainda mais, nesse caso, as cores podem variar conforme preferir o estabelecimento, e se a cor que representa a marca for azul, por exemplo, os móveis podem seguir essa linhagem.

O mais importante é, para empresas que trabalham com muitas pessoas em um espaço muito pequeno, reduzir ao máximo o tamanho do seu mobiliário – sem tirar o conforto de quem ali trabalha, claro.

Adiante, uma dica importante para uma corporação mais “enxuta” e com menos trabalhadores é sempre apostar, como não há a necessidade de diminuir os móveis, no conforto e na dinâmica do local.

Sendo assim, o Mobiliário corporativo alto padrão deve prezar pela qualidade e segurança do material.

Mesas em L, de vidro ou feitas de madeira, pinturas sempre suaves, sem muitas cores, como preto e cinza, cadeiras de couro, mesas mais espaçadas nos casos em que há a necessidade de dois ou mais monitores.

Por exemplo, sala de reuniões com assentos confortáveis e divisórias de vidro, enfim, tudo isso citado acima faz uma diferença enorme pro design e arrojamento de um escritório de alto nível.

Além disso, vale fazer uma ressalva: mesmo que haja diversos modelos chamativos, com estilos e cores diferentes.

Os moveis corporativos executivos são, na maioria dos casos – e como já citado acima –, mesmo que muito bem estruturados e com algumas peculiaridades, simples e confortáveis, e isso é o mais importante.

Isso, mesmo que os móveis façam toda a diferença na hora de decorar um escritório, os funcionários destes – e todos os processos de reuniões e afins – devem ter um conforto e uma segurança que permitam uma melhor condição de trabalho e, consequentemente, uma maior produtividade.

Ademais, os móveis de madeira são uma ótima opção nos dias de hoje.

A utilização da madeira para decorar um escritório

Nesse caso, o Display de madeira (expositor/alocador) é um ótimo utensílio para ser usado em ambientes de trabalho, pois, além de ser sustentável e mais barato, causa uma ótima impressão pelo seu requinte e charme, tem uma cor neutra e aloca muito bem os produtos ou equipamentos ali dispostos.

Além de poder ser muito flexível pela própria natureza do produto: pode ser construído para as necessidades próprias da empresa – por um loja de móveis e construções confiável, claro.

Adiante, há muitos outros tipos de móveis produzidos com madeira: cadeiras, mesas, armários, etc.

Contudo, o display de madeira é muito usado pelos seguintes fatores: é discreto, pode ser enquadrado com qualquer outro tipo de móvel corporativo, é flexível e resistente, sendo muito bom para todos os casos.

Sendo assim, há inúmeras funções para esse expositor de madeira, sendo a mais conhecida, a de amostragem de produtos.

Por isso, para melhor exemplificação, segue uma lista das possíveis funções para ele:

  • Display de livros;
  • Display de mesas;
  • Display de revistas;
  • Display de produtos amostrais;
  • Display de nomes de marcas;
  • Display para flores e afins;
  • Entre outros.

Por fim, viu-se que moveis corporativos – sejam eles de madeira ou outro material – são muito flexíveis e podem ser alocados de diversas maneiras.

O importante, em todos os casos, é prezar pela dinâmica da empresa, por uma boa estrutura e, principalmente, pela segurança de todos no local.