O marketing de conteúdo é uma estratégia na área de marketing, cujo objetivo principal é a produção e distribuição de conteúdo interessante, relevante ou mesmo importante para a base de consumidores de uma empresa ou loja online.
Esse conteúdo é entregue às pessoas quando elas mais precisam, ajudando as organizações a gerar leads. No entanto, ao contrário da crença popular, o marketing de conteúdo é uma tecnologia anterior à Internet. Isso porque o conceito central que define o marketing de conteúdo é o valor.
Uma estratégia de marketing de conteúdo bem desenhada pode agregar valor a qualquer coisa: uma marca, loja online, produto ou serviço. No entanto, com o advento da Internet e de muitas redes sociais, o marketing de conteúdo tornou-se uma ferramenta poderosa para aqueles negócios que dependem quase exclusivamente do mundo digital: o e-commerce.
Por que o marketing de conteúdo funciona?
Os consumidores e internautas de hoje são constantemente bombardeados com propagandas multimarcas. Nessa situação, o marketing de conteúdo ganhou muito poder, pois faz com que as empresas publiquem conteúdo em vez de anúncios e compartilhem informações realmente interessantes para os usuários.
Com isso, os resultados dessas ações são visíveis: de acordo com os dados levantados pelo Sebrae, em 2016, cerca de 68 vendas nas lojas virtuais foram resultado de buscas orgânicas.
Em outras palavras, mais da metade das vendas de uma loja online não se baseia em atrair usuários com anúncios pagos, mas em como os sites aparecem nos mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo. esse posicionamento só pode ser garantido com, entre outras coisas, marketing de conteúdo.
Além disso, outros estudos conduzidos pela MDG Advertising mostram que 70% dos usuários da Internet desejam aprender sobre produtos ou serviços por meio de conteúdo e não por meio de anúncios. Isso mostra que hoje as pessoas usam a internet para entender completamente o produto ou as características do produto. marca que utiliza as redes sociais para conferir avaliações, opiniões, tirar dúvidas, enviar sugestões e críticas.
Portanto, uma loja online inserida na Internet deve ser capaz de compensar com conteúdo a falta de experiência adquirida durante uma visita a uma loja física.
Como exemplo desse problema, podemos pensar em um fornecedor de uma loja online de equipamentos industriais. Por meio do blog, a empresa pode desenvolver e compartilhar textos e vídeos que explicam como é montado cada aparelho vendido na loja online.
Portanto, esse tipo de conteúdo provavelmente interessará às pessoas que têm dúvidas. Isso se aplica a um usuário que procura um tutorial sobre, digamos, como instalar um alarme de incêndio.
Ao responder à pergunta, esse visitante cria uma percepção positiva da marca do anunciante e tem mais chances de aprender mais sobre ela, levando a uma compra futura.
Outro detalhe importante que você deve ficar atento são os diversos benefícios que o marketing de conteúdo pode proporcionar a um negócio, como:
- Aumento do tráfego do site;
- Aumentar o engajamento do consumidor com a marca;
- Aumento do número de leads (potenciais clientes);
- Redução dos custos de aquisição de clientes.
- Como funciona o marketing de conteúdo de comércio eletrônico?
- O marketing de conteúdo é baseado em quatro etapas principais:
- Educação pública;
- Obtenção de alvará para a atividade principal de comércio eletrônico;
- Efeito na decisão de compra;
- Cliente tornando-se promotor da marca.
Tudo isso só pode ser feito por meio das muitas estratégias e tipos de conteúdo que as empresas podem produzir online. Este artigo aborda as técnicas de marketing de conteúdo mais importantes:
1) Redes sociais
Se o texto é totalmente baseado em uma loja online, que provavelmente só precisa estar em lojas virtuais ou marketplaces, por que as redes sociais são tão importantes?
Por exemplo, como um vendedor de caixa de hidrante pode se posicionar nas redes sociais? A importância dessas plataformas digitais pode ser demonstrada em números: hoje, uma em cada três pessoas esteve ou está constantemente conectada às redes sociais.
Isso significa que estar nesses espaços permite que o e-commerce se conecte diretamente com os consumidores que deseja atingir.
A maioria dos usuários pesquisou nas redes sociais: os internautas consultam opiniões de terceiros sobre, por exemplo, alguns sutiãs cirúrgicos vendidos em uma loja online e tiram dúvidas sobre o produto, enviam sugestões e críticas.
Tudo isso acontece em uma simples sessão de comentários onde os Verkkokaupats usam seus perfis oficiais para responder o que for necessário. Esse tipo de atividade aumenta o engajamento do consumidor à medida que as empresas constroem um relacionamento mais próximo com os usuários.
Um dado importante sobre redes sociais como Instagram ou Facebook é que elas são capazes de segmentar o público ao qual as atividades são direcionadas.
Assim, por exemplo, uma pessoa que cuida da parte elétrica de sua casa durante os reparos, tem mais chances de receber conteúdo patrocinado (ou não) de acessórios para maquina airless de determinada empresa.
2) E-mail Marketing
Esta é uma das formas mais antigas de compartilhamento de conteúdo na Internet. Ao contrário do senso comum, porém, as estratégias que funcionam com e-mail marketing não são baseadas em spam (prática mais conhecida por afastar clientes).
Imagine que a mesma pessoa que antes era responsável pela parte elétrica da reforma de sua casa, decida comprar um novo portão. Essa pessoa não sabe exatamente qual objetivo quer alcançar. É por isso que ele começa a ler artigos sobre diferentes tipos de portões na página inicial de uma loja de móveis online.
A equipe de marketing ou os algoritmos programados desta loja online detectam muito tráfego desse usuário e oferecem a ele uma sugestão: deixe seu endereço de e-mail para receber novidades sobre os portais.
Se uma pessoa concorda, essa loja online pode começar a descrever um conteúdo mais profundo e personalizado que mostra por que esse usuário deve comprar algo como um laudo acústico igreja
Outra vantagem do e-mail marketing é, obviamente, o baixo custo desse tipo de atividade.
3) Blogs
Estes, como mencionado acima, são uma das formas mais populares de implementar o marketing de conteúdo no mercado de e-commerce. Isso porque o blog permite publicar diversos tipos de conteúdo, como:
- Artigos;
- Programas Educacionais;
- Vídeos;
- Infográfico;
- Webinars;
- Notícias.
Além disso, é um bom exemplo de que podem ser criados blogs sobre diversos temas, desde decoração de casa até a publicação de artigos sobre adequação a nr12. Os blogs de comércio eletrônico permitem que os usuários aprendam mais sobre os produtos ou serviços oferecidos.
O principal objetivo do conteúdo publicado em blogs é atender as necessidades do consumidor de e-commerce e tentar sanar todos os seus pontos problemáticos.
Então o segredo do sucesso é um bom tratamento dos assuntos. Um blog que publica conteúdo sobre conserto de elevador de carga, por exemplo, não precisa se limitar a esse tema. Deve-se estar ciente das diferentes maneiras de abordar os consumidores.
No entanto, um blog de alta qualidade não é aquele com muito conteúdo, mas aquele que pode abranger uma variedade de tópicos, sempre contando com alta qualidade.
Com isso em mente, todas as informações acima sobre e-commerce dão a impressão de que o marketing de conteúdo pode ser utilizado em qualquer ambiente. Agora, com o crescimento dos negócios virtuais, as empresas devem se adaptar a um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.
É por isso que publicar conteúdo é uma das melhores maneiras de vencer toda a concorrência e engajar os clientes. Nesse caso, a estratégia de marketing de conteúdo não é mais uma opção, mas um fator determinante para mostrar o sucesso ou não do negócio virtual.