Domain Authority (DA) é um número (métrica) que indica a autoridade do seu site. Quanto mais alta for a autoridade do seu domínio, maiores serão suas chances de ter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPS) e obter mais tráfego orgânico. Confira abaixo como melhorar domain authority no seu site.
5 passos práticos para melhorar sua domain authority
Passo 1: trabalhe em seu SEO Off-Page
Seu link profile é a métrica mais importante de como melhorar domain authority. Os sites que tem um profile forte e limpo terão uma pontuação DA mais alta do que os sites com um link profile não tão bom.
O que é um link profile forte?
Diz-se que um site tem um link profile forte quando:
- Ele contém backlinks de sites de alta autoridade
- Os backlinks são de sites relacionados
- Não tem links ruins (links de baixa qualidade)
- Ele contém links de vários domínios exclusivos.
Como melhorar seu link profile?
Remova links ruins de seu perfil. Este processo envolve o uso de uma ferramenta como o Moz Explorer ou Semrush para descobrir os links tóxicos.
Você pode então entrar em contato com os proprietários do site e pedir a eles para remover o link, ou você pode adicionar a “tag nofollow” para desvalorizar o link. Se isso não funcionar, você pode usar a ferramenta de rejeição do Google para remover os links do seu perfil.
Torne o seu link profile mais forte obtendo bons links de outros sites relacionados. Esta é a parte complicada, uma das mais desafiadoras do SEO. Em sua estratégia de criação de links, utilize uma variação dos textos âncoras e com significado, por exemplo, uma empresa que comercializa a Lota poderia receber um link informando como utilizar um higienizador nasal e quais são os seus benefícios para a saúde.
Passo 2: Otimização de SEO On-Page
A próxima etapa para melhorar domain authority é trabalhar em seu SEO on-page.
SEO On-Page tem a ver com a otimização de sua página e conteúdo.
Os fatores mais importantes para melhorar o SEO On-Page são:
- Títulos e descrições otimizados;
- Uso adequado dos títulos (H1 e H2) em seu conteúdo;
- Estrutura de URL e permalinks otimizados para SEO;
- SEO otimizando suas imagens, vídeos e outros elementos de mídia;
- Uso de palavras-chave naturalmente em seu conteúdo (sem excesso de palavras-chave);
- Procure criar uma página separada para cada palavra-chave, por exemplo, ao invés de criar uma página única com diversos óleos essenciais, crie uma página falando sobre os benefícios do óleo essencial de lavanda, outra para o alecrim, bergamota e assim por diante;
- Adicionar links internos ao seu conteúdo (esta é uma técnica de SEO muito poderosa). Por exemplo, para um site que vende blusas femininas é importante inserir links com esse termo em diversas páginas de conteúdo porque além de fortalecer o link building também irá direcionar os visitantes para o local desejado;
- Formatar seu conteúdo é uma forma de ter mais chances de classificação nos snippets em destaque do Google.
Passo 3: Trabalhe em seu SEO técnico
O SEO técnico está relacionado a tarefas de SEO de baixo nível e, normalmente, uma vez que você tenha seu SEO técnico correto desde o início, você não terá que lidar com ele novamente.
Por outro lado, se o aspecto técnico de SEO do seu site não estiver correto, isso pode ter um grande impacto na autoridade de domínio e nas classificações.
As principais configurações de SEO que você precisa verificar para incluir no seu site:
- Registre seu site com as ferramentas do Google Search Console e Bing Webmaster
- Crie e otimize seu mapa do site xml e envie ao Google
- Verifique suas configurações de robots.txt e use Fetch as Google para garantir que o Google e outros spiders de mecanismos de pesquisa possam rastrear seu site sem problemas.
- Considere migrar seu site para https
- Adicione informações de dados estruturados (schema) para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o contexto de seu conteúdo
- Certifique-se de ter um menu de localização atual devidamente definido em todas as páginas
- Faça uso adequado de hreflang (caso você tenha um site multilíngue).
Passo 4: verifique se o seu site é compatível com dispositivos móveis
Ter um site otimizado para celular não é mais opcional ou algo bom de ter, é obrigatório.
Se o seu site ainda não é compatível com dispositivos móveis, a melhor maneira de começar é ir para o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google e executar o teste para seu domínio.
Passo 5: melhore a velocidade da sua página
Um dos conhecidos “sinais” do algoritmo de classificação do Google é a velocidade da página. Os sites que carregam mais rápido tem uma vantagem adicional sobre os sites mais lentos.
Melhorar a velocidade da sua página não apenas melhorará sua classificação e autoridade de domínio, mas tornará a experiência do usuário melhor e isso se traduz em mais vendas, leads e inscrições.
Como melhorar domain authority: conclusão
Para finalizar, não fique obcecado com sua pontuação de domain authority. É apenas um número que mostra o quão forte é o seu domínio, em comparação com outros domínios que existem no banco de dados Moz.
Sempre tente pensar no quadro geral, que é construir um site que, com o tempo, alcançará classificações sólidas no Google e em outros mecanismos de busca.
Gostou do artigo texto de como melhorar domain authority?