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Como estruturar um curso online? 8 passos super-relevantes para se planejar

Você é fera em um assunto e gostaria de dar aulas sobre isso? Já pensou em ensinar por meio do EAD? Segundo o Inep, essa metodologia de curso e aula cresceu 370% em apenas 10 anos! 

Se você tem interesse, continue conosco, porque hoje vamos falar de 8 passos indispensáveis sobre como estruturar um curso online:

  1. Defina o porquê de seu curso existir;
  2. Estipule o seu preço;
  3. Elabore um roteiro com início, meio e fim;
  4. Agregue ações complementares ao roteiro;
  5. Invista na ambientação e na estrutura externa;
  6. Grave ou transmita suas aulas;
  7. Conte com a tecnologia;
  8. Venda o curso.

Pronto para aprender mais? Boa leitura!

8 passos para entender como estruturar um curso online

Pois bem, siga a leitura e conheça detalhadamente cada passo. Isso, certamente, te ajudará a criar um curso de qualidade e bem montado. 

Passo 1: defina o porquê de seu curso existir

Não dá para começar a estruturar seu curso antes de entender qual o real propósito dele. E o primeiro passo é este: a definição da sua proposta de valor – isto é, a percepção que o seu cliente terá do curso, e o que fará ele optar por você e não pelo concorrente.

Essa proposta geralmente consiste em uma frase que expresse “a razão de viver” do seu negócio. 

Por exemplo, se você vendesse cursos motivacionais para pequenos empresários, a sua proposta de valor poderia ser algo do tipo “fomentar a evolução de empreendedores iniciantes, colaborando também para o crescimento da economia brasileira”. 

Deu para pegar a ideia? Portanto, para definir seu propósito, tente responder a essa pergunta: o que você oferecerá para atender, resolver e satisfazer o que seu público-alvo precisa?

Passo 2: estipule o seu preço

Dar um preço a si próprio nunca é uma tarefa fácil. Mas não dá para negar que é parte fundamental de qualquer negócio – ainda mais na hora de entender como estruturar um curso online. Para te ajudar com isso, procure considerar as três questões:

  1. O quão especialista você é no assunto do seu curso?
  2. Você é pioneiro no assunto ou existem concorrentes que oferecem algo igual?
  3. A sua proposta de valor é transformadora a ponto de as pessoas pagarem por ela?

Se você sentir necessidade de melhorar alguma questão, é melhor fazê-lo antes de elaborar o curso. Por exemplo, se você não for tão especialista quanto deveria, que tal buscar conhecimento específico? 

Se os seus concorrentes oferecem o mesmo produto/curso que o seu, o que você pode agregar de diferenciado? Se a sua proposta de valor é, digamos, “pobre” em conceito, o que acha de dar um passo atrás e reformulá-la?

Depois que você estruturar muito bem esses pontos, faça uma pesquisa de mercado. Isso, com certeza, fechará a conta para você definir o preço ideal.

Passo 3: elabore um roteiro com início, meio e fim

Você já deve saber, mas não custa lembrar: o seu curso é, de fato, um negócio. Por isso, é necessário se planejar desde o início, prevendo o máximo de situações que possam acontecer no meio do caminho.

E quando falamos em roteiro, é importante entender que isso não se limita ao plano de negócio – mas também à estrutura dos conteúdos (é o chamado plano de aula). Neste quesito, procure contemplar:

  • O tempo que durará cada aula;
  • A necessidade (ou não) de provas;
  • Se as aulas serão ao vivo ou gravadas;
  • Quais serão os materiais de apoio que você terá que produzir.

Continue a leitura e conheça todos os próximos passos.

Passo 4: agregue ações complementares ao roteiro

Manter seus alunos engajados pode parecer um bicho de sete cabeças – mas a situação fica mais simples se você planejar atividades diferentes. 

O que acha de montar um cronograma de palestras mensais? Elas podem ser sobre datas sazonais, como outubro rosa e novembro azul.

Ou, ainda, você pode dar voz aos alunos para que eles se apresentem ao restante da sala. Pode ser desde a leitura/resenha de um livro até mesmo contar histórias sobre assuntos diversos. O importante é abrir a cabeça e fugir do tradicional!

Passo 5: invista na ambientação e estrutura externa

Certo, agora que as etapas de planejamento do negócio já foram feitas, é hora de partir para a prática. O 5º passo de como estruturar um curso online é referente aos investimentos em bons equipamentos de gravação de vídeo e áudio, bem como no cenário.

Afinal, esses são componentes que comunicam profissionalismo – além de serem um fator de qualidade na hora de passar o conteúdo para os alunos.

Portanto, considere comprar uma boa câmera (se possível, que grave HD), um tripé de filmagem, um microfone de lapela e um bom computador/notebook. No cenário, vale investir em iluminação e acústica, além da decoração da mesa e das paredes.

Passo 6: grave ou transmita suas aulas

Hora da ação! Depois de cuidar dos bastidores do curso, você precisará levar o conteúdo até os alunos. Caso opte por fazer aulas gravadas, o ideal é filmar os vídeos e depois hospedá-los em uma plataforma online.

Se você for ministrar o conteúdo ao vivo, a ideia da produção é a mesma – com a diferença que você vai precisar de uma estrutura que promova interação em tempo real, para que os alunos consigam tirar dúvidas.

Qualquer que seja o formato de transmissão do conteúdo, as tecnologias são indispensáveis. Vamos conhecê-las no passo 7!

Passo 7: conte com a tecnologia

Pois bem, neste tópico é ideal contar com tecnologias diferentes. Pensando em te ajudar nessa missão, listamos algumas das principais.

Plataforma EAD

Já que acabamos de falar sobre aulas ao vivo, você pode ter esse suporte em uma plataforma EAD. Com ela, é possível dividir os alunos em turmas, transmitir o conteúdo no estilo live, disponibilizar um chat ao vivo e ainda aproveitar um fórum de discussão.

No mais, a plataforma também conta com espaço para armazenamento de vídeos gravados (se você escolher esse formato). De qualquer jeito, você tem uma gestão mais fácil, desde a venda do curso até a hora de renovar matrículas e enviar boletos de mensalidade.

Softwares de edição de vídeo

Esqueça aquela complexidade para editar vídeos, com apps ultra-mega-difíceis. Hoje existem diversas opções básicas gratuitas, com boa variedade de efeitos, cortes e músicas de fundo. Dê uma olhada no ClipChamp e no Filmora.

Ferramentas focadas em educação

Você já deve conhecer as ferramentas do Google em nuvem, como o Docs, o Drive e o Planilhas. Mas sabia que a gigante da tecnologia também oferece recursos para as aulas em si? 

 

Do Tilt Brush (para pintura 3D e design) ao Socratic (para resolução de problemas de matemática e outras disciplinas), do Jamboard (um quadro branco colaborativo) ao Family Link (que incentiva os hábitos digitais saudáveis), vale a pena conhecer o que o Google tem a oferecer.

Passo 8: venda o curso

Para finalizar nosso guia de como estruturar um curso online, é hora de pensar em formas de venda e divulgação. Use as redes sociais a seu favor – principalmente os posts patrocinados do Instagram e do Facebook –, além do próprio Google (por meio do Ads).

Vale também investir no marketing de afiliados, que nada mais é que uma rede de anunciantes (outros produtores de conteúdo, por exemplo), que divulgam os links uns dos outros. 

Cada clique ou interação rende uma comissão para o anunciante, e essa estratégia ainda amplia a quantidade de pessoas que podem conhecer seu negócio.

Gostou dessas dicas?

Agora que você já sabe na prática como estruturar um curso online, é hora de começar o seu planejamento. Lembre-se sempre: o primeiro cliente é você mesmo. 

Então seja crítico, faça e refaça testes, chegue a uma ideia genial e, depois, leve esse conteúdo rico para as pessoas. Desejamos boa sorte!

Este artigo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.

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