OK, então você deu o primeiro passo e sabe que precisa conversar com alguém – alguém bom, alguém que possa ajudar – mas como escolher um psicólogo? O que você deveria procurar? O que é importante? Onde você começa?
Obter o tratamento e o profissional certos pode ajudá-lo a fazer as mudanças desejadas em sua vida. Tal como acontece com a maioria dos produtos e serviços na vida – você pode descobrir que um terapeuta (ou abordagem) específico é mais adequado para você do que outros.
Com tantos para escolher, como você decide? Evite desperdiçar seu tempo e dinheiro com um tratamento que não funciona ou com um psicólogosque pode não ser adequado para você.
Portanto, a maioria das pessoas começa com uma referência de médico de família e, se você confia em seu médico e ele entende suas necessidades, pode ser uma ótima fonte de conselhos sobre tratamento e serviços adequados.
Outra fonte de recomendações são a família ou amigos, mas lembre-se que só porque um determinado psicólogo é bom para um ente querido, não significa que ele combina com você.
Lembre-se: você não é obrigado a usar a pessoa indicada pelo seu médico de família e pode pedir ao seu médico que o encaminhe para o provedor escolhido.
Quando você inicia sua pesquisa, psicólogo clínico perto de mim, o Google (ou outros mecanismos de pesquisa) e os anúncios on-line podem ser boas fontes de informação, mas há algumas qualidades que você deve observar.
Coisas a considerar:
1. Qualificações e Registro
É muito importante que seu psicólogo esteja registrado em um conselho de registro. Psicólogos não registrados são uma entidade desconhecida – eles podem ter sido disciplinados, cancelados por causa de práticas não profissionais ou podem até ser falsos sem treinamento formal.
2. Experiência
O campo da saúde mental é grande e complexo – existem muitas condições e muitos tratamentos. Portanto, é muito importante que você escolha um psicólogo que tenha experiência em lidar com seus problemas ou desafios específicos.
Você também precisa considerar se o psicólogo escolhido usa tratamentos baseados em evidências. Pesquise sua condição para ver quais são as opções de tratamento preferidas.
3. Valores Compartilhados (ou pelo menos alguém que entenda e respeite seus valores.)
A terapia é uma experiência muito pessoal. Você pode discutir (entre outras coisas) seus pensamentos mais íntimos, convicções políticas e ideais religiosos. Embora seu psicólogo não precise compartilhar seus valores, ele deve respeitá-los.
4. Opções de tratamento
Seu psicólogo deve desenvolver um plano de tratamento lógico para você e, dependendo dos resultados alcançados, fazer as mudanças necessárias. Seu psicólogo também deve ouvir qualquer feedback que você oferecer e ajustar sua abordagem de acordo. Antes de selecionar seu psicólogo, pergunte qual técnica de tratamento ele usa.
5. Confie no seu instinto
Você não é obrigado a continuar usando um psicólogo. Se você se sentir desconfortável ou algo continuar a incomodá-lo, siga em frente (mantenha a terapia, mas escolha outro profissional) – talvez seu inconsciente esteja percebendo algo. Confie no seu instinto.
6. Continue a discussão após o início da terapia
Tenha em mente que a “conversa” nunca termina. O objetivo da terapia é ajudá-lo a se sentir melhor sobre si mesmo e sua situação.
Embora a terapia possa ser um processo doloroso ou desafiador, se você sair a cada vez se sentindo frustrado e com raiva, pode haver um problema.
Se você não gosta de algo, fale – um bom psicólogo terá a mente aberta e será receptivo a mudar a abordagem.
Um pouco mais:
Você deve considerar a terapia se:
- Você sente uma sensação prolongada e avassaladora de desamparo ou tristeza que não desaparece, apesar de seus melhores esforços.
- Você tem dificuldade em realizar atividades cotidianas.
- Você se preocupa excessivamente e tem dificuldade em ver os aspectos positivos da vida.
- Suas ações estão prejudicando a si mesmo ou aos outros.
- Você está tendo problemas com os relacionamentos em sua vida.
- Você gostaria de saber mais sobre por que faz as coisas que faz OU por que continua cometendo os mesmos erros.
- Você está preso e está tendo dificuldade em tomar uma decisão.
O que é um psicólogo?
Psicólogos são profissionais de saúde mental treinados para identificar e diagnosticar doenças mentais. Eles ajudam a apoiar as pessoas através de problemas e desafios.
Eles ajudam os clientes a entender o que estão vivenciando e como seguir em frente quando estiverem prontos. Psicólogos não prescrevem remédios.
Qualidades de um bom psicólogo:
1. Compromisso com a educação continuada
2. Ótimas habilidades de comunicação
3. Compaixão e empatia
4. Um ouvinte eficaz
5. Autoconsciente
6. Ético
7. Confidencial
E lembre-se, seu psicólogo também deve ter políticas de cobrança claras e fáceis de entender. Acima de tudo, você precisa se sentir confortável.